terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Fatos interessantes


Escrito por:

D A N I E L   D E F O E

(O romance de Robinson Crusoé conta a história de um marinheiro que aos 18 anos naufragou numa ilha deserta e ali viveu durante 25 anos de solidão e dificuldades, procurando criar um mundo para si mesmo.)


ROBINSON CRUSOE 
É UM LIVRO ESPÍRITA


                    Daniel  Defoe 
Quem iria desconfiar que o inocente romance do inglês Daniel Defoe (1660/1731) traria para as crianças um pouco da doutrina dos Espíritos? Um dos nossos assinantes destacou vários trechos que se encontram nas edições completas, embora não tenham sido incluídas nas edições especiais mais resumidas. São trechos de alta filosofia moral e profundo sentimento religioso. Como os seguintes

"Por isso eu transformei em lei para mim mesmo nunca deixar de atender a essas vozes misteriosas que nos aconselham a tomar tal caminho, a fazer ou não tal coisa, embora não encontremos nenhuma razão para essa obediência. Mas eu tenho muitos exemplos para mostrar que o atendimento a essas advertências produziram ótimos resultados principalmente na parte final de minha permanência nesta ilha infeliz, sem falar nas inúmeras ocasiões em que eu sei que isso teria sido útil se meus olhos estivessem abertos."
"Eu mesmo não posso dizer que existam, atualmente, aparições verdadeiras, espectros ou pessoas mortas que voltam a andar pelo mundo, ou se isso tem origem nas visões de cérebros doentes ou imaginações desordenadas; só sei que a minha imaginação me lança a exageros fantásticos a ponto de imaginar às vezes estar em meu velho castelo, rever meu Espanhol, o pai de Sexta-feira e os marinheiros que deixei aqui; chego mesmo a conversar com eles como se estivessem ali, à minha frente. Isso tem ocorrido tantas vezes que não me assustam mais."
"Quem não examina seriamente o sentido dessa voz secreta que pensamos ouvir, está se privando de muitos conselhos bons, tão necessários à nossa vida neste mundo."
"É extremamente consolador a quem escuta essa voz concluir que um poder invisível e infinitamente poderoso procura orientar e manejar nossos interesses em todos os momentos. Com atenção religiosa é impossível não perceber essa proteção, sabendo que não deve a ajuda à nossa própria cautela, mas unicamente ao socorro eficiente de um poder infinito que nos favorece todo o tempo porque nos ama."

"Para mim, as inspirações são apenas discursos soprados em nossos ouvidos pelos anjos bons que nos ajudam ou por esses diabos espertos que ficam nos espreitando todo o tempo para nos ver cair em alguma armadilha. A única maneira de identificar os autores desses discursos é permanecer em guarda e examinar se as nossas inspirações vão nos conduzir para o bem ou para o mal."

Observação - O livro de Daniel Defoe foi lançado em 1719 mas suas afirmativas parecem fazer parte da Doutrina Espírita de hoje. Em uma comunicação dada à Sociedade de Paris depois de lermos esses trechos, seu Espírito nos disse que pertencia à seita dos Teósofos que, de fato, seguia esses mesmos princípios. Por que, então, a doutrina não se desenvolveu já naquela época? Em primeiro lugar, as doutrinas dos Teósofos eram secretas e a Providência ainda não julgara ter chegado o tempo das manifestações dos Espíritos. E a Doutrina veio proporcionar o esclarecimento maior.


Extraído da Obra:  Revelações da Revista Espírita de Allan Kardec ( FEESP )



Nenhum comentário:

Postar um comentário