segunda-feira, 27 de maio de 2024

As difíceis lições do caminho


“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.”
Paulo – I Coríntios, 2:12

Enquanto seguimos reencarnados no mundo físico, com a sublime oportunidade que o Senhor nos propiciou para a realização de nossos compromissos de crescimento e renovação, em busca da felicidade verdadeira, estaremos cercados de surpresas nem sempre agradáveis, mas que são bênçãos de misericórdia com as quais a Soberana Sabedoria do Universo nos permite o aprimoramento necessário ao Divino encontro com a paz da consciência.
Em determinadas situações, sentimos que as coisas parecem estar absolutamente contrárias às nossas expectativas, e por mais que nos empenhemos não conseguimos a resolução do que esperamos sem antes nos desgastarmos e nos aborrecermos.
Acontece que são justamente em momentos dessa natureza, que temos necessidade de exercitarmos tudo o quanto já aprendemos dos ensinamentos do Evangelho de Jesus, para avaliarmos se já somos capazes de manter o devido equilíbrio nas adversidades e nos conservar vigilantes nos pensamentos de otimismo e esperança, agindo no que depender de nós, guardando a certeza de que Deus está conosco e que depois da tempestade, chegará a calmaria.
“O problema do aprendiz do Cristo não é o de conquistar feriados celestes, mas de atender aos serviços ativos, a que foi convocado, em qualquer lugar, situação, idade e tempo. Se recebeste a luz do Senhor, meu amigo, vai servir ao Mestre junto dos teus, dos que se prendem à tua caminhada. Se não possuis a família direta, possuis a indireta. Se não contas parentela, tens vizinhos e companheiros. Anuncia os benefícios do Salvador, exibindo a própria cura. Quem demonstra a renovação de si mesmo, em Cristo, habilita-se a cooperar na renovação espiritual dos outros. Quanto ao bem-estar próprio, serás chamado a ele, no momento oportuno.” Xavier, Francisco Cândido, pelo Espírito Emmanuel. Livro Vinha de Luz, cap.111.
Se nos encontrarmos a ponto de desistir da luta, se não encontramos nada ou ninguém ao nosso lado para estender-nos a mão, se nos achamos abatidos e sem ânimo, se nos vemos perdidos sem saber o rumo a seguir, se pensamos que este obstáculo é intransponível etc., primeiramente busquemos acalmar nossa mente para orarmos solicitando o amparo do Mestre e Guia da humanidade e recomecemos novamente, na certeza que venceremos com Ele.
Em qualquer trecho da longa estrada do progresso evolutivo que teremos a percorrer, na luta pelo nosso aprimoramento intelectual, moral e espiritual, Jesus deve ser o apoio com o qual sabemos que podemos contar, pois somente através dele, seguindo verdadeiramente suas recomendações nos será possível chegar a Deus, porque só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida!
Que Jesus nos ajude a compreender nossa missão na presente encarnação, e nos ajude a tirar dela o melhor proveito.

Muita paz!

Francisco Rebouças

Imagem ilustrativa