segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O campo de atuação do Espiritismo


No que se refere aos profitentes das diversas correntes religiosas na Terra, verificamos que há os que vivem em penumbra, presos pelas algemas dogmáticas, acorrentados ao preconceito e à ignorância, sem liberdade de analisar e perquirir; há os que vivem sob o fascínio e o deslumbramento com as pomposas práticas exteriores; há os que vivem jungidos aos paramentos, imagens e altares; há os que vivem o exclusivismo religioso, prisioneiros da letra que mata, ou seja, da fé cega, privados do espírito que vivifica, ou melhor, do exercício da fé raciocinada, da interpretação à luz da razão dos textos sagrados, dos fatos e dos fenômenos da vida material e da vida espiritual.
Esses não entendem, nem mesmo conhecem a beleza e a importância da Doutrina Espírita, revivescimento do Cristianismo em sua original pureza e simplicidade; esses não veem, nem mesmo vislumbram a portentosa obra em prol do progresso da humanidade, edificada e mantida pelo Espiritismo, singelamente, sem foguetório, sem ostentação, sem o trombetear dos fariseus de ontem e de hoje.
A atuação do Espiritismo se faz sentir no campo social, na área intelectual e no aspecto moral-religioso, dos encarnados e desencarnados.
Presta, a Doutrina dos Espíritos, uma assistência social aos carentes, sofredores e enfermos da Terra, ainda ligados pelos liames do corpo denso, quer seja com o pão material, o agasalho para os nus, o abrigo para os sem-teto e o remédio para os males físicos, quer seja com o alimento espiritual em forma de orações, de palavras de conforto, de esperança e de fé na indefectível bondade e justiça de Deus. Assiste, igualmente, aos Espíritos desencarnados que vagueiam na erraticidade, próximos à crosta planetária, orientando-os quanto aos seus deveres perante o Senhor, seu futuro de imensas responsabilidades, ensinando-lhes a lei do amor e do perdão, preparando-os para uma reencarnação menos dolorosa.
Assimilando a exortação feita pelo Espírito de Verdade – “ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO. INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO” –, o Espiritismo dá ênfase à necessidade de seus adeptos crescerem também intelectualmente, por meio do estudo rigoroso, sistemático e obrigatório da Doutrina em seus ângulos filosófico, científico e religioso, enveredando, outrossim, nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Favorece, destarte, o desenvolvimento da inteligência e a ampliação do saber.
Age, nossa Doutrina, com especial dedicação, no sentido de levar o homem a corrigir-se moralmente, dominando seus impulsos agressivos, vencendo suas inclinações para o mal, eliminando vícios de qualquer natureza, fazendo, enfim, uma total reforma íntima, dentro dos lídimos padrões cristãos, consubstanciados no mais sublime manual de conduta humana – O EVANGELHO.
Em seu aspecto religioso, é o Espiritismo uma fonte perene de consolações, de esperanças e de certezas num futuro de progresso e de paz espiritual. É, sem dúvida, o CONSOLADOR prometido por Jesus.

Felinto Elízio Duarte Campelo
felintoelizio@gmail.com
Maceió, Alagoas (Brasil)


Imagem ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário