segunda-feira, 24 de junho de 2013

Deus criador incriado e Deus criador criado e inferior


Li o livro do Jesuíta espanhol José Antônio Laburu: “Jesus Cristo é Deus?”, Edições Loyola e Ed. Cléofas.  Laburu considera que a grande importância e o grande triunfo do cristianismo se devem ao fato de Jesus ser outro Deus, quando o certo seria atribuí-los ao Deus único e verdadeiro, o Pai.
O autor baseou sua tese no dogma do Concílio Ecumênico de Nicéia (325). O líder contra a divinização de Jesus foi Ário, daí o arianismo. Para se ter uma ideia de quanto foi polêmico esse concílio, basta dizer que santo Atanásio, o chefe dos divinizadores, foi exilado cinco vezes, havendo suspeita de que ele tenha morrido envenenado, ao retornar de seu último exílio. E o imperador Constantino, defensor da divinização, depois ficou vacilando, ora a favor, ora contra. E ele dominou mais esse concílio do que o próprio bispo romano da época, Silvestre.
    
Deixemos a Bíblia falar:
  
“Filho Unigênito do Pai”. (São João 3:16). Essa frase é uma das mais usadas pelos divinizadores de Jesus. Seria ela uma interpolação? Para o teólogo e filólogo francês Etiènne, queimado em 1546, a tradução certa seria “Filho de Deus único.” E diz são Paulo: “O próprio espírito nos testifica que somos filhos de Deus” (Romanos 8, 16). E vejamos esta outra: “Eu e o Pai somos um”. (São João 10: 30). Eles são um na sintonia, e não nas identidades. E nós podemos ser também um com Deus e Jesus. “A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós.” (São João 17: 21). “Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós.” (São João 14: 20). Jesus e todos nós somos deuses, sim, mas relativos (São João 10,34-35; 1 Samuel 28,13;  e  Salmo 82,6). E Deus mesmo, absoluto e único, é só o Pai nosso e de Jesus. E é também o único ser incontingente de são Tomás de Aquino.
Outros textos bíblicos que dispensam comentários.  “O Pai é maior do que eu” (São João 14: 28). “Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” (São João 20: 17).  “Deus é um só.” (Romanos 3: 30). “Há um só Deus verdadeiro, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” (1 Timóteo 2: 5).  “Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um só, que é Deus.” (São Lucas 18: 19).
E Jesus não ressuscitou, foi ressuscitado por Deus, que nos ressuscitará também. (Romanos 8: 11).
A importância de Jesus é realmente o fato de Ele ser o enviado de Deus como portador do evangelho para nós. E, pois, essa importância para nós do homem Messias se torna tanto maior quanto maior é Deus Pai, o Criador incriado, o enviador do enviado Jesus, Filho de Deus, Criador também, mas criado, apesar de Primogênito das criaturas. (Colossenses 1:15). 
Atentemos para o fato de que o enviador é sempre mais importante do que o enviado, que é, portanto, inferior.
Como se vê, os teólogos fugiram muito da Bíblia, ao criarem a teologia cristã. Acredite neles quem quiser!

Na TV Mundo Maior, por parabólica, a cabo e o site www.tvmundomaior.com.br o programa “Presença Espírita na Bíblia”, com Celina e este colunista, nas quintas-feiras, às 20h, e nos domingos, às 23h. Para suas perguntas e sugestões: presenca@tvmundomaior.com.br - E, na Rede TV, o programa “Transição”, aos domingos, às 16h15 e em horários da madrugada.

Obs.: Esta coluna é de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”
Ed. EBM (SP) e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br - e meu e-mail: jreischaves@gmail.com - Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail: contato@editorachicoxavier.com.br e o telefone: 0800-283-7147.

Imagem ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário