terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Terapia de vivências passadas ganha pesos pesados da ciência


Os maiores adversários do espiritismo e da reencarnação foram os médicos, psicólogos e a Igreja. Hoje, por ironia, são os médicos, os psicólogos e os católicos que mais os aceitam.
Foi o coronel francês Albert de Rochas que, em 1893, deu início às pesquisas sobre regressão de memória, expondo-as em “Les Vies Successives” (“As Vidas Sucessivas”), em 1911. Atualmente, há milhares de pesos pesados da Ciência que se dedicam à Terapia de Vivências Passadas (TVP) e à pesquisa da reencarnação.
Nos Estados Unidos, a psicóloga Dra. Edith Fiore, com doutorado na Universidade de Miami, disse: “Você esteve aqui antes” e “A terapia da reencarnação é a chave”; Dra. Elisabeth Kubler-Rosss, médica especialista de pacientes terminais e de “experiências de quase morte”; Dr. Raymond A. Moody, especialista, também, em “experiências de quase morte”, autor do best-seller “Life after Life” (“Vida depois da Vida”; Dr. Bruce Goldberg, de Baltimore, autor de “Vidas Passadas e Vidas Futuras”; o teósofo Jonh Algeo, autor de “Investigando a Reencarnação”; e o Dr. Ian Stevenson, diretor do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Virgínia e autor de “Vinte Casos sugestivos de Reencarnação” e de outra obra científica fantástica de 2.300 páginas, com pesquisas em 40 países, em dois volumes, ainda não lançada no Brasil; No Brasil: Dra. Maria Teodora, psiquiatra de Campinas (SP) e presidente da Sociedade Brasileira de Terapia de Vivências Passadas (SBTVP); Aqui em MG: Dr. Luís Benigno, Dr. Luís Braga, e o psicólogo Luís Fróis dirigem a SBTVP, há também o Instituto Nacional de Terapia de Vivências Passadas (INTVPA), com sede no Rio de Janeiro (RJ); na Inglaterra, o Dr. Alexander Kannon, terapeuta da TVP, com diplomas de 9 universidades europeias, autor de “The Power Within” e que comanda uma equipe de cerca de 70 psiquiatras e psicólogos especialistas em TVP, os quais já curaram centenas de milhares de pessoas; deixemos que o Dr. Alexander nos fale: “Durante muitos anos, a “Teoria da Reencarnação” foi um pesadelo para mim. Esforcei-me ao máximo para invalidá-la, chegando até mesmo a discutir com meus pacientes em transe ... Agora com mais de mil casos investigados, tenho de admitir que a reencarnação existe.”; e J. G. Bennet, físico, matemático, filósofo e autor de “O Eneagrama”; na França, o Dr. Patrick Drouot, físico, filósofo, parapsicólogo e terapeuta da TVP, autor de, entre outros livros, “Reencarnação e Imortalidade”; do Canadá, Dr. Joel L. Witton, catedrático de psiquiatria da Universidade de Toronto e que lançou com seu colega Dr. Joe Fisher “Vida – Transição – Vida”; Na Índia, o catedrático universitário de parapsicologia Hamendra Barnejee, autor de “Extra Cerebral Memory”; na Rússia, atualmente, o mais importante parapsicólogo russo Vasiliev; na Bélgica, o cardeal Mercier; e na Itália, os cardeais Passavalli e Nicolau de Cusa.
E alguns papas eram reencarnacionistas, entre eles: Eugênio IV (1431 a 1447); Nicolau V (1447 a 1455) e são Gregório Magno (590 a 604).
Detalhes sobre esta matéria em meu livro “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, Ed. EBM-Megalivros, SP, e em “Estudos e Crônicas”, de Hermínio C. Miranda, FEB, DF.
E terminamos com o Mestre de todos nós (Mateus 11: 14 e 15), ao se referir a João Batista (Mateus 11: 14 e 15): “E se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.” 

N O T A 

A presente crise brasileira está realmente atingindo as atividades de muitos setores do nosso país. Nós espíritas e simpatizantes do Espiritismo façamos, pois, um esforço extra para ajudarmos a Rádio Boa Nova e a TV Mundo Maior a darem a volta por cima nessa crise que, lamentavelmente, as atinge de cheio.
Precisamos fazer alguma coisa  para que esses dois grandes veículos midiáticos possam continuar mantendo no ar  a sua programação normal, que  é indispensável  para a difusão dos postulados espíritas.
Se sabemos que a maior caridade que podemos fazer para com a Doutrina dos Espíritos codificada por Kardec é a sua divulgação, então, está na hora, pois, de nós cumprirmos o nosso dever, fazendo o que pudermos para com essas duas instituições, que representam os  maiores veículos do mundo de divulgação da nossa querida Doutrina. Vamos, portanto, agir, a partir de agora, fazendo o que pudermos para salvá-las!

José Reis Chaves

Prof. de português e literatura aposentado formado na PUC Minas / Escritor e jornalista colunista do diário O TEMPO, de Belo Horizonte / Palestrante nacional e internacional espírita e de outras correntes espiritualistas / Apresentador do programa “Presença Espírita na Bíblia” da TV Mundo Maior / Participante do programa “O Consolador” da Rádio Boa Nova / Tradutor de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Kardec, para a Editora Chico Xavier. E autor dos livros, entre outros, "A Reencarnação na Bíblia e na Ciência" e "A Face Oculta das Religiões", Editora EBM, SP, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Podem-se ler também as matérias da coluna de José Reis Chaves em O TEMPO, de Belo Horizonte, no seu facebook e no site desse jornal: www.tempo.com.br / Procurar colunistas. No final das matérias, há um espaço para comentários dos leitores, espaço este que se tornou um verdadeiro fórum de religiões. E qualquer um pode deixar seu comentário lá. Se não quiser que seu nome apareça, use um pseudônimo. E seu e-mail nunca aparece lá.
Obs.: Se meus livros não são encontrados em sua cidade, eles podem ser adquiridos diretamente comigo por meu e-mail ou telefone. Telefone: (31) 3373-6870.

Imagem ilustrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário