segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Reencarnação - Processo educativo


Livro de:

Adenáuer Marcos Ferraz de Novaes

FUNDAÇÃO LAR HARMONIA




A pedido da Fundação Lar Harmonia revi alguns capítulos deste modesto trabalho para a impressão da segunda edição corrigindo alguns erros verificados na primeira. Decidi por não ampliar o material, já que se trata de uma iniciação ao estudo da reencarnação, sem a pretensão de ser nada mais que isto. Dois anos se passaram desde o início em que nos motivamos a escrever sobre o tema e ele continua a merecer a atenção do público em geral, embora ainda muito pouco estudado, principalmente nas academias, o que nos priva de experimentar as conseqüências práticas de importante conhecimento. Quando a reencarnação alcançar, de forma mais intensiva, o estudo e as pesquisas nas universidades, a sociedade ganhará com sua aplicação no cotidiano das pessoas.
A compreensão da natureza humana será ampliada a partir da visão reencarnacionista. A psicologia será radicalmente contaminada pela perspectiva palingenética, permitindo ao profissional que a utilize penetrar na essência do que é o ser humano.
A compreensão da história do homem a partir do paradigma da reencarnação, terá novo alcance visto que se estenderá para além do material, do físico, do que é percebido pelos cinco sentidos. Os fatos históricos poderão ser percebidos como repetições exercidas pelos seus antigos protagonistas que retornaram. Paulatinamente estamos assistindo, a cada momento, malgrado o pensamento científico ortodoxo, a inserção da idéia da reencarnação no consciente e inconsciente coletivos da humanidade. Tudo parece estar conspirando a favor da percepção crescente do espiritual como sentido real do universo.
O século XX que parecia ser o da imagem e do movimento para fora da Terra, torna-se cada vez mais o do espírito e do movimento para o interior do próprio homem.
Certamente que a percepção da reencarnação não é o fator que possibilita tal transformação, mas ela é uma das condições que propiciam ao homem perceber-se nessa imensa complexidade que é sua própria natureza. A crescente necessidade de autoexplicar-se decorre da falência de suas próprias teorias a respeito de si mesmo. Qualquer paradigma inadequado gerará um desequilíbrio no sistema auto-regulador, que mantém o psiquismo humano. Essa desarmonia provoca um vazio a ser preenchido por algo que seja verdadeiro e pleno.
A reencarnação não é dogma ou crença à mercê de explicações pseudo-científicas. Não há o que temer quanto a sua investigação meticulosa e séria. Se é uma verdade (como de fato é) acabar-se-á revelando-se quando os homens tiverem olhos de ver. Notáveis homens de ciência demonstraram sua realidade, da mesma forma que Galileu que, pela lógica irretorquível dos fatos, provou o sistema heliocêntrico. Somos, e seremos por muito tempo, seres reencarnados a despeito dos dogmas religiosos que teimam em querer submeter a verdade às tradições equivocadas de sistemas ultrapassados.
Convido o leitor a não permanecer apenas na leitura deste livro indo buscar na bibliografia do final outras informações sobre o tema cuja importância para sua vida será maior do que imagina.


Adenáuer Novaes
Salvador, primavera de 1997


Disponibilizo todo o livro para download:     REENCARNAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário