terça-feira, 26 de julho de 2011

Por que e para que o Centro Espírita?


Certa vez, quando eu era ainda um adolescente, um amigo indagou-me por que existiam e o que se fazia nos Centros Espíritas.
Com muita simplicidade e sem maior aprofundamento no mérito da questão, respondi-lhe que o Centro Espírita é uma casa de orações, onde se pratica a fraternidade entre seus componentes encarnados e desencarnados.
Desconhecedor da Doutrina Espírita, meu amigo, ironicamente, argumentou que para se rezar, a cidade estava cheia de igrejas e de padres.
Por serem diminutos os meus conhecimentos, curta a minha inteligência e fraca a minha habilidade para contra-argumentar, faltou-me, na ocasião, a palavra fácil e bem conduzida para maiores explicações.
Agora, lendo o livro “MEDIUNIDADE SEM LÁGRIMAS”, de Eliseu Rigonatti, encontrei no capítulo “Os Centros Espíritas”, o necessário esclarecimento, a resposta adequada àquela pergunta, que passo a transcrever:

“Um Centro Espírita é uma agremiação que tem por finalidade:

1. - A difusão dos ensinamentos de Jesus, consubstanciados em seu Evangelho e explicados à luz do Espiritismo.
2. - A difusão do Espiritismo que é uma doutrina que tem por bases a imortalidade da alma e a reencarnação dos espíritos.
3. - A prática da caridade espiritual através dos passes, da água fluida e da prece.
4. - O desenvolvimento da fraternidade universal pela extinção dos preconceitos de raças, de cor, de religiões e das classes sociais e de outras quaisquer barreiras que separam a família humana e a tornam infeliz.
5. - O desenvolvimento do senso de responsabilidade de cada indivíduo, demonstrando que pelo livre arbítrio cada um é responsável plenamente pelos seus atos, cujas conseqüências atingirão quem os pratica mais cedo ou mais tarde.

Um Centro Espírita é dirigido por duas diretorias: a diretoria terrena e a diretoria espiritual.
A diretoria terrena é composta de um grupo de pessoas de boa vontade, dotados de idéias nobres que se reúnem para lutar pelo progresso espiritual da humanidade. A diretoria espiritual é composta de espíritos abnegados que lutam ao lado da diretoria terrena e lhe secundam os esforços.
Entre as duas diretorias reinará a harmonia a fim de que os trabalhos não sejam perturbados pelas entidades malfazejas. Íntima e sincera amizade ligará os diretores terrenos e os espirituais porque são, de fato, amigos que habitam planos diversos e aos quais foi permitido congregarem-se para a realização de um ideal comum. Para presidir ao Centro, escolhe-se, sempre, o irmão mais capaz, mais estudioso e que apresente as melhores garantias de que não falhará no desempenho da tarefa que lhe foi confiada.
Entre os médiuns é preciso que haja uma grande estima, nunca um se julgando mais do que o outro e lembrando-se de que o pequenino esforço de cada um resultará em engrandecimento de todos.
Enfim, um Centro Espírita é um templo de estudo, de fé, de oração e de trabalhos, onde encarnados e desencarnados, estudando as leis eternas que emanam do Senhor, assentam os alicerces de um mundo de compreensão e de amor”.
Hoje, transcorridos quase setenta anos, após tantos fatos vividos e revividos, depois de tantas lições recebidas e repetidas, quando, por fim, adquiri o mínimo de experiência desejável e um pequeno acervo de conhecimentos da Doutrina Espírita, respondo com mais detalhes ao meu amigo, se é que ele me pode ouvir em algum lugar do mundo ou da espiritualidade:
Meu amigo, a Casa Espírita pode e deve ser considerada uma igreja, uma escola, um hospital, conforme as necessidades de quem a procura.
É uma igreja onde se louva a Deus em Espírito e Verdade, sem o culto a ídolos, sem incensos, sem velas e outros apelos materiais, sem rituais e formalidades; é uma casa de orações onde se reza com sentimento de espontaneidade, sem textos decorados e repetitivos, sem fórmulas preconcebidas, sem oblatas, sem óbolos, sem espórtulas ou quaisquer retribuições financeiras.
É uma escola onde se estuda o Evangelho de Jesus e se vive o Cristianismo em sua pureza e simplicidade primitivas; é um educandário onde se aprende a amar a Deus, ao próximo, aos inimigos, onde se instrui sobre a lei de causa e efeito, ou seja, a cada um segundo as suas obras, onde se busca adotar o lema “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”.
É um hospital onde são atendidos os sofredores encarnados e desencarnados, possuidores de chagas morais, portadores de desequilíbrios emocionais provocados por desatinos cometidos nesta ou em encarnações passadas, vítimas de desajustes familiares e sociais.
Ah ! meu amigo, a Casa Espírita é tudo isso e mais, é um refúgio de paz para as almas atribuladas.
Praza aos céus que você, depois de tanto tempo decorrido, já possa entender toda essa realidade.
Que Jesus o abençoe e que você possa ter olhos de ver e ouvidos de ouvir.

Felinto Elízio Duarte Campelo
felintoelizio@gmail.com

Imagem ilustrativa

2 comentários: