terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Coerência


“Cuida para que teus atos e palavras expressem a mesma linguagem.” – François C. Liran

Jesus, nosso “modelo e guia mais perfeito”, Mestre por excelência, legou-nos as mais altas expressões de coerência. Nunca houve defasagem entre suas palavras e atos. Antes d’Ele, temos também Sócrates, evidentemente com menos brilho, mas na mesma linha comportamental.
Em várias oportunidades, o meigo Rabi desaconselhou a dubiedade, a falsidade… Estão aí registradas, indelevelmente, pelos Evangelistas a Parábola da Figueira Estéril e a significativa expressão “túmulos caiados”.
O espírita-cristão não se pode deixar surpreender em contradição entre o que fala e o que faz.
O espiritismo, revivendo as fórmulas eternas do Cristianismo, não deixa margem a dúvidas quanto à coerência que deve existir entre a mensagem verbal e o procedimento na prática de seus seguidores. Nossos atos deverão ser o adubo enriquecedor de nossas palavras, produzindo assim, os frutos da verdade, da coerência.
Jesus falava com autoridade e tanto suas palavras quanto os seus atos traduzem uma coerência inquestionável. Assim, do mesmo modo deve agir toda criatura que o elegeu como Mestre.
A fidelidade doutrinária é, antes de tudo, o compromisso maior do espiritista sincero. O contrário seria a revivescência do farisaísmo de tão triste história.
Resta-nos indagar à nossa consciência se, na verdade, estamos atendendo o postulado Kardequiano de “dia-a-dia combater as inclinações más e cuidando da transformação moral”, ou se, a exemplo dos fariseus, estamos apenas mostrando um leve verniz, que esconde sob a sua fina camada “podridão por dentro”.
Não sejamos como a figueira estéril que, embora repleta de folhas, não possuía frutos.
Possa o Mestre Maior contar com a nossa operosidade no Bem, expressada, coerentemente, em atos e palavras na mesma linguagem.

Rogério Coelho

Jornal “O Espírita Fluminense”
Instituto Espírita Bezerra de Menezes – IEBM – Niterói – RJ

Imagemi ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário