Sutilmente vai-se popularizando uma forma lamentável de
revelação mediúnica, valorizando as questões perturbadoras que devem receber
tratamento especial, ao invés de divulgação popularesca de caráter
apocalíptico.
Existe um atavismo no comportamento humano em torno do Deus
temor que Jesus desmistificou, demonstrando que o Pai é todo Amor, e que o
Espiritismo confirma através das suas excelentes propostas filosóficas e
ético-morais, o qual deve ser examinado com imparcialidade.
Doutrina fundamentada em fatos, estudada pela razão e
lógica, não admite em suas formulações esclarecedoras quaisquer tipos de
superstições, que lhe tisnariam a limpidez dos conteúdos relevantes, muito
menos ameaças que a imponham pelo temor, como é habitual em outros segmentos
religiosos.
Durante alguns milênios o medo fez parte da divulgação do
Bem, impondo vinganças celestes e desgraças a todos aqueles que discrepassem
dos seus postulados, castrando a liberdade de pensamento e submetendo ao tacão
da ignorância e do primitivismo cultural as mentes mais lúcidas e avançadas…
O Espiritismo é ciência que investiga e somente considera
aquilo que pode ser confirmado em laboratório, que tenha caráter de revelação
universal, portanto, sempre livre para a aceitação ou não por aqueles que
buscam conhecer-lhe os ensinamentos. Igualmente é filosofia que esclarece e
jamais apavora, explicando, através da Lei de Causa e Efeito, quem somos, de
onde viemos, para onde vamos, porque sofremos, quais são as razões das penas e
das amarguras humanas… De igual maneira, a sua ética-moral é totalmente
fundamentada nos ensinamentos de Jesus, conforme Ele os enunciou e os viveu,
proporcionando a religiosidade que integra a criatura na ternura do seu
Criador, sendo de simples e fácil formulação.
Jamais se utiliza das tradições míticas greco-romanas, quais
das Parcas, sempre tecendo tragédias para os seres humanos, ou de outras
quaisquer remanescentes das religiões ortodoxas decadentes, algumas das quais
hoje estão reformuladas na apresentação, mantendo, porém, os mesmos conteúdos
ameaçadores.
De maneira sistemática e contínua, vêm-se tornando comuns
algumas pseudorrevelações alarmantes, substituindo as figuras mitológicas de
Satanás, do Diabo, do Inferno, do Purgatório, por Dragões, Organizações demoníacas,
regiões punitivas atemorizantes, em detrimento do amor e da misericórdia de
Deus que vigem em toda parte.
Certamente existem personificações do Mal além das
fronteiras físicas, que se comprazem em afligir as criaturas descuidadas, assim
como lugares de purificação depois das fronteiras de cinza do corpo somático,
todos, no entanto, transitórios, como ensaios para a aprendizagem do Bem e sua
fixação nos painéis da mente e do comportamento.
O Espiritismo ressuscita a esperança e amplia os horizontes
do conhecimento exatamente para facultar ao ser humano o entendimento a
respeito da vida e de como comportar-se dignamente ante as situações dolorosas.
As suas revelações objetivam esclarecer as mentes, retirando
a névoa da ignorância que ainda permanece impedindo o discernimento de muitas
pessoas em torno dos objetivos essenciais da existência carnal.
Da mesma forma como não se deve enganar os candidatos ao
estudo espírita, a respeito das regiões celestes que os aguardam, desbordando
em fantasias infantis, não é correto derrapar nas ameaças em torno de fetiches,
magias e soluções miraculosas para os problemas humanos, recorrendo-se ao
animismo africanista, de diversos povos e às suas superstições. No passado, em
pleno período medieval, as crenças em torno dos fenômenos mediúnicos
revestiam-se de místicas e de cerimônias cabalísticas, propondo a libertação
dos incautos e perversos das situações perniciosas em que transitavam.
O Espiritismo, iluminando as trevas que permanecem dominando
incontáveis mentes, desvela o futuro que a todos aguarda, rico de bênçãos e de
oportunidades de crescimento intelecto-moral, oferecendo os instrumentos hábeis
para o êxito em todos os cometimentos.
A sua psicologia é fértil de lições libertadoras dos
conflitos que remanescem das existências passadas, de terapêuticas especiais
para o enfrentamento com os adversários espirituais que procedem do ontem
perturbador, de recursos simples e de fácil aplicação.
A simples mudança mental pra melhor proporciona ao indivíduo
a conquista do equilíbrio perdido, facultando-lhe a adoção de comportamentos
saudáveis que se encontram exarados em O Evangelho segundo o Espiritismo, de
Allan Kardec, verdadeiro tratado de eficiente psicoterapia ao alcance de todos
que se interessem pela conquista da saúde integral e da alegria de viver.
Após a façanha de haver matado a morte, o conhecimento do
Espiritismo faculta a perfeita integração da criatura com a sociedade, vivendo
de maneira harmônica em todo momento, onde quer que se encontre, liberada de
receios injustificáveis e sintonizada com as bênçãos que defluem da
misericórdia divina.
A mediunidade, desse modo, a serviço de Jesus, é veículo de
luz, de seriedade, dignificando o seu instrumento e enriquecendo de esperança e
de felicidade todos aqueles que se lhe acercam.
Jamais a mediunidade séria estará a serviço dos Espíritos
zombeteiros, levianos, críticos, contumazes de tudo e de todos que não anuem
com as suas informações vulgares, devendo tornar-se instrumento de conforto
moral e de instrução grave, trabalhando a construção de mulheres e de homens
sérios que se fascinem com o Espiritismo e tornem as suas existências úteis e
enobrecidas.
Esses Espíritos burlões e pseudossábios devem ser
esclarecidos e orientados à mudança de comportamento, depois de demonstrado que
não lhes obedecemos, nem lhes aceitamos as sugestões doentias, mentirosas e
apavorantes com as histórias infantis sobre as catástrofes que sempre
existiram, com as informações sobre o fim do mundo, com as tramas intérminas a
que se entregam para seduzir e conduzir os ingênuos que se lhes submetem
facilmente…
O conhecimento real do Espiritismo é o antídoto para essa
onda de revelações atemorizantes, que se espalha como um bafio pestilencial,
tentando mesclar-se aos paradigmas espíritas que demonstraram desde o seu
surgimento a legitimidade de que são portadores, confirmando o Consolador que
Jesus prometeu aos seus discípulos e se materializou na incomparável Doutrina.
Ante informações mediúnicas desastrosas ou sublimes, um
método eficaz existe para a avaliação correta em torno da sua legitimidade, que
é a universalidade do ensino, conforme estabeleceu o preclaro Codificador.
Desse modo, utilizando-se da caridade como guia, da oração
como instrumento de iluminação e do conhecimento como recurso de libertação, os
adeptos sinceros do Espiritismo não se devem deixar influenciar pelo moderno
terrorismo de natureza mediúnica, encarregado de amedrontar, quando o objetivo
máximo da Doutrina é libertar os seus adeptos, a fim de os tornar felizes.
Vianna de Carvalho
Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, no
dia 7 de dezembro de 2009, durante o XVII Congresso Espírita Nacional, em
Calpe, Espanha. Em 09.04.2012.
Fonte: http://www.divaldofranco.com.br
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