terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Manifestação mediúnica no passado


Revista Espírita – Novembro 1867

Por volta de 1700, já havia um famoso médium de cura;
era um Padre.

O PADRE GASSNER



No n° 24 do jornal A Exposição Ilustrada Popular, encontramos uma notícia curiosa sobre o padre Gassner, muito famoso na época por seu poder de cura. Está num artigo chamado "Correspondência sobre taumaturgos". Diz o seguinte:
"Jean Joseph Gassner nasceu em 20 de agosto de 1727 em Bratz; fez seus primeiros estudos em Inspruck e em Praga, recebeu as ordens eclesiásticas e passou a exercer seu cargo na região dos Grisons.
"Depois de quinze anos de vida na clausura, revelou-se ao mundo com a força excepcional de curar todas as doenças apenas impondo as mãos, gratuitamente e sem utilizar nenhum medicamento. Os enfermos começaram a surgir de todas as partes, e, logicamente, teve como maior inimigo todo o corpo médico. Uns reconheciam suas curas maravilhosas, outros as contestavam.
"O bispo de Constance abriu um inquérito contra ele. Durante a investigação feita pelo diretor do seminário, Gassner declarou que jamais pretendera fazer nenhum milagre e que estava somente exorcizando os demônios em nome de Jesus Cristo, utilizando o poder que a própria ordenação conferia a todos os padres de expulsar os demônios causadores de todos os males do mundo.
O duque de Wurtemberg assumiu abertamente que era seu admirador e protetor, mas suas curas famosas na Suíça, na Alemanha e na França, também atraíram poderosos adversários. Vários bispos se colocaram igualmente contra ele e Gassner acabou proibido de praticar exorcismo em suas dioceses. Sua vida foi uma seqüência de curas e perseguições da igreja e dos médicos até 1777, quando foi encarregado da paróquia de Bondorf. Faleceu dois anos depois com 52 anos.

Observação - De um modo geral, a imprensa costuma dar o nome de taumaturgo (com o sentido pejorativo de "milagreiro") aos médiuns de cura, mas queremos deixar aqui nosso protesto a esse tipo de qualificação, pois o médium de cura só faz o que está dentro das leis da natureza. Os fenômenos espirituais não podem ser considerados milagres, pois o elemento espiritual é apenas uma das forças da natureza, exatamente como o elemento material. A insistência em dar essa denominação aos médiuns mostra que os tempos não mudaram muito até a data de hoje.

Extraído da Obra: Revelações da Revista Espírita de Allan Kardec ( FEESP )

Nenhum comentário:

Postar um comentário