quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Estudando a série de André Luiz
Conduta Espírita / André Luiz / (Parte 20)
Damos prosseguimento ao estudo sequencial do livro Conduta Espírita, obra de autoria de André Luiz, psicografada pelo médium Waldo Vieira e publicada em 1960 pela Federação Espírita Brasileira.
Questões preliminares
A. Para termos um sono tranquilo, qual a recomendação de André Luiz?
Devemos prepará-lo por meio da consciência pacificada nas boas obras, acendendo a luz da oração, antes de nos entregarmos ao repouso normal. A inércia do corpo – lembra-nos André Luiz – não é calma para o Espírito aprisionado à tensão. (Conduta Espírita, cap. 30.)
B. A respeito dos sonhos, que atitude tomar?
É preciso encará-los com naturalidade, sem nos preocuparmos aflitivamente com quaisquer fatos ou ideias que se reportem a eles. Há mais sonhos em vigília que no sono natural. Existem naturalmente diversos tipos de sonhos, mas a grande maioria deles se originam de reflexos psicológicos ou de transformações relativas ao próprio campo orgânico. (Conduta Espírita, cap. 30.)
C. Chamados a depor nos tribunais humanos, como devemos pautar-nos?
Em harmonia com os princípios evangélicos, compreendendo, porém, que os irmãos incursos em teor elevado de delinquência necessitam, muitas vezes, de justa segregação para tratamento moral, do mesmo modo que os enfermos graves requisitam hospitalização para o devido tratamento. Diante das Leis Divinas, somos juízes de nós mesmos. (Conduta Espírita, cap. 31.)
Texto para leitura
257. Perante os sonhos – Encarar com naturalidade os sonhos que possam surgir durante o descanso físico, sem preocupar-se aflitivamente com quaisquer fatos ou ideias que se reportem a eles. Há mais sonhos em vigília que no sono natural. (Conduta Espírita, cap. 30.)
258. Extrair sempre os objetivos edificantes desse ou daquele painel entrevisto em sonho. Em tudo há sempre uma lição. (Conduta Espírita, cap. 30.)
259. Repudiar as interpretações supersticiosas que pretendam correlacionar os sonhos com jogos de azar e acontecimentos mundanos, gastando preciosos recursos e oportunidades da existência em preocupação viciosa e fútil. Objetivos elevados, tempo aproveitado. (Conduta Espírita, cap. 30.)
260. Acautelar-se quanto às comunicações inter vivos, no sonho vulgar, pois, conquanto o fenômeno seja real, a sua autenticidade é bastante rara. O Espírito encarnado é tanto mais livre no corpo denso, quanto mais escravo se mostre aos deveres que a vida lhe preceitua. (Conduta Espírita, cap. 30.)
261. Não se prender demasiadamente aos sonhos de que recorde ou às narrativas oníricas de que se faça ouvinte, para não descer ao terreno baldio da extravagância. A lógica e o bom senso devem presidir a todo raciocínio. (Conduta Espírita, cap. 30.)
262. Preparar um sono tranquilo pela consciência pacificada nas boas obras, acendendo a luz da oração, antes de entregar-se ao repouso normal. A inércia do corpo não é calma para o Espírito aprisionado à tensão. (Conduta Espírita, cap. 30.)
263. Admitir os diversos tipos de sonhos, sabendo, porém, que a grande maioria deles se originam de reflexos psicológicos ou de transformações relativas ao próprio campo orgânico. O Espírito encarnado e o corpo que o serve respiram em regime de reciprocidade no reino das vibrações. (Conduta Espírita, cap. 30.)
264. Paulo recomendou a Timóteo: “E rejeita as questões loucas...” (II Timóteo, 2:23.)
265. Perante a pátria – Ser útil e reconhecido à Nação que o afaga por filho, cumprindo rigorosamente os deveres que lhe tocam na vida de cidadão. Somos devedores insolventes do berço que nos acolhe. (Conduta Espírita, cap. 31.)
266. No desdobramento das tarefas doutrinárias, e salvaguardando os patrimônios morais da Doutrina, somente recorrer aos tribunais humanos em casos prementes e especialíssimos. Prestigiando embora a justiça do mundo, não podemos esquecer a incorruptibilidade da Justiça Divina. (Conduta Espírita, cap. 31.)
267. Situar sempre os privilégios individuais aquém das reivindicações coletivas, em todos os setores. Ergue-se a felicidade imperecível de todos, do pedestal da renúncia de cada um. (Conduta Espírita, cap. 31.)
268. Cooperar com os poderes constituídos e as organizações oficiais, empenhando-se desinteressadamente na melhoria das condições da máquina governamental, no âmbito dos próprios recursos. Um ato simples de ajuda pessoal fala mais alto que toda crítica. (Conduta Espírita, cap. 31.)
269. Quando chamado a depor nos tribunais terrestres de julgamento, pautar-se em harmonia com os princípios evangélicos, compreendendo, porém, que os irmãos incursos em teor elevado de delinquência necessitam, muitas vezes, de justa segregação para tratamento moral, quanto os enfermos graves requisitam hospitalização para o devido tratamento. Diante das Leis Divinas, somos juízes de nós mesmos. (Conduta Espírita, cap. 31.)
270. Nunca adiar o cumprimento de obrigações para com o Estado, referendando os elevados princípios que ele esposa, buscando a quitação com o serviço militar, mesmo quando chamado a integrar as forças ativas da guerra. Os percalços da vida surgem para cada Espírito segundo as exigências dos próprios débitos. (Conduta Espírita, cap. 31.)
271. Expressar o patriotismo, acima de tudo, em serviço desinteressado e constante ao povo e ao solo em que nasceu. A Pátria é o ar e o pão, o templo e a escola, o lar e o seio de Mãe. (Conduta Espírita, cap. 31.)
272. Substancializar a contribuição pessoal ao Estado, através da execução rigorosa das obrigações que lhe cabem na esfera comum. O genuíno amor à Pátria, longe de ser demagogia, é serviço proveitoso e incessante. (Conduta Espírita, cap. 31.)
273. Fechando o cap. 31, André Luiz reproduziu a conhecida advertência feita por Jesus: “Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” (Lucas, 20:25.) (Continua no próximo número.)
marceloborela2@gmail.com
Londrina, PR (Brasil)
terça-feira, 15 de novembro de 2016
No juízo final, ovelhas receberão diplomas, mas cabritos tomarão bomba
Os teólogos antigos ensinavam um Deus antropomórfico. E, ao invés de tomarem o atributo de Deus Todo-Poderoso para o amor e para o bem, tomavam-no para o mal, o ódio e a vingança, longe, pois, do Deus Pai amoroso ensinado por Jesus.
Os teólogos, quando se deparavam com uma dúvida sobre uma interpretação bíblica, diziam “isso é perigoso”, isto é, tal interpretação poderia trazer o risco de um castigo de Deus ou da Igreja da época da Inquisição, se ela estivesse contra o sentido verdadeiro da Bíblia ou de algum dogma católico.
E, hoje, a Igreja tem duas correntes, a dos teólogos conservadores e a dos inovadores. Os primeiros ainda mantêm as ideias erradas antigas sobre Deus e o destino ameaçador para os Espíritos humanos. Já a corrente dos inovadores prega uma visão otimista sobre um Deus de amor e de um destino incondicional de felicidade perene para todos os Espíritos humanos. Infelizmente, a maioria dos dirigentes religiosos de outras igrejas cristãs mantém ainda aquela antiga teologia cristã errada e amedrontadora da Igreja do passado. Isso, às vezes, lamentavelmente, como meio de explorarem mais facilmente os seus fiéis. E esses dirigentes religiosos são ajudados por outros que são sinceros, mas que se tornam inocentes úteis daqueles dirigentes exploradores mercenários, prejudicando, assim, a marcha do evolutivo e verdadeiro Cristianismo, que é o de um Deus de amor e não de ódio e de vingança.
É muito conhecida a passagem evangélica da separação das ovelhas dos cabritos (Mateus 25: 32 a 41), no final dos tempos. Trata-se de um dos mais importantes textos figurados dos evangelhos. As ovelhas representam as pessoas vitoriosas, enquanto que os cabritos, as fracassadas, pois não passaram no curso das escolas durante as reencarnações. E, usando ainda uma linguagem escolar, diríamos que elas tomaram bomba!
Para uma corrente católica baseada em doutores em teologia, entre eles o holandês Jonh Kông, da Arquidiocese de Belo Horizonte, o inverno na Palestina é muito forte. As ovelhas, protegidas pela sua espessa camada natural de lã, podem passar, tranquilamente no tempo, as noites frias. Já os cabritos, com sua pele fina, à noite, têm que ser recolhidos nos currais, pois, ao relento, poderão morrer de frio. Os cabritos simbolizam os Espíritos humanos frágeis ou doentes da alma que tomaram bomba, precisando, pois, de uma acolhida especial, enquanto que os verdadeiros cristãos, já libertos espiritualmente, representados pelas ovelhas, não precisam dessa acolhida especial. É isso que Jesus quis dizer com a separação dos cabritos das ovelhas.
Essa passagem nos lembra daquela em que Jesus afirma que os doentes é que precisam de médicos (Mateus 9: 12). Realmente, os cabritos, pela sua natureza de pele frágil para enfrentar o rigor do frio, de algum modo, são doentes. E ela nos lembra também daquela em que Jesus diz que o bom pastor procura a sua ovelha perdida “até que ela seja encontrada” (Mateus 18: 12), ou seja, até que seja salva.
Esses ensinamentos estão de acordo com o que o excelso Mestre nos ensinou: Deus quer que todos se salvem (João 6: 39). E eles se igualam aos da Doutrina Espírita, que prega também a salvação, um dia, para todos os Espíritos.
E quem será totalmente vitorioso? O Deus verdadeiro, o “satanás”, ou os pregadores de um Deus falso, antropomórfico e do terror?
José Reis Chaves
Prof. de português e literatura aposentado formado na PUC Minas / Escritor e jornalista colunista do diário O TEMPO, de Belo Horizonte / Palestrante nacional e internacional espírita e de outras correntes espiritualistas / Apresentador do programa “Presença Espírita na Bíblia” da TV Mundo Maior / Participante do programa “O Consolador” da Rádio Boa Nova / Tradutor de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Kardec, para a Editora Chico Xavier. E autor dos livros, entre outros, "A Reencarnação na Bíblia e na Ciência" e "A Face Oculta das Religiões", Editora EBM, SP, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Podem-se ler também as matérias da coluna de José Reis Chaves em O TEMPO, de Belo Horizonte, no seu facebook e no site desse jornal: www.tempo.com.br / Procurar colunistas. No final das matérias, há um espaço para comentários dos leitores, espaço este que se tornou um verdadeiro fórum de religiões. E qualquer um pode deixar seu comentário lá. Se não quiser que seu nome apareça, use um pseudônimo. E seu e-mail nunca aparece lá.
Obs.: Se meus livros não são encontrados em sua cidade, eles podem ser adquiridos diretamente comigo por meu e-mail ou telefone. Telefone: (31) 3373-6870
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segunda-feira, 7 de novembro de 2016
Reforma íntima, já!
“E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai para que não entreis em tentação”.¹
No Monte das Oliveiras, o crepúsculo anunciava a chegada da noite, momento sublime convidando à meditação. Jesus, na companhia de Simão Pedro, João e Tiago, alcançou o monte para viver a derradeira hora com os discípulos amados. Sabia que ali mesmo seria preso, sentenciado e condenado ao calvário.
Solicitou o Mestre aos companheiros que permanecessem em oração e vigilância, junto com ele, para que tivesse a glorificação de Deus no supremo testemunho. Afastou-se e, colocando-se em prece, a pequena distância, pôde ser observado em toda sua sublimidade por aqueles corações que o ouviam e amavam.
Narra Lucas¹ que, sem motivo que pudesse ser explicado, os três adormeceram no decurso da oração, enquanto Jesus orava fervorosamente, mesmo diante de tão grande dor que se avizinhava.
Pensemos um pouco: O sono, conhecido por nós, é necessário para o refazimento das nossas energias físicas. Ele é indispensável à vida humana a fim de restaurarmos as condições orgânicas para a continuação da nossa vida material. Obviamente o ensino de Jesus não se referia a ele.
Essa passagem evangélica remete-nos, assim, a duas reflexões que devem ser expostas por estarem ligadas à nossa condição atual de eternos aprendizes da Sabedoria Divina. A primeira é uma chamada à conscientização das tarefas que estão sob nossos cuidados. Diz Emmanuel² que o aprendiz do Evangelho deve ser “o campo de trabalho do Reino, onde se esforçará, operoso e vigilante, compreendendo que o Cristo prossegue em serviço redentor para o resgate total das criaturas” – “Nenhuma das ovelhas de meu Pai se perderá”.
Todavia, não ignoramos a presença de inúmeros companheiros – e quantas vezes nós próprios! –com atividades alicerçadas nos ensinamentos cristãos a permanecerem dormindo nas conveniências pessoais, geralmente ligadas a interesses mesquinhos, nas vaidades efêmeras. Os chamamentos transitórios iludem-nos e fazem com que o tempo seja gasto em futilidades. Malbaratamos as oportunidades valiosas que nos são oferecidas para nosso crescimento espiritual e permanecemos voltados apenas para as questões pessoais que nos afetam o cotidiano.
O Mestre fala, então, de um sono diferente. Refere-se o Excelso Amigo ao sono da indiferença, do descaso, do comodismo, da invigilância, diante dos deveres que nos competem.
Com propriedade, ainda, lembra Emmanuel que “falam do Cristo, referem-se à sua imperecível exemplificação, como se fossem sonâmbulos inconscientes do que dizem e do que fazem, para despertarem tão só no instante da morte corporal, em soluções tardias”.² Somos os discípulos de hoje que esquecem o mandato do qual somos portadores, que se inquietam pela rápida execução dos seus desejos e caprichos, procurando aproveitar cada momento da existência como se fosse o último, acreditando que os dias correm depressa demais, sem tempo para tantos prazeres materiais a serem experimentados.
Esquecemos que a vida é eterna e que o tempo no corpo físico, ante essa eternidade, é quase nada. E ao despertarmos no mundo espiritual, obreiros distraídos que somos, os trabalhadores ausentes de suas obrigações, sob a cobrança das próprias consciências, choramos e clamamos pelo reencontro da paz do Cristo. “A minha paz vos dou. Não a paz do mundo, mas a minha paz.”
Assim, como Jesus, ao ver os discípulos dormindo, lhes disse: “Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai para que não entreis em tentação”, também o discípulo invigilante ouve, nos refolhos da sua consciência, a voz do Senhor dizendo a Pedro: “Então, nem por uma hora pudeste velar comigo?” ³. E se não conseguimos, ainda, permanecer uma hora com o Cristo, na prática dos seus ensinamentos, como pretender a união com Ele para sempre?
Todo cristão sabe que a Terra só se libertará do império do mal se todos nós, trabalhadores do bem, ajudarmos Jesus com nossos recursos. Mas, para que isso ocorra, Ele precisa de auxiliares que cumpram seus deveres, nas atividades diárias e justas, como exemplos vivos, dando testemunhos em toda parte.
Somos, meus irmãos, os Lázaros modernos a quem o Cristo chama: Acorda! Levanta! Sai!
Acorda para a consciência de que és um ser espiritual, imortal, criado por Deus para viver na plenitude do Seu Amor.
Levanta dessa ociosidade que te prende às algemas materiais, que te limita a mente e te engessa no passado.
Sai do egoísmo que te bitola a visão do cosmo e te faz imaginar que és o centro do Universo.
Sai do “eu” fantasioso e amplia a mente para tudo que esteja ao teu redor, seja estrela, seja homem.
Abandona a velha estrutura que te mantém atado a valores antigos de cor, religião, posição social, e entrega-te a Deus, como ser cósmico que és,ser divino com luz própria e infinitas capacidades de voar para a felicidade plena.
Meus irmãos, Jesus desceu à Terra para deixar uma mensagem que tem, na sua essência, um alerta à necessidade de transformação das nossas predisposições íntimas, em relação à vida, com vistas ao nosso aprimoramento moral e espiritual.
Sem essa modificação, ficaremos, simplesmente, estacionados nos caminhos da vida, convivendo e praticando todas as espécies de vícios, de desregramentos, endurecendo nossos corações aos ensinamentos benditos.
E o maior problema que enfrentamos com esse sono da alma é a nossa imensa disponibilidade para as coisas materiais e a total falta de tempo, vontade, interesse, de disposição, de jeito para as coisas do Espírito. Com uma vida repleta de contradições, com diferentes tipos de sentimentos negativos a fazer morada em nós, é esperado que nos defrontaremos na vida espiritual, quando deixarmos o corpo físico, com as dificuldades de não termos amealhado os tesouros imperecíveis do céu: valores morais, valores perenes.
Dissemos que havia duas reflexões sobre a narrativa de Lucas e Mateus. Vamos encontrar a segunda, num conto de grande beleza,de Humberto de Campos.4 Diz o querido Instrutor Espiritual que, após o episódio do Horto das Oliveiras, onde dormira com seus companheiros – não atendendo ao pedido de Jesus para a oração e a vigilância –, no momento em que o coração amoroso do Mestre mais necessitava de assistência e afeto, João, o filho de Zebedeu, implorava, em lágrimas, que Ele perdoasse seu descuido da hora extrema.
“Certa noite, após as reflexões costumeiras, sentiu ele que um sono brando lhe anestesiava os centros vitais. Como numa atmosfera de sonho, verificou que o Mestre se aproximava. (...) Precedendo suas palavras do sereno sorriso dos tempos idos, disse-lhe Jesus:
– João, a minha soledade no horto é também um ensinamento do Evangelho e uma exemplificação! Ela significará, para quantos vierem em nossos passos, que cada Espírito na Terra tem de ascender sozinho ao calvário de sua redenção, muitas vezes com a despreocupação dos entes mais amados no mundo. Em face dessa lição, o discípulo do futuro compreenderá que a sua marcha tem que ser solitária, uma vez que seus familiares e companheiros de confiança se entregam ao sono da indiferença! Doravante, pois, aprendendo a necessidade do valor individual no testemunho, nunca deixes de orar e vigiar!...” 4
Assim, necessário se faz que, enquanto nos encontrarmos no corpo físico, não durmamos em espírito, desatentos aos convites de Jesus. É fundamental para nossa proteção e sustentação que nos levantemos e nos esforcemos, porque é “no sono da alma que se encontram as mais perigosas tentações, através de pesadelos ou fantasias”.²
Bibliografia:
Texto de apoio para a palestra – Quando Jesus teria sido maior? – Paulo Alves Godoy, 2ª ed., FEESP Editora - Reforma Íntima, Já! 1990 – p. 133
1 – Lucas, 22:46.
2 – EMMANUEL (Espírito) – Caminho Verdade e Vida – [psicografado por] F.C.Xavier – FEB-Rio de Janeiro/RJ – 17ª ed., 1997 – Lições 87 e 88.
3 – Mateus, 26:40.
4 – CAMPOS, Humberto de (Espírito) – Boa Nova–[psicografado por] F.C.Xavier –FEB – Rio de Janeiro/RJ – 25ª ed., 1999 – Cap. 27.
Leda Maria Flaborea
ledaflaborea@uol.com.br
São Paulo, SP (Brasil)
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quarta-feira, 2 de novembro de 2016
Desvio de foco
Perguntemo-nos, sem cessar, sobre os objetivos do
Espiritismo, para permanecermos como tarefeiros comprometidos com os altos
objetivos da presença do Consolador no planeta, que visa – em essência –
melhorar nosso padrão moral, estimular a legítima fraternidade na vivência do
Evangelho de Jesus e manter o cumprimento das Leis Morais tão bem apresentadas
em O Livro dos Espíritos, por meio de criaturas esclarecidas e comprometidas
com o bem geral da Humanidade.
Esse questionamento permanente é importante para não
desviarmos o foco da tarefa espírita. Os desafios todos, atualmente em curso
nas dificuldades do movimento espírita, provém do desconhecimento doutrinário e
do uso do ambiente espírita para objetivos incoerentes com a legítima grandeza
da Doutrina Espírita. Senão vejamos:
Desviamos o foco quando colocamos em plano secundário o
estudo espírita que orienta e esclarece o frequentador, ajudando-o na superação
das dificuldades próprias e formando trabalhadores para o bem geral;
Desviamos o foco quando introduzimos práticas estranhas ao
Espiritismo, prejudicando o andamento e fluir natural do conhecimento que
constrói adeptos esclarecidos que estudam e se esforçam por agir conforme se
esclarecem;
Desviamos o foco quando transformamos a tribuna em locais de
projeção pessoal ou para defesa de ideias pessoais incompatíveis com a Doutrina
Espírita;
Desviamos o foco quando o personalismo nos domine e nos
tornamos tiranos na condução das instituições sob nossa responsabilidade,
considerando-nos exclusivos detentores da razão e pretensos dominadores da
liberdade alheia;
Desviamos o foco quando transformamos nossas instituições em
cópias perfeitas de outras práticas religiosas – embora o respeito que
mereçam – por meio de músicas, rituais, gestos, roupas e condicionamentos que
tornam os adeptos dependentes de práticas distantes da clareza e naturalidade
prática espírita;
Desviamos o foco quando condicionamos a prática espírita em
práticas esdrúxulas de rituais, roupas especiais, apetrechos ou utensílios
totalmente dispensáveis;
Desviamos o foco quando afirmamos que o estudo é dispensável
ou que já sabemos tudo e somente valorizamos o passe ou a reunião mediúnica
como, distanciando-nos de outras atividades;
Desviamos o foco quando não valorizamos o movimento espírita
e achamos que apenas a “nossa casa” é importante, desvalorizando esforços
alheios e permanecendo indiferente com o que outros confrades e instituições
realizam;
Desviamos o foco quando nos portamos dependentes das
comunicações espirituais, creditando a supostos mentores aquilo que nos compete
realizar;
Desviamos o foco quando a vaidade ou a prepotência nos
domine;
Desviamos o foco se não prestarmos atenção se o que estamos
fazendo, seja em apresentações artísticas, pela música ou teatro, por exemplo,
não observamos a coerência doutrinária, que nos pede prudência e respeito pelos
próprios postulados do Espiritismo para não cairmos nos caminhos da vulgaridade
ou do fanatismo;
Desviamos o foco nas disputas e em discussões absolutamente
dispensáveis;
Desviamos o foco quando nossos esforços se concentram mais
na obtenção de recursos do que na divulgação, no estudo e na própria vivência
espírita.
Tais desvios, gradativamente, levam a deturpações
lamentáveis, que causam desunião, afastamentos e graves prejuízos ao real
entendimento e autêntica vivência da Doutrina Espírita. Há sempre que se
considerar que a CAUSA ESPÍRITA é muito maior que a CASA ESPÍRITA, apesar da
importância desta. As casas representam os esforços humanos somados aos
esforços dos espíritos e a CAUSA ESPÍRITA é a causa de Jesus, requerendo
espíritas conscientes e trabalhadores do bem geral.
Estejamos atentos. O momento que vivemos é grave e decisivo
na condução do próprio futuro de todos nós.
Temos nas mãos o tesouro do conhecimento espírita. Como
desviá-lo de seus reais e altos objetivos? Assumiremos essa responsabilidade?
Universidade do Espírito, o Espiritismo possui o mais alto
grau de sabedoria para nos conduzir com precisão. Substitui possíveis cursos de
autoajuda, liberta-nos de condicionamentos, estimula-nos a alegria de viver e
motiva-nos ao bem. Como conciliar espíritas tristes, autoritários, ou
casas deprimidas com a grandeza do Espiritismo?
Basta pensar que os desvios citados, entre outros que podem
ser acrescentados, representam apenas falta de conhecimento do que seja
Espiritismo e sua finalidade.
Vamos estudar? Começando pelas obras básicas da Codificação,
que mais que nunca, precisam estar no cotidiano de nossas reflexões para não
cairmos no ridículo perante a própria consciência, devido aos desvios que
ocasionamos com os nossos descuidos...
Orson Peter Carrara
terça-feira, 1 de novembro de 2016
Reorganização do blog
Infelizmente já há alguns dias a GOOGLE retirou sem nenhum
aviso prévio todos os links que davam acesso a uma infinidade de materiais de vídeo,
áudio, bibliotecas da literatura espírita, entre inúmeros outros recursos para
estudo sistematizado da doutrina. Nunca houve nenhum impedimento em nível de
autorização por parte dos outros sites, somos todos unidos em prol da
divulgação, até mesmo a GOOGLE ainda
fornece os mesmos gadgets que eu utilizei para criar a pagina ora referida.
Sendo assim peço desculpas aos que utilizavam esses recursos,
estarei verificando uma nova solução para realocá-los, acredito que por ser
gratuito este serviço da GOOGLE, eles limitaram a quantidade de espaço, vou
reorganizar o blog, mas estarei publicando os artigos semanais.
Sem mais,
Alencar Campitelli
quarta-feira, 26 de outubro de 2016
Não fique atolado no passado
com os olhos postos na felicidade do futuro
“Aceite o passado como passado, sem negá-lo ou descartá-lo.
Tenha suas lembranças, mas não viva no passado.” - Morrie Schwartz
Morrie Schwartz estava morrendo... Durante mais de três
décadas fora um daqueles professores que marcam especialmente a vida dos
alunos. Ensinou Sociologia na Universidade Brandeis, em Waltham, Massachusetts,
por 35 anos, antes de aposentar-se...
Pouco antes de morrer, já completamente paralisado sobre o
leito, depois de inglória luta contra uma insidiosa enfermidade conhecida pelo
nome de esclerose lateral amiotrófica (ELA), ou doença de Lou Gehrig, ditou
suas reflexões, enfeixadas no livro intitulado: “Lições Sobre Amar e Viver”, da
Editora Sextante, do qual extratamos parte do capítulo cinco:
“(...) Viver no momento presente não significa rejeitar o
passado; significa reagir a qualquer coisa que esteja ocorrendo agora. Se
ficarmos pensando no passado, estaremos presos a ele em termos emocionais. Não
são só os idosos ou pessoas com doenças graves que têm motivos para remorsos.
Todos nós, no correr da vida, em algum momento pensamos: ‘se ao menos eu
tivesse agido assim; se ao menos eu me tivesse casado com aquela pessoa; se ao
menos eu tivesse dado aquele passo na minha carreira’. Se nos deixamos dominar
por esses pensamentos, ficamos atolados no passado, o que é um grande
desperdício de tempo. Em vez disso, olhemos para o passado e perguntemos: o que
posso aprender com ele? Como ele pode me ajudar aqui e agora?”
APRENDA A SE PERDOAR E A PERDOAR OS OUTROS...
“(...) O perdão enternece o coração, esgota o rancor e
dissolve a culpa.”
M. Schwartz.
A epígrafe acima tem o mesmo sentido daquela proferida por
José, Espírito protetor, registrada há décadas no livro terceiro da codificação
espírita[1]: “(...) sede indulgentes, meus amigos, porquanto a indulgência
atrai, acalma, ergue; ao passo que o rigor desanima, afasta, irrita!...”
Completa M. Schwartz: “(...) somos excessivamente rigorosos
conosco mesmos pelo que não realizamos ou pelo que deveríamos ter feito. O
primeiro passo é perdoar-se por tudo aquilo que você não fez e que deveria ter
feito, assim como por tudo o que fez e que não deveria ter feito. Livre-se da
culpa. Sentimentos negativos não fazem bem a ninguém. A melhor forma de lidar
com eles é perdoando-se e perdoando os outros.
O perdão é um termo difícil. Ele não significa apenas um
pedido de desculpas, embora o remorso pelo que se fez sem dúvida faça parte
dele. Podemos querer reparar o erro, se possível, mas há algumas circunstâncias
em que não há nada mais que se possa fazer. Mesmo quando não temos como fazer
as pazes com alguém, é preciso dizer a nós mesmos: é, fiz isso, e teria sido
melhor se não tivesse feito, mas agora quero me perdoar por ter cometido esse
erro.
O perdão nos ajuda a entrar em harmonia com o passado.
Aprendi a me perdoar e isso me ajudou a não sentir mais tristeza ou remorsos
profundos acerca do meu passado”.
UTILIDADE PRÁTICA DO PASSADO
“(...) Há uma diferença fundamental entre usar o seu passado
e chafurdar nele” – continua explicando ainda M. Schwartz – “digamos que eu
tenha tido uma experiência com uma pessoa grosseira e que eu tenha retribuído
com grosseria, mas que não queira mais agir dessa forma. Posso usar aquela
experiência para desenvolver uma atitude diferente, sempre que alguém não for
simpático comigo. Se eu não gostei da minha reação no passado, posso mudar
minha atitude de resposta.
Podemos examinar o nosso passado, tirar proveito dos nossos
sucessos e aprender com nossos erros sem nos julgarmos. Essa é uma hora
excelente para passar a vida em revista, reparar erros, identificar
arrependimentos e encará-los com desapego, procurar harmonizar relacionamentos
não resolvidos e acertar assuntos pendentes.”
Consoante a Doutrina Espírita, ainda existem outros motivos
pelos quais é de toda a conveniência o esquecimento do passado: lá pelos meados
do século XIX, Allan Kardec[2] e os Espíritos Superiores escreveram: “(...) o
homem não pode e tampouco deve saber tudo. Deus, em Sua infinita sabedoria,
assim o quer. Esquecido o passado, ele é mais senhor de si... Em cada nova
existência, o homem dispõe de mais inteligência e melhor pode distinguir o bem
do mal. Onde o seu mérito se se lembrasse de todo o passado? Quando o Espírito
volta à vida anterior (a vida espírita), diante dos olhos se lhe estende toda a
sua vida passada: vê as faltas que cometeu e que deram causa ao seu sofrer,
assim como de que modo as teria evitado. Reconhece justa a situação em que se
acha e busca então uma existência capaz de reparar a que vem de transcorrer.
Escolhe provas análogas às que não soube aproveitar, ou as lutas que considere
apropriadas ao seu adiantamento e pede a Espíritos que lhe são superiores que o
ajudem na nova empresa que sobre si toma, ciente de que o Espírito, que lhe for
dado por guia nessa outra existência, se esforçará pelo levar a reparar suas
faltas, dando-lhe uma espécie de intuição das em que incorreu. Tendes essa
intuição no pensamento, no desejo criminoso que frequentemente vos assalta e a
que instintivamente resistis, atribuindo, as mais das vezes, essa resistência
aos princípios que recebestes de vossos pais, quando é a voz da consciência que
vos fala. Essa voz, que é a lembrança do passado, vos adverte para não
recairdes nas faltas de que já vos fizestes culpados. Em a nova existência, se
sofre com coragem aquelas provas e resiste, o Espírito se eleva e ascende na
hierarquia dos Espíritos, ao voltar para o meio deles.
Não temos, é certo, durante a vida corpórea, lembrança exata
do que fomos e do que fizemos em anteriores existências; mas temos de tudo isso
a intuição, sendo as nossas tendências instintivas uma reminiscência do
passado. E a nossa consciência, que é o desejo que experimentamos de não
reincidir nas faltas já cometidas, nos concita à resistência àqueles pendores.
(...) Gravíssimos inconvenientes teria o nos lembrarmos das
nossas individualidades anteriores. Em certos casos, humilhar-nos-ia
sobremaneira; em outros nos exaltaria o orgulho, peando-nos, em consequência, o
livre-arbítrio. Para nos melhorarmos, dá-nos Deus exatamente o que nos é
necessário e basta: a voz da consciência e os pendores instintivos.
Acrescentemos que, se nos recordássemos dos nossos
precedentes atos pessoais, igualmente nos recordaríamos dos dos outros homens,
do que resultariam talvez os mais desastrosos efeitos para as relações sociais.
Nem sempre podendo honrar-nos do nosso passado, melhor é que sobre ele um véu
seja lançado.
(...) Mergulhado na vida corpórea, perde o Espírito,
momentaneamente, a lembrança de suas existências anteriores, como se um véu as
cobrisse. Todavia, conserva algumas vezes vaga consciência dessas vidas, que,
mesmo em certas circunstâncias, lhe podem ser reveladas. Esta revelação, porém,
só os Espíritos superiores espontaneamente lha fazem, com um fim útil, nunca
para satisfazer a vã curiosidade.
As existências futuras em nenhum caso podem ser reveladas,
pela razão de que dependem do modo por que o Espírito se sairá da existência
atual e da escolha que ulteriormente faça.
O esquecimento das faltas praticadas não constitui obstáculo
à melhoria do Espírito, porquanto, se é certo que este não se lembra delas com
precisão, não menos certo é que a circunstância de tê-las conhecido na
erraticidade e de haver desejado repará-las o guia por intuição e lhe dá a
ideia de resistir ao mal, ideia que é a voz da consciência, tendo a secundá-la
os Espíritos superiores que o assistem, se atende às boas inspirações que lhe
dão.
O homem não conhece os atos que praticou em suas existências
passadas, mas pode sempre saber qual o gênero das faltas de que se tornou
culpado e qual o cunho predominante do seu caráter. Bastará então julgar do que
foi, não pelo que é, sim, pelas suas tendências. As vicissitudes da vida
corpórea constituem expiação das faltas do passado e, simultaneamente, provas
com relação ao futuro. Depuram-nos e elevam-nos, se as suportamos resignados e
sem murmurar...
A natureza dessas vicissitudes e das provas que sofremos
também nos pode esclarecer acerca do que fomos e do que fizemos, do mesmo modo
que neste mundo julgamos dos atos de um culpado pelo castigo que lhe inflige a
lei”.
O ínclito Codificador aduz com sua habitual lucidez[3]:
“(...) em vão se objeta que o esquecimento constitui obstáculo a que se possa
aproveitar da experiência de vidas anteriores.
Havendo Deus entendido de lançar um véu sobre o passado, é
que há nisso vantagem. Com efeito, a lembrança traria gravíssimos inconvenientes.
Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente, ou, então, exaltar-nos o
orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbítrio. Em todas as circunstâncias,
acarretaria inevitável perturbação nas relações sociais.
Frequentemente, o Espírito renasce no mesmo meio em que já
viveu, estabelecendo de novo relações com as mesmas pessoas, a fim de reparar o
mal que lhes haja feito. Se reconhecesse nelas as a quem odiara, quiçá o ódio
se lhe despertaria outra vez no íntimo. De todo modo, ele se sentiria humilhado
em presença daquelas a quem houvesse ofendido.
Ao nascer, traz o homem consigo o que adquiriu[4], nasce
qual se fez; em cada existência, tem um novo ponto de partida. Mas, pouco lhe
importa saber o que foi antes: se se vê punido, é que praticou o mal. Suas
atuais tendências más indicam o que lhe resta a corrigir em si próprio e é
nisso que deve concentrar-se toda a sua atenção, porquanto, daquilo de que se
haja corrigido completamente, nenhum traço mais conservará. As boas resoluções
que tomou são a voz da consciência, advertindo-o do que é bem e do que é mal e
dando-lhe forças para resistir às tentações.
Aliás, o esquecimento ocorre apenas durante a vida corpórea.
Volvendo à vida espiritual, readquire o Espírito a lembrança do passado; nada
mais há, portanto, do que uma interrupção temporária, semelhante à que se dá na
vida terrestre durante o sono, a qual não obsta a que, no dia seguinte, nos
recordemos do que tenhamos feito na véspera e nos dias precedentes.
E não é somente após a morte que o Espírito recobra a
lembrança do passado. Pode dizer-se que jamais a perde, pois que, como a
experiência o demonstra, mesmo encarnado, adormecido o corpo, ocasião em que
goza de certa liberdade, o Espírito tem consciência de seus atos anteriores;
sabe por que sofre e que sofre com justiça”.
“O passado merece ficar soterrado, constituindo a base para
a edificação do presente, com os olhos postos na felicidade do futuro”.
[1] - KARDEC, Allan. O Evangelho seg. o Espiritismo. 125. ed. Rio: FEB, 2006, cap. X,
item 16, § 5º.
[2] -
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 88. ed. Rio [de Janeiro]: FEB,
2006, questões: 392 a 399.
[3] - Kardec, A. O Evangelho segundo o Espiritismo. 104. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, cap. V, item
11.
[4] - Mt., 16:27.
Rogério Coelho
rcoelho47@yahoo.com.br
Muriaé, MG (Brasil)
quinta-feira, 13 de outubro de 2016
Compromisso do Espiritismo
O advento do Espiritismo no planeta trouxe consigo um grave
compromisso que cabe aos espíritas respeitarem e aplicarem – inicialmente a si
mesmos e por consequência natural contagiar ou atingir aqueles com quem
convivemos, em família ou em sociedade –, dada a responsabilidade que nele está
embutido.
Isso por uma razão muito simples: o objetivo prioritário da
Doutrina Espírita, conforme explicitado na questão 292, item 22, em O Livro dos
Médiuns: “(...) o objetivo essencial, exclusivo, do Espiritismo, é vosso
adiantamento (...)”. Todas as demais atividades desenvolvidas pelos centros
espíritas e seu movimento são importantes, mas todas secundárias, situando-se
em primeiro lugar o adiantamento moral do ser humano.
Ora! Pensar nisso traz imensos desdobramentos, uma vez que o
Espiritismo, que não tem hierarquia, nem chefes, nem pretende evidências
sociais ou procura posições de comando ou poder, dispensa por sua própria
natureza, quaisquer iniciativas que louvem a vaidade, o protecionismo, as
manipulações, preferências ou privilégios de qualquer natureza. Por isso mesmo,
baseia sua plataforma de trabalho na caridade, que inclui o respeito às
pessoas, suas crenças, suas instituições, sejam elas sociais, educativas,
religiosas, políticas, de qualquer nacionalidade, raça, ou opções que não
agridam o bem geral que deve imperar na vida coletiva.
Por esta mesma razão ensina que nosso maior inimigo está
dentro de nós mesmos e é identificado pelo nome de egoísmo, orgulho ou vaidade,
geradores da indiferença, da violência, da miséria e do preconceito que ainda
assolam o planeta.
Por isso a luta do espírita – perfeitamente enquadrada no
compromisso do Espiritismo e seu movimento que se desdobra em amplas e
conhecidas frentes de trabalho – é a de melhorar-se moralmente, aprimorar-se do
ponto de vista moral para corresponder à altura seu compromisso de adesão aos
postulados apresentados pelo Evangelho e revividos pelo Espiritismo.
Isso convida a posturas conciliatórias, de respeito às
diferenças e de permanente trabalho para construção do belo, do digno, do
progresso, usando como critério a máxima de Jesus que nos convida sempre a nos
colocarmos no lugar do outro, de fazermos pelo semelhante aquilo que desejamos
para nós próprios.
O compromisso do Espiritismo, por extensão do movimento e
seus adeptos, é educativo, autotransformador, requerendo vigilância contínua de
nossos pensamentos e ações, para não nos deixarmos iludir por lutas ou posições
passageiras, temporárias, por busca de poder ou evidência, posições que o
próprio tempo se encarrega de diluir. O que permanece é mesmo a consciência do
dever de trabalhar pelo bem geral.
As ilusões do mundo, entre poderes e recursos que passam
pela vaidade e pelo egoísmo fomentando o orgulho, fascinam. Para nós que já
sabemos os prejuízos, é prudente ficarmos atentos. Firmemos nossas ações nos
compromissos do Espiritismo.
Orson Peter Carrara
quarta-feira, 5 de outubro de 2016
Fazer a nossa parte no mundo – Para os desanimados de plantão
Um grande e inspirador amigo que tive, Dr. Tomás Novelino,
fundador do Educandário Pestalozzi de Franca (SP), médico e educador, sempre
dizia o seguinte para pessoas que lhe vinham com pensamentos pessimistas a
respeito do mundo: quem está trabalhando pelo bem, quem está fazendo a sua
parte, não sente desânimo e nem vê o mundo com cores negras.
Essa lembrança querida abre minhas reflexões nesse texto, já
que os tempos de hoje se apresentam a muitos olhos com cores bastante sombrias.
De fato, não faltam notícias tristes, sangrentas,
nauseantes. E não é difícil nos deixarmos envolver por ondas de depressão e
descrença, quando nos sintonizamos com todo o acervo de injustiças, problemas,
crueldades, ataques à dignidade humana, depredação da natureza… e poderíamos
aqui estender o quadro indefinidamente.
No meio de tudo isso, porém, o bem existe. Mas, como dizia
Gandhi: o bem anda com a velocidade de uma lesma. E poderíamos acrescentar,
anda com o silêncio de uma lesma. O bem não faz alarde, porque justamente o que
caracteriza o justo, o bom, o nobre, o elevado, é não querer se sobressair, não
querer o poder, a publicidade e a ostentação a qualquer custo. Quem é do bem
age por amor, por compaixão, por solidariedade, por idealismo e não por
dinheiro, fama, poder, luxo e prazer sensorial.
Os bons são motivados pelo bem em si e não pelo desejo de
projeção do ego. É claro que as coisas nesse mundo nunca são tão puras. Às
vezes vaidades se misturam a ideais nobres, ambições pessoais apequenam grandes
projetos. Mas se persistimos no trilho do idealismo e da vontade sincera de
servir, com o tempo, as ilusões egóicas, os mesquinhos interesses monetários
vão se desmanchando diante de nossa compaixão pelas dores humanas, de nosso
intenso desejo de contribuir para a mudança do mundo.
Mas o que é trabalhar pelo bem, fazer a sua parte nesse
mundo? Aquilo que Novelino dizia que poderia nos preencher por dentro de tal
forma que não sentiríamos esse desânimo diante das mazelas ainda grandes da
humanidade?
Trata-se de descobrir (ou inventar, como quiserem) nosso
sentido de existir, nosso projeto de vida e seguir em coerência com ele. E esse
projeto, claro, precisa ter alguma meta de contribuir com algo de bom para o
meio em que vivemos. Não importa o aparentemente pequeno ou claramente grande
alcance do que fazemos. Importa a integridade, a força, o amor, a coerência que
pomos em nossa ação. Por exemplo, a mãe de Gandhi simplesmente o educou. Uma
tarefa que pode parecer corriqueira, comum. E no entanto, exerceu uma
influência sobre uma alma, que exerceu influência sobre o mundo todo.
Lembrei-me agora de Cora Coralina, fazendo doces a vida toda, e depois poesias
tão fortes e sábias que, na velhice, ultrapassaram de muito a sua cozinha.
Recordei de Jesus… um filho de carpinteiro, com doze amigos
pobres, pescadores, quase todos analfabetos, e que mudou a face do mundo.
Há tantos exemplos, em todas as épocas, em todos os setores,
em todas as culturas, em todas as religiões (ou fora delas), que só de
conhecê-los, nos sentimos vivificados e inspirados. (Aliás, por isso mesmo que
criamos a série Grandes Pessoas, para as crianças, na Editora Comenius, com a
ideia de trazer para as novas gerações essas inspirações).
Então, trata-se de planejar a própria vida a cada instante,
no sentido de estarmos conectados com essa meta maior, que nos ultrapassa, que
é contribuir para o bem da humanidade. Em cada profissão útil e digna podemos
fazer isso. Em cada grupo pequeno ou grande, podemos fazer isso. Pode-se
simplesmente ser um médico, mas pode-se ser um médico humano, cuidadoso,
sinceramente interessado em seus pacientes, responsável, estudioso, com boa
comunicação. Pode-se simplesmente ser um professor, mas pode-se ser um
educador, que faz vínculo com seus alunos, que os contagia com amor e com a
vontade de aprender, que se empenha pelo seu desenvolvimento integral. Pode-se
simplesmente ser qualquer profissional minimamente competente, mas pode-se ser
um profissional humano, que luta pela melhoria do outro e não para lhe passar a
perna, que escuta os problemas dos companheiros e faz o que pode para
atenuá-los, que se coloca à frente para cumprir suas tarefas com empenho e
alegria e não encosta o corpo… que enfim, luta por situações de trabalho mais
justas e mais satisfatórias para todos. Pode-se simplesmente ter uma família,
mas pode-se ser um pai, uma mãe, um irmão, um filho, uma filha, um neto, uma
neta especial, que se dedica de corpo e alma ao bem-estar físico e espiritual
dos seus, que se sacrifica, que se entrega, que tem afeto pleno e equilibrado,
consistente e persistente.
Podemos assim fazer a diferença em qualquer lugar – eis o
que quero dizer, desde que estejamos alinhados com nossa vocação, conectados
com nossa missão existencial e coerentes com nossos projetos de vida.
E mesmo assim, podemos desanimar!
E é para esse momentâneo desânimo dos bons, dos empenhados,
dos lutadores, dos que estão fazendo a sua parte, que dedico principalmente
esse texto.
Lembro-me agora de outro grande amigo e mestre que tive, que
foi Herculano Pires. Ele costumava dizer que não deveríamos ter complexo de
Deus. E cito também o maravilhoso e antigo livro hindu Bhagavad Gita, que
recomendava nos desapegarmos do resultado de nossas ações.
O que quer dizer isso? Quer dizer que devemos ter paciência
e serenidade diante da lentidão do bem, do aprendizado nosso, dos outros, da
humanidade. Estamos numa escola experimental. O erro faz parte de nossas
experiências de evolução. Mas, é claro, que só a perspectiva de Deus e da
eternidade é que pode nos dar essa visão serena e humilde, sabendo que o bem
nos precede e nos transcende, e que fazendo nossa parte, bem feita, estaremos
fazendo a justa medida que devemos fazer, sabendo que um dia, todo o resto
passará.
Dora Incontri
Imagem ilustrativa
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Cairbar, um comunicador por excelência
O esforço empreendido pelo notável Cairbar Schutel, em Matão, na divulgação do Espiritismo, deixou clara sua posição de grande comunicador. Tomando conhecimento dos ensinos trazidos pelo Espiritismo, o moço que viera do Rio de Janeiro e se instalara no pequeno município paulista que ele mesmo auxiliara emancipar-se politicamente, não teve dúvidas: lançou-se de corpo e alma para que tais ensinos se tornassem conhecidos e pudessem beneficiar mais e mais pessoas.
A partir da fundação de um centro espírita e de um jornal que já é centenário, sua atuação extrapolou os limites da então pequena Matão, projetando-se através das décadas para o cenário internacional, principalmente após o surgimento de sua querida RIE, fundada em 1925.
Da distribuição avulsa pelas ruas da cidade, nos trens de passageiros, na remessa a cidades vizinhas e na postagem que se ampliou gradativamente para todo o Brasil, o pequeno jornal foi um farol a despertar consciências adormecidas para a realidade da imortalidade da alma, da pluralidade da existência e da comunicabilidade dos espíritos, entre outros princípios da Doutrina Espírita.
Vale acentuar que, em 1905, quando Schutel iniciou seu apostolado, sua idade era de apenas 36 anos. Durante os próximos 33 anos, de 1905 a 1938, dedicou sua vida completamente à divulgação e à vivência do Espiritismo.
É importante destacar também o aspecto de vivência. Afinal ele foi um autêntico cristão, nunca desprezando ou ignorando quem quer que o buscasse. Jamais teve atitudes de indiferença ou discriminação quanto aos pobres e necessitados que o procuravam em busca de consolo moral ou em busca do socorro material.
Mas sua grande marca foi mesmo o de comunicador. Além dos periódicos que publicou, dos livros que escreveu, das palestras proferidas, do incentivo doutrinário distribuído, ele igualmente influenciou expressivamente toda uma geração de espíritas. Seu exemplo, seu estímulo, a notável sequência pioneira dos programas radiofônicos (depois transformada em livro), fizeram dele um comunicador por excelência.
Há que se destacar também que, mesmo após a desencarnação, seu trabalho continua. Ditou várias mensagens, por diferentes médiuns, já foi identificado igualmente por diferentes médiuns em locais onde o assunto é divulgação espírita e, por relatos idôneos, pode-se afirmar que ele é um dos espíritos coordenadores da expansão do pensamento espírita, inclusive no âmbito internacional.
Cairbar percebeu de imediato a proposta do Espiritismo, exposta com clareza por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, obra que alcança 160 anos de publicação em 2017, pois que lançada em 18 de abril de 1857.
Fica claro perceber o alcance da comunicação espírita. Ela, a Doutrina Espírita, não é estanque, mas dinâmica. Sua própria índole cristã é comunicativa. Surgiu com a publicação de livros, projetou-se através de livros e comunicação verbal, alcançou respeito pela comunicação vivida na prática e atualmente vive a realidade de ver seus temas essenciais serem tratados abertamente pela mídia.
Ora, o trabalho iniciado pelos espíritos, percebido por Allan Kardec – que lhe organizou metodicamente os ensinos –, vitalizado pela marcante presença de Chico Xavier, mas igualmente estimulado pelo trabalho de homens da fibra de Cairbar Schutel, entre tantos anônimos ou conhecidos, do presente ou do passado, é fator que nos convida à reflexão.
Que atuação estamos tendo para continuar referido empreendimento, cujo objetivo é espiritualizar o ser humano? Exemplos não nos faltam. Entre eles, um comunicador por excelência: Cairbar de Souza Schutel (1868-1938).
Vale destacar que o livro VISÃO ESPIRITA DE UM BANDEIRANTE – PENSAMENTOS DE CAIRBAR SCHUTEL – volumes I e II, publicados pela editora O Clarim em 2005 – ano em que se comemorou o centenário de O Clarim, reúne os editorais da RIE, de 1925 a 1938, na autêntica ferramenta de comunicação de sua lucidez doutrinária e sua firmeza de caráter, que ele usou através das páginas da Revista Internacional de Espiritismo, na defesa e na divulgação das ideias espíritas. Um exemplo, sem dúvida, de comunicação espírita.
Orson Peter Carrara
http://orsonpetercarrara.blogspot.com.br/
Imagem do livro
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
O Espiritismo responde
Uma leitora de Guarani (MG) pergunta-nos por que Martins Peralva desaconselha a participação de mulheres grávidas nos trabalhos mediúnicos a partir do 3º mês de gestação.
A recomendação de Martins Peralva consta do cap. 9 do livro Estudando a Mediunidade. Segundo ele, a abstenção da gestante nos trabalhos mediúnicos objetiva preservar o reencarnante das vibrações pesadas do comunicante, atendendo a que, estando a mente do filhinho intimamente associada à da futura mãe, naturalmente se associará, também, à do Espírito, já ligada à alma do médium, consoante ele demonstra graficamente na obra citada.
Se o médium tivesse sempre a certeza de que a sua faculdade seria utilizada, exclusivamente, por Espíritos Superiores, a abstenção – asseverou o saudoso escritor – não seria necessária.
Sabemos que há espíritas que discordam da medida proposta, mas Chico Xavier transmitiu sobre o assunto idêntica recomendação.
Adelino da Silveira perguntou-lhe: - Nos embaraços mensais, a mulher pode frequentar os trabalhos mediúnicos?
Chancelada pelo Dr. Bezerra de Menezes, Chico grafou a seguinte resposta:
“No caso de nossas irmãs as mulheres, tão somente nas ocasiões de gravidez, após o terceiro mês de gestação do nascituro, devem abster-se da ação mediúnica, podendo permanecer, porém, na equipe de serviço espiritual para receberem auxílio.” (In Passes, Desobsessão e Disciplina, por Adelino da Silveira, disponível em http://goo.gl/mDGECt /.)
Como dissemos, no meio espírita as opiniões sobre o tema variam bastante.
Eis alguns exemplos:
1) Favorável à participação da gestante na sessão: http://goo.gl/Oj2GhO
2) Contrário à participação: http://goo.gl/dAWMtS
3) Meio termo entre as posições anteriores: http://goo.gl/5rmI0a
Pessoalmente, aliamo-nos à recomendação dada por Martins Peralva e referendada pelo Dr. Bezerra de Menezes.
Astolfo O. de Oliveira Filho
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
Imagem do livro
terça-feira, 13 de setembro de 2016
Um cristão verdadeiro age contra sua tendência normal do ego
No nível atual de nossa evolução espiritual, é difícil alguém ser um cristão verdadeiro, já que a nossa tendência normal é de satisfazermos aos interesses individuais e materiais de nosso ego. Daí Jesus ter-nos aconselhado que devemos buscar primeiramente as coisas do Reino de Deus, ou seja, as que dizem respeito à evolução do nosso eu superior (Mateus 6: 33) através da prática do amor. E Ele reforça esse ensino dizendo que se alguém quiser ser seu discípulo, deve renunciar-se a si mesmo, pegar sua cruz e segui-lo. A cruz a ser pega é o nosso carma de sofrimento. E, realmente, temos que pagar os nossos pecados até o último centavo (Mateus 16: 24; e 5: 26).
O cristianismo, com exceção do Espiritismo, ao contrário das religiões orientais, tem dado pouca importância a essas duas grandes verdades evangélicas. Mas, com razão, diz um antigo provérbio: “Lux ex oriente” (“A luz vem do Oriente”). E o cristianismo tem-se preocupado muito, também, com a adoração de Deus e pouco com a nossa reforma íntima. Vale a boa intenção dos teólogos. Mas Deus mesmo não dá muita importância a isso, pois Ele é imutável e totalmente independente de nós, sendo o mesmo ontem, hoje e sempre. A adoração a Deus não deixa de ser um ato de demonstração de nosso amor para com Ele. Mas nós é que nos beneficiamos com ela! E, segundo o que Jesus nos deu a entender, no seu diálogo com a Samaritana, à beira do Poço de Jacó (João 4: 23), Deus quer ser adorado em Espírito e verdade, o que nos leva a crer que a verdadeira adoração a Deus não é bem com cerimônias e rituais pomposos, mas reservadamente. Ademais, o meigo Galileu ensinou que se uma pessoa estiver no altar fazendo oferendas a Deus, mas se lembrar de que não está bem com alguém, ela deve interromper sua oferenda a Deus e ir reconciliar-se primeiro com seu desafeto, e então, somente depois disso, ela pode voltar ao altar para continuar as suas oferendas a Deus. (São Mateus 5: 23 e 24). Isso nos demonstra que estarmos bem com todas as pessoas é mais importante do que fazermos oferendas a Deus. E é mais importante exatamente porque, como já foi dito, Deus não precisa de nossas adorações e ofertas, mas nós precisamos estar reconciliados com todas as pessoas que, sem exceção, devemos amar, mesmo que sejam nossas inimigas! (São Mateus 5: 44). E, confirmando esse seu amor incondicional para com todos, Jesus disse que não veio para ser servido, mas para servir! Aliás, João nos ensina também que quem disser que ama a Deus, mas odeia seu inimigo, é mentiroso. (1 João 4: 20).
Realmente, para sermos cristãos verdadeiros, temos que combater sempre as mazelas dos vícios materiais de nosso ego, indo, pois, na contra mão do que é normal nas pessoas, isto é, revidar as ofensas feitas contra nós, o que levou Paulo a dizer: a palavra da cruz é loucura para o mundo! (1 Coríntios 1: 18).
E vamos a dois exemplos, um evangélico (Lucas 6: 29) e o outro de santa Teresa de Calcutá, canonizada pelo Papa Francisco em 4-9-2016, exemplos esses que nos ensinam grandes verdades cristãs que, infelizmente, são realmente rejeitadas pela tendência normal de nosso ego: “Ao que tirar tua capa, deixe levar também a túnica”; e “As mãos que servem são mais importantes do que os lábios que oram”, sim, porque orar é mais fácil do que servir!
José Reis Chaves
Prof. de português e literatura aposentado formado na PUC Minas / Escritor e jornalista colunista do diário O TEMPO, de Belo Horizonte / Palestrante nacional e internacional espírita e de outras correntes espiritualistas / Apresentador do programa “Presença Espírita na Bíblia” da TV Mundo Maior / Participante do programa “O Consolador” da Rádio Boa Nova / Tradutor de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Kardec, para a Editora Chico Xavier. E autor dos livros, entre outros, "A Reencarnação na Bíblia e na Ciência" e "A Face Oculta das Religiões", Editora EBM, SP, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Podem-se ler também as matérias da coluna de José Reis Chaves em O TEMPO, de Belo Horizonte, no seu facebook e no site desse jornal: www.tempo.com.br / Procurar colunistas. No final das matérias, há um espaço para comentários dos leitores, espaço este que se tornou um verdadeiro fórum de religiões. E qualquer um pode deixar seu comentário lá. Se não quiser que seu nome apareça, use um pseudônimo. E seu e-mail nunca aparece lá.
Obs.: Se meus livros não são encontrados em sua cidade, eles podem ser adquiridos diretamente comigo por meu e-mail ou telefone. Telefone: (31) 3373-6870
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terça-feira, 30 de agosto de 2016
Um minuto com Chico Xavier
O Chico é um ser emocionante, eis a expressão que melhor traduz a sua personalidade. Situa-se ele para muito além da dimensão que possa conceber.
Muito haverá que se falar de Chico, no futuro, além do que agora se fala. Casos sobre ele e relacionados com ele multiplicar-se-ão quase ao infinito. Muitos há ignotos e, desses muitos, alguns vêm à tona de quando em vez.
O narrado em frente é um deles. E, dada a pureza e simplicidade de linguagem da principal protagonista, Maria Helena Falcão dos Santos, advogada e esposa de meu prezado colega magistrado, Clodoaldo Moreira dos Santos, ora na inatividade, transcrevo-o "ipisis litteris":
"Há dezesseis anos, mais precisamente no dia 13/04/1975, sofri o maior golpe da minha vida.
Tinha verdadeira adoração por minha mãe. Nossa afinidade era muito grande. Na manhã daquele dia fatídico, estava eu fazendo a mamadeira para o meu filho caçula, quando o neto mais velho de minha inesquecível mãe e que com ela morava chegou em minha casa gritando: ‘Tia, a vovó está morrendo!’
Sem acreditar, pois à tarde do dia anterior ela tinha passado comigo e estava bem, corri até a sua casa, que era perto da minha, e a encontrei já sem fala, deitada em sua cama. Peguei-a nos braços e, chegando ao alpendre da casa, pedi a um vizinho, que ia passando de carro, que, pelo amor de Deus, nos levasse ao Hospital Santa Helena.
No banco de trás do carro eu sentia que todo o mundo desabava sobre mim. Minha santa mãe, com seus lindos olhos azuis, me fitava com todo o carinho que lhe era peculiar.
Eu, em desespero, passava a mão em sua cabeça e rezava. De repente, ela estremeceu e aquela luz tão forte, que emanava de seus lindos olhos azul, desapareceu. Os olhos ficaram opacos, sem vida.
Minha adorada mãe tinha acabado de desencarnar em meus braços. Entrei em desespero e nada mais fiz conscientemente disseram-me, depois, que, na hora do sepultamento, tiveram que me tirar a força de cima do caixão.
Sofri demais. Não conseguia tirar da minha mente seus olhos opacos, sem brilho que tanto os embelezava.
Com o passar dos anos, lendo muitas obras espíritas e cuidando de meu amado pai que, depois de três anos de sofrimento no leito, também retornou ao Além, pude ter outra visão do mundo, das pessoas, da morte. Porém, persistia em mim a lembrança sofrida dos olhos sem vida de minha mãe.
Acalentava o sonho de um dia ver o médium Chico Xavier. Há seis anos, dez depois do desenlace de minha adorada mãe, fui surpreendida com o telefonema de uma amiga, dizendo que o Chico estava em Goiânia e que estaria na Colônia Santa Marta, às 13 horas. Fiquei muito feliz e pensei: hoje vou realizar o meu sonho de vê-lo! Pelo menos de longe!...
Troquei rapidamente de roupa e, ao sair de casa, senti um desejo incontrolável de pegar uma florzinha do pé de manacá que minha mãe adorava e havia plantado para mim. Peguei a florzinha e, fechando-a na mão, dirigi-me para a Colônia.
Ao ver Chico Xavier passar por mim, fui invadida por forte emoção e senti um desejo muito grande de falar com ele. Vi que ele se sentou em uma cadeira e as pessoas, que eram muitas, formavam fila para cumprimentá-lo. Entrei na fila. Sentia a florzinha na minha mão, que eu conservava fechada, e algo me dizia que continuasse assim. O Chico estendia a mão e cumprimentava um a um.
Quando chegou a minha vez, para meu espanto, ele, cabisbaixo, estendeu a mão para mim, só que com a palma virada para cima, como à espera que fosse colocado algo. Eu, imediatamente, sem saber por que, coloquei em sua mão a florzinha de manacá, que só eu sabia estar fechada em minha mão. Ele, ainda com a cabeça baixa, abriu o paletó e guardou-a no bolso interno do mesmo. Só aí levantou a cabeça e me encarou. Sentia eu uma grande emoção. Meu rosto estava banhado pelas lágrimas. Queria dizer alguma coisa, mas não conseguia.
Ele, então, me disse:
– ‘Minha filha, os olhos dela brilham mais que a água marinha mais pura que possa existir neste planeta’.
E olhava para o meu lado, como se visse alguém. Eu, que já estava totalmente embargada pela emoção, entendi que ele estava vendo minha adorada mãe, ali, ao meu lado, mais viva do que nunca e que os olhos opacos e sem vida, cuja lembrança tanto me doía e fazia sofrer, não existiam.
Dominada por intensa emoção, afastei-me daquele santo homem, sem dizer uma palavra, mas com a certeza de que minha mãe estava muito bem e que seus belos olhos azuis brilhavam ainda mais que antes.”
Depoimento de Weimar M. de Oliveira, em artigo publicado na Folha Espírita de maio/2002.
José Antônio Vieira de Paula
depaulajoseantonio@gmail.com
Cambé, Paraná (Brasil)
Fonte:http://www.oconsolador.com.br/ano9/439/umminutocomchico.html
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Papa Francisco: um Espírito de escol
A humanidade caminha a passos lentos rumo ao amor, que sendo o último estágio da evolução espiritual, a aquisição completa deste sentimento é também o estágio de maior iluminação do ser pensante. É o voltar ao seio de Deus, para nos expressarmos de uma forma poética.
Muitas vezes, na maioria delas, no entanto, temos nos equivocado na interpretação desta palavra, considerando a iluminação como um símbolo de status, um grau onde seres que atingiram o patamar mais alto buscam distanciar-se dos simples mortais, ou seja, daqueles que, como nós, ainda trilham os caminhos menos ensolarados da vida.
Jesus, modelo irrefutável de amor, por toda a sua história de convivência e amparo aos menos felizes, aos que ainda não se esclareceram moralmente, como governador deste planeta não tem se furtado de nos enviar Espíritos de luz que aqui chegam para nos mostrar que a luz não é algo para humilhar os que não ainda a possuem. Nem para isentar os iluminados do trabalho em prol dos inferiores.
E na atualidade não poderíamos deixar de citar este grande Espírito que à frente da direção desta grande e respeitável instituição, a Igreja Católica, o Papa Francisco, vem quebrando paradigmas. O que não é pouca coisa diante da tradição quase que intransigente desta.
O bem em mundos superiores é algo natural, a regra. Num mundo de provas e expiação, no entanto, precisa ser objeto de aplausos. Não com o objetivo de envaidecer aqueles que o praticam, mas de valorizar o pouco para que se torne muito. Como regar uma semente para que germine, cresça e dê frutos. Este enviado de Deus tem feito sua parte, quando fala abertamente sobre questões até então polêmicas, como o perdão a quem se arrependeu de praticar um aborto, respeito aos homossexuais, igreja hospital e não igreja punitiva, quando, por exemplo, falou sobre os fiscais da fé.
O Papa que não aceita mordomias em hotéis, que faz questão de pagar sua conta. Quem desce de um carro para beijar e abençoar um menino numa cadeira de rodas? Podemos imaginar o quão importante estas atitudes são na evolução destas pessoas, destes irmãos de caminhadas que receberam a atenção de alguém que eles admiram tanto?
Já, por outro lado, podemos imaginar as dificuldades, as críticas que ele enfrenta? Analisando mais a fundo, podemos imaginar as tentativas dos missionários das trevas para derrubar este grande trabalhador?
Por isto mesmo quando estivermos prestes a reclamar do que ainda não é como deveria ser, lembremo-nos dos seus esforços muito louváveis e agradeçamos a Jesus por nos enviar de tempos em tempos, nas variadas escolas religiosas e também fora delas, Espíritos que não falam somente de religião, mas são exemplos vivos de amor. Lembremo-nos dos esforços de outros Espíritos abnegados e lembremo-nos do pouco ou nada que fazemos para a construção de um mundo melhor.
Não nos esqueçamos de que eles fazem a parte deles e se vão, para dar continuidade à sua jornada espiritual. Entram e saem, com a simplicidade dos grandes. Deixam exemplos maravilhosos, levam vibrações positivas. E nós, se partíssemos hoje, levaríamos e deixaríamos o quê? Fica a reflexão. Somos aquilo que fazemos, de nobre ou não tão nobre.
Rodinei Moura
rodimoura@uol.com.br
Ibitinga, SP (Brasil)
quinta-feira, 18 de agosto de 2016
O trabalho espírita requer servidores capacitados
Sempre haverá trabalho no campo do bem, na seara de Jesus. E quanto mais bem preparado o servidor, melhor também será seu trabalho e maior o número de corações a serem amparados.
Muitos centros espíritas carecem de trabalhadores que compreendam, de fato, o que é um trabalho realizado com bondade, harmonia e humildade, em que se evite o personalismo que abate, atrasa e desmotiva o propósito abençoado do Espiritismo: o consolo por meio da luz do amor.
Devido a essa preocupação, Carlos Campetti, em parceria com sua esposa Vera Campetti, escreveu o livro intitulado Trabalho Mediúnico – desafios e possibilidades.
A obra, de simples entendimento e objetivando ser somente um material de apoio – que levou dez anos para ser produzida, pois seu intuito é oferecer auxílio às pessoas interessadas em praticar a mediunidade de maneira mais segura e produtiva, conforme as orientações de Jesus e a codificação de Allan Kardec –, busca orientar trabalhadores, grupos e centros a fim de realizarem uma atividade mais sólida e eficaz no campo da prática mediúnica.
As obras básicas do Espiritismo, como as codificadas por Kardec e outras notáveis escritas por autores renomados e referentes, dão-nos o entendimento necessário e a direção correta para a realização dos trabalhos realizados em uma Casa Espírita.
Se essas obras sérias e respeitadas fossem de verdade estudadas e seu ensinamento e sua orientação fossem assimilados, sinceramente o contexto atual do movimento espírita seria bem diferente, seria muito melhor e mais profícuo.
Em face disso, existe também certa preocupação com a qualidade da literatura espírita produzida atualmente em nosso país, porque, da mesma maneira que podem ocorrer falhas no trabalho realizado nas atividades de um centro, assim pode se dar no tocante à tarefa do livro.
Todos sabemos que, se houver um material confiável, muito de positivo se poderá realizar em todos os setores da atividade espírita. E – melhor ainda – se houver disciplina e amor na condução de nossas tarefas, trabalhos abençoados poderão ser alcançados, em benefício de ambos os planos da vida.
Dr. Bezerra de Menezes, mestre da caridade, muito tem alertado sobre os perigos que a invigilância e a acomodação podem causar.
Uma questão que disso se deriva, e como tal bastante delicada, é o interesse pessoal presente, muitas vezes, entre os trabalhadores da Casa Espírita e comum também na prática mediúnica.
Precisamos, por isso, manter-nos atentos, pois o orgulho e a invigilância são, como ninguém ignora, portas escancaradas para a obsessão individual e coletiva.
De outro modo, se a humildade, a solidariedade, o entendimento e o amor forem a base do trabalho realizado, por certo os passos estarão seguindo conforme os grandes ensinamentos, porquanto não é um grupo, uma opinião ou um trabalhador que merecem destaque, mas unicamente o trabalho voltado para o bem que é possível realizar na seara de Jesus, na qual, como Ele mesmo declarou, a tarefa é muito grande mas os tarefeiros são poucos.
Fonte:http://www.oconsolador.com.br/ano9/439/editorial.html
Imagem acima do livro
Fonte:http://www.oconsolador.com.br/ano9/439/editorial.html
Imagem acima do livro
quarta-feira, 10 de agosto de 2016
Agressores e vítimas
Diante de crimes hediondos, suicídios, tragédias provocadas (como atentados e sequestros dramáticos), a perplexidade domina os círculos da sociedade humana.
É importante, de início, já informar: ninguém nasceu predestinado a matar ou a matar-se. Matar ou matar-se são resultantes da liberdade de agir. Estamos todos destinados ao progresso e o desajuste das emoções, do equilíbrio, é o grande responsável por tais tragédias. Estamos absolutamente convidados à harmonia na convivência, à solidariedade nas iniciativas.
Referida liberdade de decisão, no entanto, nos sujeita a reparações que virão a seu tempo. Isso por uma razão muito simples: somos responsáveis pelo que fazemos. A vida e suas leis determinam essa responsabilidade intransferível, deixando bem claro que toda lesão que causamos a nós mesmos ou a terceiros teremos que reparar. Não é castigo, mas apenas conseqüência.
E as vítimas? Como ficam essas pessoas? Por que sofrem atentados e se tornam vítimas de crimes passionais, etc? Podemos acrescentar outras questões: Por que Deus permite? Por que uns se livram inesperadamente de determinados perigos, enquanto outros deles são vítimas? Por que ocorrem com uns e com outros não? Qual o critério para todas essas situações?
Apesar da dor e sofrimentos decorrentes, e da não justificativa – sob qualquer pretexto – de gestos que violentem a vida, as chamadas vítimas enquadram-se em quadros de aprendizados necessários ou de reparações conscienciais perante si mesmos, envolvendo, é claro, os próprios familiares.
Por outro lado, os autores – apesar de equivocados e cruéis – são dignos de piedade, uma vez que enfermos. Quem agride está doente, desequilibrado na emoção e necessitado de auxílio, compreensão, tolerância e, mais ainda, de perdão.
Cristãos que nos consideramos, sem importar a denominação religiosa que adotamos, a postura solicitada em momentos difíceis como o agora enfrentando pela mentalidade brasileira, é de compaixão com agressores e vítimas. Todos são dignos da misericórdia que norteia o amor ao próximo. A situação de quem agride é muito pior do que quem é agredido. O agredido já se liberta de pendências que aguardavam o momento difícil; o agressor, por sua vez, abre períodos longos, no futuro, de arrependimentos e reparações que lhe custarão dores e sofrimentos.
Nada justifica a crueldade. Sua ocorrência coloca à mostra nossas carências e enfermidades morais expostas, demonstrando a necessidade do quanto ainda precisamos fazer uns pelos outros.
Não podemos julgar. Não temos competência para isso. O histórico divulgado pela mídia já demonstra por si só as carências expostas, entre tantos outros fatos lamentáveis. Mas há a bagagem que não vemos...
O momento é de vibrações uns pelos outros. Todos somos filhos de Deus...
Orson Peter Carrara
http://orsonpetercarrara.blogspot.com.br/
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