domingo, 5 de setembro de 2010

Além do horizonte


A obra de J.K. Rowling, Harry Potter (1997), apresenta uma escola de magia denominada Hogwarts, oculta dos olhares humanos, onde jovens aprendem a se tornar bruxos, em um mundo paralelo.
A cidade de Shangri-lá, encravada nas montanhas do Tibet, é um lugar mítico, na obra “Horizonte perdido” (1925), do inglês James Hilton, onde as pessoas nunca envelhecem.
Atravessando um armário, o Escritor C.S. Lewis nos conduz, em “As crônicas de Nárnia” (1949), a um mundo fantasioso, com personagens mitológicos e grandes aventuras do bem contra o mal.
Um tufão conduziu a bela Dorothy ao fantástico mundo de Oz, com estradas pavimentadas de dourado, na obra de 1900, do americano Lyman Frank Baum, “O Maravilhoso Feiticeiro de Oz”.
“-Cortem as cabeças!”, gritava a Rainha de Copas, para o espanto de Alice, em um mundo louco, no livro “Alice no país das maravilhas” (1865), de Lewis Carroll.
Manoel Bandeira cantava em versos uma Pasárgada, onde ele era amigo do Rei e teria a mulher que quisesse na cama que escolhesse...
A literatura mundial é farta de narrações épicas, de mundos míticos e fantasiosos, de lutas do bem contra o mal. Muitas dessas narrações são misturas de lendas de diversas civilizações, mescladas pelos valores cristãos, de elementos psicanalíticos antiquíssimos.
Nessas narrativas, sempre desejando um lugar mítico, um céu de nuvens algodoadas, segue sonhando a humanidade, com um paraíso além do horizonte.
Aproxima-se o lançamento em cadeia nacional do filme “Nosso Lar”, filmagem do grande romance mediúnico de André Luiz sob a pena psicográfica de Francisco Cândido Xavier, o primeiro de uma sequência de livros que reformulou os conceitos espíritas, principalmente da dinâmica da vida após o desencarne.
Estaríamos fazendo do Nosso Lar um mundo mágico e paradisíaco, um céu para além do túmulo?
Nosso lar é um local de trabalho e de luta pelo progresso espiritual da Terra. Nas próprias palavras do livro: “Nosso Lar é antiga fundação de portugueses distintos, desencarnados no Brasil, no século XVI. A princípio, enorme e exaustiva foi a luta, segundo consta em nossos arquivos, no Ministério do Esclarecimento”.
Longe de ser um lugar idílico, de aventuras mágicas e de realização de sonhos, é uma organização de trabalhadores na senda do bem, de recepção dos desencarnados, de preparação de encarnações. Vê-lo como o céu e o umbral como o inferno é importar um modelo teológico que não cabe no Espiritismo.
A comunidade de Nosso Lar foi fruto de luta dos nossos abnegados irmãos e, longe de ser um mundo à parte, é um local em constante interação com o nosso planeta, como no momento da eclosão da segunda guerra, narrada em um trecho do livro.
Importantes reflexões, para não nos esquecermos que, como dito no livro, as finalidades daquela colônia “residem no trabalho e no aprendizado”, longe de ser um local de realização de sonhos ou de repouso eterno. É uma oficina bendita, de intercâmbio próximo com a Terra.

Marcos Vinicius de Azevedo Braga

acervobraga@gmail.com
Guará II, Distrito Federal (Brasil)


 Imagem ilustrativa

NOSSO LAR - Trailer HD

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Obsessão

 
Uma interessante matéria publicada por Allan Kardec na Revista Espírita1 utiliza a expressão loucura obsessional. O texto, que recomendamos aos leitores, é um estudo sobre os Possessos de Morzine, uma localidade em determinada região francesa, alvo de carta endereçada ao Codificador pelo capitão B. (membro da Sociedade Espírita de Paris e naquele momento radicado na cidade de Anecy). Allan Kardec publicou a carta na edição de abril2, seguida de instruções dos espíritos Georges e Erasto e ainda acrescentou lúcido comentário sobre a questão. Depois na edição de dezembro3 voltou ao assunto, desdobrando-o em bem argumentada análise.
Trata-se de uma obsessão coletiva que atingiu toda uma coletividade e Kardec usa nas duas edições referidas toda a lógica da Doutrina Espírita para explicar a questão da natureza dos espíritos e sua permanente influência junto à humanidade através do perispírito e da mediunidade. Porém, abre importante caminho no entendimento da enfermidade classificada como loucura e acrescenta que “(...) Ao lado de todas as variedades de loucura patológica, convém, pois, acrescentar a loucura obsessional (...)” E acrescenta: “Mas como poderá um médico materialista estabelecer essa diferença ou, mesmo admiti-la? (...)”1.
A questão suscita observações interessantes sobre a saúde mental. Ocorre que é grande o número de pessoas consideradas como lesionadas no cérebro e portanto internadas em hospitais psiquiátricos ou em tratamento mental ou psicológico, quando na verdade estão apenas sob forte influência de espíritos que agem ainda com ódio premeditado ou mesmo atuam inconscientemente. Claro que há, e isto ninguém contesta, os que podem ser considerados vítimas de lesões cerebrais irreversíveis com indicações claras de tratamentos ou internações inadiáveis. Mas, a influência perniciosa de um espírito desequilibrado e “que não passou de acidental, por vezes toma um caráter de permanência quando o Espírito é mau, porque para ele o indivíduo se torna verdadeira vítima, à qual ele pode dar a aparência de verdadeira loucura. Dizemos aparência, porque a loucura propriamente dita sempre resulta de uma alteração dos órgãos cerebrais (...) Não há, pois, loucura real, mas aparente, contra a qual os remédios da terapêutica são inoperantes, como o prova a experiência (...)”1, conforme acentua o Codificador.
Como sabem os estudiosos da Doutrina Espírita, a obsessão é capítulo importante no relacionamento entre encarnados e desencarnados, tendo inclusive merecido capítulo específico em O Livro dos Médiuns4 e como destacado pelo próprio Codificador o desafio está em enfrentar esta loucura aparente – pois não há lesões cerebrais –, causada pela presença e influência de espíritos maus e perversos, que constrange e/ou paralisa a vontade e a razão de sua vítima, fazendo-a pensar, falar e agir por ele, levando-a a atos e posturas extravagantes ou ridículas. Considere-se que estamos num planeta ainda dominado pelo egoísmo, onde a maioria das criaturas que o habitam – estejam encarnados ou desencarnados – estão envolvidas com interesses mesquinhos e sem finalidades educativas ou de aperfeiçoamento. E fica fácil, então, imaginar o mundo invisível formando inumerável população que forma a atmosfera moral do planeta, caracterizado pela inferioridade das lutas mundanas e dos interesses que o egoísmo, a vaidade, o orgulho ou a inveja podem criar. Para resistir a tudo isso, usando palavras do próprio Kardec, “são necessários temperamentos morais dotados de grande vigor”5.
E é interessante notar que, conforme ponderações do próprio Kardec6, “(...) a ignorância, a fraqueza das faculdades, a falta de cultura intelectual” oferecem mais condições de assédio aos espíritos imperfeitos que tentam e muitas vezes conseguem dominar as criaturas humanas através do real fenômeno da obsessão, tantas vezes confundido como loucura ou lesões no cérebro. Diante desse quadro todo, percebe-se claramente a importância do estudo e da divulgação espírita perante todas as classes de indivíduos do planeta. Nesta área da saúde, o Espiritismo vem esclarecer a obscura questão das doenças mentais, apresentando uma causa que não era considerada e constitui perigo real evidente, provado pela experiência e pela observação: o da obsessão ou influência dos espíritos sobre os seres humanos.
Por estas razões todas, além das indicações aos leitores dos exemplares da Revista Espírita e de O Livro dos Médiuns, citados na presente abordagem, é que não posso deixar de indicar com muita ênfase o estudo do livro A Obsessão – Origens, Sintomas e Curas, do próprio Allan Kardec, publicado pela Casa Editora O Clarim. Trata-se de valiosa obra, composta de textos extraídos da já citada Revista Espírita. Com tradução de Wallace Leal Rodrigues, que premia o leitor com extraordinário Prefácio do Tradutor, riquíssimo por si só pela cultura do tradutor e conteúdo doutrinário expressos no referido texto, é obra para consultas permanentes.
Breve consulta ao sumário do livro, dentre os instigantes títulos dos capítulos, destaco dois para apreciação do leitor: O mal do medo e Curas de obsessões, indicativos bem próprios e atuais de desafios constantes de nosso tempo.
Optamos por não fazer transcrições da citada obra. Ela é muito valiosa para ser apresentada em trechos parciais. É preciso mesmo tê-la em mãos e constatar por si mesmo o alcance e profundidade dos textos selecionados e ali reunidos.
 
(1) Dezembro de 1862, páginas 360, edição EDICEL, tradução de Júlio Abreu Filho.
(2) Abril de 1862, páginas 107/108, edição EDICEL, tradução de Júlio Abreu Filho.
(3) Dezembro de 1862, páginas 360 a 365, edição EDICEL, tradução de Júlio Abreu Filho.
(4) Capítulo XXIII.
(5) página 356 da edição de Dezembro de 1862 da Revista Espírita, edição EDICEL, tradução de Júlio Abreu Filho.
(6) Abril de 1862 da Revista Espírita, página 111, edição EDICEL, tradução de Júlio Abreu Filho.

Orson Peter Carrara
orsonpeter@yahoo.com.br

Imagem ilustrativa