sexta-feira, 13 de maio de 2011

Da mágoa ao ódio


Pequena é a distância que separa a mágoa do ódio.
Basta o ofendido guardar a lembrança de um insulto recebido para, em breve tempo, transformar a mágoa em aversão e, daí, enveredar nas malhas do vil sentimento do ódio que retarda, por séculos, a oportunidade de progresso espiritual.
Compara-se o magoado ao imprevidente que vagueia, descuidado, à beira do penhasco. Ao menor tropeço, desequilibra-se, vacila, precipita-se no abismo, é tragado pela voragem do ódio.
Reter o ódio no coração invigilante provoca distúrbios emocionais, leva o homem à pratica de atos insensatos, que o fazem descambar, muitas vezes, para o crime.
Compete aos que se melindram facilmente exercer um rigoroso controle de suas emoções, recolher-se em oração na busca do reequilíbrio psíquico, em consonância com a exortação de Jesus: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação”.
O ódio demole, o amor edifica. Para que não sejam destruídas nossas perspectivas futuras de paz e de harmonia, sufoquemos, agora, a mágoa que nos aflige, antes que possa fazer-se ódio.
Lembremo-nos, sempre, do Provérbio de Salomão (10:12): “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”.
Lembremo-nos também da oração ensinada pelo Mestre na qual repetimos diariamente: “Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos aos nossos ofensores, não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”
O mal que amiúde nos visita nasce, cresce e toma proporções desastrosas dentro de nós mesmos; origina-se de pequenos contratempos que nos tocam a sensibilidade, ferem a nossa vaidade, instalam-se em nossos corações como mágoas que relutamos em não esquecer.
É preciso também recordar as palavras de Jesus: “..... fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, a fim de serdes filhos do vosso Pai que está nos céus ....”.
Se queremos alcançar a plenitude da luz, façamos o bom combate, lutemos sem tréguas para corrigirmos nossas íntimas imperfeições.
Com muita propriedade, afirmou Kardec que o verdadeiro espírita se conhece pela sua transformação moral e pelo esforço que envida no sentido de vivenciar o que aprendeu na Doutrina Espírita.

Felinto Elízio Duarte Campelo
felintoelizio@gmail.com

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terça-feira, 10 de maio de 2011

O real e o engenho ¹


Como professor, sempre pensei que o nosso olhar mais acurado deve se voltar para os retraídos, enquanto o senso comum mira os bagunceiros. Os mais fechados não são atingidos pelas nossas interações e guardam em si um fosso profundo em que eles se escondem, inatingíveis, vendo o real de forma enviesada.
“(...) o meu primeiro dia na escola, como senti vontade de ir embora” Renato Russo (Legião Urbana)- Musica O REGGAE.
Naquela manhã todos os pais levaram suas filhas até as portas das salas de aula. Não importava a idade...Mais por medo do que por zelo. Afinal, as manchetes, os telejornais, a internet somente falava da tragédia que se abateu, de mais um massacre de crianças, que teve como palco os bancos escolares. Os muros mais uma vez não protegeram a nossa infância...
De todos os espaços públicos - a praça, o shopping, o hospital - a escola se sagrava mais uma vez eleita no mundo das almas sofridas, como lócus privilegiado do seu espetáculo, na busca de chamar a atenção do universo para os seus demônios interiores. Emblemático a escola ter sido escolhida...Seria lá o nascedouro desses gênios do mal, dessa raiva do mundo? Ou seria apenas um lugar que pela sua pureza, pelo seu teor latente de esperança, se viu como alvo dessa loucura, repleta de influências da violência televisiva?
O perfil do agente da barbárie não foge a regra dessa casuística no mundo. Dos problemas familiares, na retração do quarto escuro da sua solidão, entre o real e a loucura, no fascínio pela revanche, de forma apoteótica, sonhada de forma ritualística.
Como professor, sempre pensei que o nosso olhar mais acurado deve se voltar para os retraídos, enquanto o senso comum mira os bagunceiros. Os mais fechados não são atingidos pelas nossas interações e guardam em si um fosso profundo em que eles se escondem, inatingíveis, vendo o real de forma enviesada.
Mas, naquela manhã, o real se fez tenebroso em engenhos da morte. Mais uma escola foi palco do medo. Dessa vez, não de balas perdidas típicas da cidade maravilhosa, e sim de balas doentes. Como chegaram a essas mãos as armas? Para a nossa sociedade que renegou o desarmamento, por medo, é fácil de responder.
Caso inédito no Brasil, tirou de nós o restinho de tranquilidade que ainda tinhamos quando deixamos, diariamente, nossos filhos na escola e encaramos o batente. Digo ainda tínhamos, pois os riscos na escola, para alunos e professores, são inúmeros: atropelamentos, bombas, abuso sexual, drogas, armas trazidas de casa, bullyng, agressões verbais, sequestros relâmpagos. Podemos acrescentar muito mais a essa lista, verificando os periódicos de nosso Brasil varonil.
A escola encerra entre seus muros as contradições da sociedade, a soma de problemas e neuroses das famílias, postos ali aos cuidados de funcionários e professores em seu labor desvalorizado. Esperam todos dessa escola, como último bastião da ordem social, que ela dê conta de toda essa gama de questões, enquanto seguimos todos amarelos de medo, como dizia Drummond - pais, alunos, professores e a comunidade.
Tudo isso não justifica por que em Realengo ou em Columbine, a escola é pensada como palco desse ódio. Faltam psicólogos e assistentes sociais nesse espaço? Falta diálogo com a família? Falta mais contato e menos currículo? Ou será que falta o lúdico, o prazer coletivo de se viver o tempo escolar ? Difícil de responder, pois a escola reproduz essa selva desvairada que é a vida, de exclusão e opressão, de tribos e fossos.
Na escola deságua tudo, como repositório das memórias felizes de uns e o suplício de outros. Para Paulo Freire: "Escola é...o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima”. Mas, para todo é essa escola que é precebida?
Toda essa nossa teoria, essa tergiversação e as entrevistas com especialistas não vão equacionar o que transcende um caso de polícia, mostrando mais uma faceta dessa tragédia moderna, de jovens revoltados com o mundo, imbricados de fundamentalismo, na busca de encontrar a atenção que valorize a sua loucura.
Nem toda essa teoria vai nos afastar do medo que sentimos, a cada manhã ao deixar nossos filhos na escola, em uma nova Columbine tupiniquim, onde só tínhamos medo de ir ao cinema. O medo é uma defesa natural, mas fica a reflexão de que a escola e a comunidade tem que trabalhar juntos, em uma versão integral, sobre cada um de seus filhos. Mas, na atual conjuntura, penso se isso não é pedirmos demais da escola e dos professores, carentes de recursos e repletos de demandas.
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¹ O bairro da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, Realengo, tem a origem de seu nome pois quando Dom Pedro I costumava ir para a fazenda de Santa Cruz pela estrada Real de Santa Cruz, que passava pelo Real Engenho, onde muitas vezes pernoitou. Como "Engenho" era uma palavra muito grande, a abreviatura usada era "Engo". E ficou "Real Engo" nas placas de orientação utilizadas na época.

Marcus Vinicius de Azevedo Braga
Pedagogo e Mestrando em Educação da UnB
acervobraga@gmail.com
Guará II, Distrito Federal (Brasil)


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quarta-feira, 4 de maio de 2011

O mundo está melhor sem Bin Laden?


A morte de Osama Bin Laden é apenas uma pequena amostra da ilusão que o ódio pode ocasionar na criatura humana. Integrantes da família universal podem, quando revestidos de sentimentos menos felizes, considerarem-se ferrenhos inimigos, como no caso em questão. Lamentável, pois, as atitudes dos terroristas que se voltam contra os EUA, como também é lamentável a felicidade com ares de vitória da terra do Tio Sam pela morte de Bin Laden. Em ocasiões assim não há vencedores. Todos perdem.
Interessante que o desconhecimento das leis que regem a vida faz com que até mesmo figuras inteligentes percam-se em devaneios. Explico melhor:

André Trigueiro, jornalista da Globo News, no programa em que apresenta questionou renomado professor de História Contemporânea se o mundo ficaria melhor com a morte de Bin Laden. O acadêmico, impetuosamente respondeu: Obviamente que sim!
Certamente o professor desconhece que despojado do invólucro de carne Bin Laden não perdeu sua ira. Ele não sumiu, apenas está sem o corpo físico. Não vejo, então, qual a melhora efetiva do mundo sem a presença física do terrorista. O mundo estaria melhor se ele tivesse mudado suas disposições íntimas, regenerando-se. Sabemos que nada disso ocorreu, portanto...
Vale destacar também que o sentimento de pseudo-alegria de uma nação pela morte de alguém que os tem como inimigos somente acirra os ânimos exaltados de alguns fanáticos, fazendo a perpetuação do ódio e da vingança.
A morte do corpo não significa a morte do sentimento ou da individualidade.
Continuamos existindo e atuando em consonância com nossos propósitos e objetivos. E as vibrações destemperadas de alguns encarnados atingem em cheio o objeto de suas doentias emanações mentais.
Portanto, fácil concluir que desprovido do corpo Bin Laden continuará atuando.
Por isso recomenda-se o perdão das ofensas, para que as contendas não se transformem em ardilosos e nefastos processos de obsessão que perduram por tempo indeterminado, até que as partes envolvidas disponham-se a aparar arestas. É fácil perdoar, simples, passe de mágica? Todos sabemos que não. O perdão é uma construção daquele que busca estar em paz consigo e sua consciência. Muitos dizem: Mas como perdoar? Como conceder o benefício do perdão a um terrorista ou a alguém que tirou a vida de uma pessoa que eu amo? Primeiro é preciso compreender que o perdão beneficia quem o concede, porquanto o livra das correntes do ódio e da vingança.
Aliás, a vingança é claro sinal de inferioridade. Conforme consta em O Evangelho Segundo o Espiritismo na elucidativa mensagem de Júlio Olivier que transcrevemos parcialmente:

A vingança é um dos últimos remanescentes dos costumes bárbaros que tendem a desaparecer dentre os homens. E, como o duelo, um dos derradeiros vestígios dos hábitos selvagens sob cujos guantes se debatia a Humanidade, no começo da era cristã, razão por que a vingança constitui indício certo do estado de atraso dos homens que a ela se dão e dos Espíritos que ainda as inspirem.

Se buscamos seguir Jesus é inconcebível que vibremos com a desdita do outro.
Se não é possível perdoar, ao menos não alimentemos a vingança. Se o perdão se faz impossível e nosso coração ainda não é brando o suficiente para concedê-lo, que ao menos não cogitemos de prejudicar quem quer que seja.
Por essas e outras é que discordamos com veemência do professor que concedeu entrevista ao André Trigueiro.
O mundo não está melhor nem pior sem a presença de Bin Laden.
O mundo só estará melhor quando aprendermos a perdoar e o mundo só será o ideal quando aprendermos, de fato, a amar. Assim, nada de perdão, porquanto não estaremos mais no primitivo estágio de causar dano ao outro.
Reflitamos com gravidade nesse momento e analisemos nossa postura como espíritas. O ódio não combina com aqueles que pretendem seguir Jesus.
Pensemos nisso.

Wellington Balbo – Bauru - SP
wellington_plasvipel@terra.com.br 

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sábado, 30 de abril de 2011

Sublime encontro


Corria a primeira semana do mês de abril daquele ano inesquecível, às vésperas da páscoa.
No caminho que vinha de Jafa em direção à porta de Efraim, na entrada noroeste da cidade de Jerusalém, um judeu de outras plagas caminhava apressado.
Homem robusto, dotado de grande força física, Simão, natural da cidade de Cirene, destacava-se da multidão em torno pela diferença de suas vestimentas, tão ao gosto da nação cirenaica.
O cireneu trazia o coração em chagas, sofrendo com as dores das provas familiares que lhe colhiam a existência. A cabeça doía e seu pensamento desencontrado assemelhava-se a fogueira acesa por dentro do próprio crânio.
Lembrava-se confrangido da esposa incompreensiva e ciumenta.
Recolhia pela tela mental a lembrança dos filhos queridos.
Alexandre, o mais velho, estava acometido de enfermidade insidiosa a consumir-lhe as forças em estranho estado febril.
Rufus, o mais novo, mais parecia um endemoninhado, tomado que se encontrava por um espírito imundo.
Detentor dos títulos de propriedade de grande gleba de terras produtoras de especiarias e alimentos, nos altiplanos das cercanias de Cirene, Simão preocupava-se com o andamento dos negócios.
Sem a colaboração da família amada, divisava a falência muito próxima de seus esforços. Por isso mesmo decidira seguir para Jerusalém para as comemorações da páscoa, a fim de buscar forças nas orações, no templo principal da cidade dos eleitos.
Aproveitaria a viagem também para estabelecer novos contatos na rota de comércio que unia as diversas províncias do império desde Cartago, passando pela Tripolitânia até sua nação cirenaica, e, de lá passando por Alexandria até atingir a importante Jerusalém.
Ao aproximar-se o arco do portal de Efraim, absorto em seus pensamentos e sentimentos mais íntimos de desalento, Simão Cireneu foi surpreendido pela abordagem rude de destacado centurião romano a serviço do império.
Longinus ordenara-lhe então em nome de César a seguir-lhe incontinenti.
Subitamente a paisagem mental de Simão anuviou-se mais ainda...
Tencionava entrar na cidade em busca do templo para os ritos próprios da tradição judaica na páscoa e haveria de se desviar sob as ordens do romano.
Contrariado e aflito, aquela situação tirou-lhe forçosamente do seu cismar.
Reparou então triste burburinho mais adiante.
Uma legião de centuriões romanos trazia três condenados à morte, demandando a região do Gólgota, pequena elevação de terreno num monte conhecido em latim pelo nome de Calvarium.
Num átimo entendeu o que se passava.
Um dos condenados estava quase exânime, esvaído em sangue e suores...
Sob as ordens de Longinus, Simão Cireneu foi constrangido a ajudar aquele condenado, carregando-lhe o madeiro infame até o destino final.
Inusitada agitação se apossou do espírito de Simão, como a pressentir que toda sua vida mudaria drasticamente a partir de então.
Vagamente veio-lhe à mente a lembrança de que haveria de estar em Jerusalém um novo profeta que, pelos relatos de uns, operara milagres, e, pelas observações de outros, era o Messias Prometido e tão aguardado pelos judeus.
Num instante, quando tomou a si a tarefa de levantar aquele madeiro infamante, cruzou o olhar com o atraente e profundo olhar daquele condenado.
Fortíssima emoção dominou-lhe as mais íntimas fibras do ser.
Teve ímpetos de se jogar ao chão, beijando os pés daquele homem diferente...
Que olhar seria aquele, a lhe perscrutar a alma de forma inequívoca, como a lhe desvendar os mais íntimos segredos?
Simão Cireneu estremeceu!
As lágrimas tomaram-lhe os olhos e, entre a estupefação e a surpresa, ouviu de Jesus de Nazaré a seguinte exortação que registrou pelo espírito:

_ “SIMÃO DE CIRENE, FILHO DO CORAÇÃO, TOMAI O VOSSO MADEIRO E VINDE APÓS MIM! APRENDEI QUE SOU BRANDO E PACÍFICO E PRATICAI A LEI DE AMOR E CARIDADE QUE VOS RECOMENDO EM NOME DE NOSSO PAI CELESTIAL!”

Um turbilhão, como um raio, abateu-se sobre o entendimento de Simão Cireneu.
Compreendeu num momento que aquele era o Messias de Deus a chamar-lhe a colaboração imediata para o estabelecimento do Reino Celeste na face do mundo.
Grossas lágrimas corriam-lhe pelas faces, sem compreender a razão do ignominioso sofrimento a que se submetia o Filho de Deus.
Enquanto prosseguia sua tarefa de levar o madeiro ao cume do Gólgota ainda ouviu do Senhor:

_ “VOLTAI PARA CIRENE.
VOSSOS FILHOS ESTÃO CURADOS E VOSSA ESPOSA VOS COMPREENDERÁ SE TIVERDES PACIÊNCIA.
OLHAI OS FILHOS DO SOFRIMENTO EM TORNO DE VOSSOS PASSOS.
IDE E CURAI-OS POR MINHA ORDEM EM NOME DO PAI!”

Simão guardou aquela exortação inesquecível gravada na alma.
Depois de acompanhar de peito opresso os tristes acontecimentos do calvário, demandou buscar os discípulos daquele Mestre de Luz e Amor para aprender com eles a Sua Mensagem Libertadora.
Na volta para casa, Simão Cireneu nunca mais fora o mesmo.
Ensinadas as verdades cristãs aos filhos queridos, por muitos anos surpreenderíamos o seu grupo familiar divulgando o Evangelho de Jesus no norte da África, amparando os aflitos do caminho e curando, em nome de Deus, os doentes do corpo e da alma que encontrava.
Lembrando-nos, caros irmãos, do exemplo de Simão Cireneu, entenderemos que FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO!

José
Mensagem psicografada em reunião pública do Centro Espírita Luz, Amor e Caridade na noite do dia 28/07/2003 por Geraldo Lemos Neto.
Estudo da noite: O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XV, itens 4 e 5.

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Questão 625: QUAL O TIPO MAIS PERFEITO QUE DEUS OFERECEU AO HOMEM PARA LHE SERVIR DE GUIA E DE MODELO? 

Resposta: Vede Jesus.- Livro dos Espíritos, 65ª edição-tradução de J. Herculano Pires.
__._,_.___
 
"A fé é uma necessidade imprescindível para a felicidade, fator essencial para as conquistas íntimas nos rumos da evolução."

Joanna de Ângelis

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Felinto Elízio Duarte Campelo
felintoelizio@gmail.com
 
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quarta-feira, 27 de abril de 2011

A companheira da Teologia dogmática pôs viseiras na bíblia


A companheirada da teologia dogmática fez como que um tsunami na Bíblia. Realmente, com as decisões dos concílios ecumênicos de Nicéia (325), Constantinopla I (381), Éfeso (431), Calcedônia (451) e Constantinopla II (553), os teólogos viraram a Bíblia às avessas, com acréscimos nela, eliminação de textos dela, e principalmente, passaram a interpretá-la à sua moda, alterando o rumo do cristianismo.
Os teólogos contrários a essas arbitrariedades foram tachados de hereges, perseguidos e até eliminados, como aconteceu com os gnósticos, pela ala ortodoxa do cristianismo, que contou com o apoio do poder civil. Mas a verdade deve ser dita. Esse apoio, por um lado, foi bom, pois poderia ter acontecido o pior, isto é, a destruição do cristianismo pelo paganismo. “Deus sabe tirar do mal o bem”.
Para a palavra geração na Bíblia, os teólogos deram apenas uma interpretação simples, isto é, aquela consanguínea comum, quando ela tem também o significado de reencarnação coletiva e outros de acordo com a palavra grega que lhe corresponde. Assim “gennémata”: geração com o sentido de raça. “Geração (raça) de víboras...”. (Mateus 3:7; e 12:34). “Genémata”, com apenas um “n”: geração de produto vegetal.
“Não beberei da geração da videira até que...”. (Lucas 22:18).
“Genealogoúmenos”: geração de filhos. “Essa geração não é enumerada entre eles”. (Hebreus 7:6). “Genétheis”: geração de Deus. “Quem é da geração de Deus...” (1 João 5:18).
Mas a palavra geração mais comum na Bíblia, e que tem também o significado de reencarnação coletiva de muitos espíritos ao mesmo tempo, e que se repete, é “Geneá”: “A sua misericórdia se estende de geração em geração”. (Lucas 1:48-50). Vamos ver, com as citações de textos evangélicos, que Jesus condena a geração (reencarnação coletiva) incrédula de seu tempo, que, segundo Ele, é a mesma do Velho Testamento que vem derramando o sangue de inocentes e de profetas, desde Abel até Zacarias. Veremos também que essas duas gerações do passado e do tempo de Jesus (com os mesmos espíritos) se levantarão (reencarnarão) juntamente com a Rainha do Sul (de Sabá) e os ninivitas, nos últimos dias do juízo final, os quais, reencarnados, condenarão as citadas duas gerações de assassinos do Velho Testamento e de incrédulos contemporâneos de Jesus, que são reencarnações das gerações assassinas do passado. “A rainha do Sul se levantará com os homens desta geração (contemporânea de Jesus, a mesma assassina do V.T.), e os condenará...” (Lucas 11:31; Mateus 12: 38-42). “Ninivitas se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão...” (Lucas 11:32).
Vejamos que o “castigo” virá sobre aquela geração incrédula do tempo de Jesus, que, como vimos, é a mesma do passado e a mesma do futuro que será julgada pela rainha do Sul e os ninivitas. “Por isso é que vos envio profetas sábios e escribas: a uns matareis... de tal forma que venha sobre vós todo o sangue justo que se derrama sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias... Em verdade vos digo que tudo isso virá sobre esta geração”.(Mateu 23: 34-36). Essas questões se tornam ainda mais claras, quando sabemos que descendentes não pagam pecados de antepassados. (Ezequiel 18:20).
Quem não enxergar nesses fatos bíblicos a reencarnação, é mesmo porque não a quer ver. “E o pior cego é aquele que não quer ver”!

Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br - Clicar colunas. Ela está liberada para publicações. Meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP) e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) – www.literarium.com.br - e meu e-mail: jreischaves@gmail.com - Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail: contato@editorachicoxavier.com.br e o telefone: 0800-283-7147.

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