domingo, 13 de maio de 2012

Pela Bíblia e os Espíritas, Javé não é o Deus Pai nosso e de Jesus


Javé é um Espírito protetor do povo hebreu que mais se manifesta no Velho Testamento, e que foi confundido com o próprio Deus, que jamais se manifestou diretamente na Bíblia e em lugar nenhum e a ninguém.
Até Moisés se enganou, temporariamente, quanto a Javé, tomando-O como se fosse o Deus absoluto e verdadeiro. E assim também pensavam os teólogos do VT e NT. E ainda até hoje, assim pensam muitos judeus e cristãos. É o que davam a entender estes textos: “Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo...” (Êxodo 33:11); “Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 19:31 e 34); e “Eu sou o Senhor” (Levítico 19:37; e 22: 2 e 3). Se se tratasse de Deus mesmo, Javé não teria essa grande preocupação de se identificar como Deus, que não tem nenhuma necessidade.
Todos os povos têm um espírito protetor especial. É o caso de Javé com o povo hebreu, como nos ensinam também os espíritas. Javé, realmente, sempre se apresentou como sendo um defensor do povo hebreu. E pelas suas características, Ele é um espírito humano imperfeito, pois é ciumento, guerreiro, vingativo e discriminador de pessoas e povos, quando a própria Bíblia afirma que Deus não faz acepção de pessoas. (Atos 10:34; Romanos 2:11; Deuteronômio 10:17; Gálatas 2:6; e 1 Pedro 1:17). Javé até se arrepende de ter criado o homem. (Gênesis 6:6). E quem se arrepende de ter feito alguma coisa, é porque errou. Ora, Deus é infalível, não erra. Alguém poderia dizer que, quando esse texto fala que Deus se arrependeu, se trata de uma figura de linguagem, e que ele não pode, pois, ser interpretado literalmente. Mas para o povo judeu antigo assim Javé era visto.
E não é que esse povo antropomorfizou Deus, já que Javé era mesmo um espírito humano. Mas parte do cristianismo antropomorfizou Deus, transformando-O em pessoa, e Javé no próprio Deus absoluto, como estamos vendo. O Deus absoluto e verdadeiro é o Pai (e Mãe) de Jesus e de todos nós.
Moisés que, como vimos, disse ter falado face a face com Deus, mais tarde, corrige esse seu equívoco, falando que Deus lhe teria dito: “... Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” (Êxodo 33:20). Na verdade, um espírito (anjo) lhe falou em nome de Deus. João, o Evangelista, afirma também: “Ninguém jamais viu a Deus.” (1 João 4:12). E Jesus o confirma, dizendo que ninguém jamais viu a Deus. (João 1:18).
Como se vê, a Bíblia tem coisas que se divergem entre si, pelo que temos que estudá-la com todos os recursos da ciência e da razão, para que possamos entender corretamente a sua verdadeira mensagem do mundo espiritual para nós, mensagem essa muito importante a ponto de chamarmos de divina, pois de fato, ela contém verdades divinas essenciais, isto é, de amor a Deus e ao próximo de modo incondicional.
Mas saibamos separar o joio do trigo, pois ela tem ouro, mas tem também cascalho, escrita que foi por homens. “Ontem, a Bíblia dirigia a ciência, hoje é a ciência que a dirige”.
E conforme Êxodo 15:3, Javé é mesmo um espírito humano: “O Senhor é homem de guerra; Senhor é o seu nome.”

PS:
1-Lançado o livro em quadrinhos “Kardec”, de Carlos Ferreira e Rodrigo Rosa, Ed. Barba Negra, prefácio de Marcel Souto Maior, autor de “As Vidas de Chico Xavier”.
2-Viagem ao Egito e Israel com o experiente cicerone espírita Prof. Severino Celestino. Contato: rwturismo @rwturismo.com.br. - Tel. (11) 3667-3506 (Márcia ou Wanda).

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP) e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) – www.literarium.com.br - e meu e-mail: jreischaves@gmail.com - Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo email: contato@editorachicoxavier.com.br e o telefone: 0800-283-7147.

Imagem ilustrativa

23 comentários:

  1. E por conta desse Javé, quase toda a bíblia virou uma bagunça.
    Muitas pessoas não acreditam na bíblia, por conta desse Javé, o deus dos exércitos, da vingança, do ódio, do ciume, um deus que gosta de ser bajulado.
    Não entendo como que a Espiritualidade, deixou isso acontecer.
    Será que a Espiritualidade não pode prever a merda que isso daria.
    O que tem de ateu, por conta desse deus estúpido.
    Como é que a Espiritualidade pode deixar um Alambaque dirigir aquele povo.
    E para piorar, tanto o deus Javé, como o povo judeu....não sei qual é o pior.
    Haja Jesus para dar jeito nisso.

    ResponderExcluir
  2. A bíblia é um manual de poroduzir ateus.
    Quantas pessoas já se tornaram descrentes em Deus, por conta desse livro maldito?
    Eu conheço vários ateus, bem melhores que muitos crentes que vivem lendo esse livro anedótico, que conta a lenda de um povo fracassado, que vivia sem terras, sendo sempre escravizados, pelas civilizações mais evoluídas.
    Judeus sempre foram um estorvo para a humanidade, criaram um deus lixo, e vivem em desarmonia com o resto do mundo, até hoje.
    Onde tem religião judica/cristã/muçulmana..... todas filhas de Abraão e do deus Javé..... sempre existe algum tipo de maldição, mortes e guerras.

    ResponderExcluir
  3. Com a ajuda dos palestrantes e livros da Doutrina Espíritas, eu posso tentar compreender melhor o mundo.
    Se eu fosse depender da bíblia e dos pastores, para compreender meu criador e a vida, já teria me tornado mais um materialista sem esperança.
    Eu fico pensando, sobre o comprometimento em que se meteu a Espiritualidade, que conduzia o começo da civilização na Terra, quando deixou passar esse Javé, como Deus e criador de tudo.
    Gente, olha o tamanho da bagunça que isso virou, quantas guerras, mortes, extermínios, etc... fizeram e fazem até hoje, em nome desse Deus e dessas religiões.
    Precisou vir um Espírito Evoluido (Jesus) para dar um jeito na confusão.
    E ainda nos dias de hoje, continuamos em plena discórdia, sobre esses assuntos "divinos".
    Jesus não era um Espírito Superior perfeito, era apenas um de nós, porém, muito mais evoluído.
    Nós, contamos somente com nós mesmos e alguns Espíritos Evoluídos, para nos ajudar na evolução.
    Quem ou a coisa que nos criou, está muito além das nossas capacidades de entendimento.
    Nem esse nosso irmão e amigo Jesus, sabe ou consegue compreender esse Deus.
    Deus, não está em lugar nenhum desse universo (tempo e espaço é matéria).
    Deus, não está e náo é a matéria, logo, não temos a menor ideia, do que é, e onde está esse Deus.
    Nesse nosso mundo (universo), só existe Espirito e Matéria.
    Deus está fora de tudo isso, logo, ele não é uma entidade, que ama ou odeia, que gosta ou desgosta, Deus não tem nada a ver, com as características humanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc aprendeu "tudo isso" com quem? Lendo os livros deturpados do Denizard? Foi ele que se deixou crucificar por nós? Se não, por que ele teria méritos pra receber "tamanha" revelação? Que "deus" é esse o de vocês? Eu prefiro Aquele que falou e cumpriu!

      Excluir
    2. Meu caro Allan, meu nome também é Alan, mas com um (l) só!

      por favor leia o capitulo I - A nova Era - evangelho segundo espiritismo, Kardec descreve claramente:

      A nova era
      9. Deus é único e Moisés é o Espírito que Ele enviou em missão paratorná-lo conhecido não só dos hebreus, como também dos povos pagãos.
      O povo hebreu foi o instrumento de que se serviu Deus para se revelarpor Moisés e pelos profetas, e as vicissitudes por que passou esse povo destinavam-se a chamar a atenção geral e a fazer cair o véu que ocultava aoshomens a divindade.

      Acho que esse moisés e o mesmo moisés da bíblia!

      E esse Deus e o mesmo do velho testamento!

      livro maldito? quanta intolerância, pesquise Auto de fé de Barcelona!


      Excluir
    3. Senhor Francisco de Souza o livros de Kardec não são deturpados! e a hermenêutica do sr. Alan não é correspondente, por favor leia o livro Evangelho Segundo Espiritismo e tire suas próprias conclusões!

      Excluir
  4. Deus é nossa referência, nosso criador, como o pintor e sua arte, ou seja, a arte não é o pintor, mas o que nos indicam é que somos a sua imagem e semelhança, contudo, podemos observa-lo na sabedoria de suas leis imutáveis regendo este universo maravilhoso. Quando tivermos evoluídos e com domínio de boa parte das ciências, será mais fácil percebe-lo, esse Pai que não é morfológico.

    ResponderExcluir
  5. Os preceitos morais contidos na bíblia ficam inalteráveis, aqueles que definem o nosso caráter. O que é cultura e história deve ficar no seu lugar, somente para conhecimento. Foi por isto que o nosso mestre Jesus falava em parábolas, porque sabia que com a evolução, com o avanço das ciências seria possível entender o sentido mais profundo e transcendental de suas conotações. A Doutrina Espírita que também é Cristã, com a ajuda dos Espíritos encarregados de revelar o que chamamos de "Terceira Revelação" ou de "Cristianismo Redivivo" é que nos foi possível se aprofundar em seus ensinamentos e entender a grandeza de sua passagem pela terra que já estava planejada desde muito.
    Com a compreensão da reencarnação, não podemos olvidar nossa passagem por estes povos de outrora e que somos nós que iremos restabelecer a ordem das coisas, infelizmente a fé cega continua atingindo a muitas pessoas e naquele período tinha forte influência ainda do politeísmo e suas mistificações afetando intensamente na cultura social. Mas o tempo se encarrega de colocar tudo no seu lugar, os que hoje ainda acreditam de forma disforme, vão evoluir tanto quanto nós que conseguimos, talvez, crescer um pouquinho mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Meu caro, ou se acredita em Jesus 100%, ou não se acredita em nada dEle. Se vc o considera o seu mestre, deveria acreditar em tudo o que Ele disse. Quem fala meias verdades não é digno de confiança. Em nenhum lugar do evangelho, fala-se em reencarnação, por exemplo. Os apóstolos deram a vida deles pregando a ressurreição, porque foi isso o que ocorreu com o Mestre! Ele ressuscitou e visitou seus apóstolos e demais discípulos em seu Corpo Glorioso. Se reencarnação existisse, seria um ato totalmente sem sentido o Mestre sofrer numa cruz, já que todo mundo terá inúmeras oportunidades para se "elevar". Mas, como ela não existe, então o sacrifício de Jesus faz todo o sentido! Ele superou a todos os limites da compreensão humana para evitar que as criaturas prediletas do Pai tivessem o fim trágico: o de não pertencerem ao grupo dos que viverão eternamente na presença do Todo-Poderoso Deus. Ninguém chega sequer aos pés de Jesus para vir ao mundo trazer mais uma "revelação"! Quem acredita nisso, está dizendo que Jesus é imperfeito, que Ele não é o que Ele disse ser, portanto, que Ele mentiu, ou não tinha noção do que dizia. Mas, ao contrário, quem acredita em suas palavras e nas obras que Ele realizou, apenas aquelas enquanto esteve aqui como homem, sabe que todo o Seu poder era, é e sempre será divino. Acreditar que um ser humano chegue depois e diga: "olha pessoal, eu tou sabendo de algo totalmente superior ao que o próprio Jesus ensinou; Deus me escolheu pra eu ser o novo revelador desse conhecimento ainda mais maravilhoso..." é não estar fazendo bom uso de sua inteligência ou, então, simplesmente, nunca ter acreditado em Jesus (como os ateus ou os seguidores de outras religiões ou seitas que não fazem sequer referência a Ele). Por tudo o que eu falei, não existe (nem faz o menor sentido falar em) espiritismo cristão!!! É querer "fazer cortesia com o chapéu dos outros"... Quem quiser ser espírita, que o seja! É um direito de qualquer um ser o que quiser... Mas daí a se dizer cristão também, é querer enganar a si mesmo e/ou a mais alguém que seja ignorante. São Paulo mesmo disse: "tudo me é permitido, mas nem tudo me é proveitoso". Quanto a ser evoluído, como vc e tantos outros espíritas falam, Jesus falou: "ninguém ama mais que aquele que dá a sua vida pelos amigos", mas Ele deu a vida até pelos que O odiavam. Pode alguém ser mais "evoluído" do que isso? Quem se acha evoluído, que comece a dar a sua vida pelos outros... Que o Espírito Santo de Deus, Aquele que gerou Jesus em Maria, possa te iluminar e te convencer de que Jesus é quem tem o conhecimento verdadeiro e pleno de Deus, ninguém mais pode vir aperfeiçoá-lo !!!

      Excluir
  6. Boa noite meus irmãos. tenho uma dúvida, se Jave não é o Pai de Jesus, então porque no antigo testamento há profecias referente à vinda do Messias ou Cristo sendo que é o próprio Jave que promete esse evento?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite meus irmãos. tenho uma dúvida, se Jave não é o Pai de Jesus, então porque no antigo testamento há profecias referente à vinda do Messias ou Cristo sendo que é o próprio Jave que promete esse evento?

    ResponderExcluir
  8. MAs se Javé era um anjo ele não estava a serviço de Deus?os anjos não são representantes e mensageiros de Deus?eles não obedecem às ordens de Deus?portanto tudo q foi feito por Javé foi feito por ordens do próprio Deus.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde amigos! Que Deus tenha misericórdia de vossas almas. Arrependam-se enquanto é tempo. Jesus vos ama e deu Sua vida na cruz pra salvar amim e a ti. Aceite a Cristo como seu Salvador e abandone enquanto há tempo essa doutrina que te leva a se afastar de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Como pode alguém dizer que reconhece o valor de Jesus e ofender tão baixa e grosseiramente o nome de Seu Pai? Deve ser por que eles acreditam mais no "deus" Allan Kardec, na verdade, Hippolyte Léon Denizard Rivail. Que vergonha!!!

    ResponderExcluir
  11. A ignorância de quem escreveu o texto acima e de quem ainda concorda com tamanha aberração é de assustar! O próprio Jesus, o Verbo de Deus, disse que Moisés havia permitido certas coisas no passado (como o divórcio) por causa da dureza de coração das pessoas daquela época. O ser humano, na época de Abrão (depois chamado de Abraão), era bárbaro, vivia em guerras por terras, recursos naturais, etc. (aliás, ainda hoje faz isso). E Deus, ao se manifestar a seus escolhidos (aqueles de coração justo, ou seja, os mais íntegros da Terra), teve que confirmar a eles que era de fato o verdadeiro Deus, fazendo-os vencer aqueles que os atacavam, que os queriam forçar a praticar atos indignos de toda sorte, como o sacrifício de seres humanos em adoração a seus deuses, por exemplo. Portanto, Javé jamais instigou ninguém a matar ninguém (é só ler um de seus mandamentos: Não matarás!), muito pelo contrário, Caim foi castigado por ter matado seu irmão Abel. É incrível como ainda existem pessoas sendo enganadas com falsa doutrinas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas em Números, Javé mandava assassinar aqueles que não se humilhavam a ele, e até mesmo, pediu a Moisés que orientasse o povo a apedrejar um homem, que estava colhendo gravetos no sábado, ele é Cruel, Vingativo e Ciumento, igual aos Deuses Pagãos, que disputavam a soberania e titulo sobre os povos, enquanto Jesus ensinava o Amor, o Livre Arbítrio e Perdão, onde que Javé, um Deus Maligno que sente ódio e desprezo pelo humano, pode ser o Pai Harmonioso de Jesus ???

      Excluir
    2. Ah, e também, ele mandava assassinar animais, sempre tem que haver sangue derramado para Javé, ou seja, aceita Sacrifício de Vidas como outros Deuses, até incentivou Abraão a assassinar seu próprio filho, para provar sua Fé, ou seja, ele aceita Sangue de Humanos tbm. provavelmente ele tenha aceitado o sangue sacrificado de Jesus tbm

      Excluir
  12. Olá!! Adicionei alguns vídeos que podem ser localizados no arquivo do blog datado do dia 02/07/2017 que poderá contribuir para o entendimento a respeito da reencarnação e aproveito para lembrar que é importante as diferenças de opiniões para que os envolvidos se motivem aos estudos e as pesquisas, lembrando também que o Mestre nos ensinou que fora da Caridade não há salvação e não fora da Igreja, sendo assim, até mesmo um ateu que tenha essa postura moral estará no caminho da salvação, abraços!!

    ResponderExcluir
  13. Enquanto as pessoas insistirem que somos unicamente uma vida terrena , em que só há uma vida vivida na terra, e suas consciências ficarem presas a dogmas religiosos e crenças , a ignorância irá imperar por milhares de anos ainda.

    ResponderExcluir
  14. Lendo esse texto, se compreende bem por que a doutrina espirita só existe no Brasil e em nenhum outro lugar do mundo. A quantidade de erros grosseiros teológicos é gritante.

    ResponderExcluir
  15. Deus não erra e não faz confusão, Javé é Deus.

    ResponderExcluir