quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Antigo Livro de Inspiração Espírita

           Amsterdam em 1700
É emocionante tomar conhecimento de obras com idéias espíritas antes mesmo das Revelações dos Espíritos e escritas por pessoas estranhas à Doutrina. Um dos correspondentes da nossa revista em Antuérpia, na Bélgica, enviou resumo de uma obra inglesa já em quinta edição, escrita pela Sra. Rowe e publicada em Amsterdam, na Holanda, em 1753.

Seu título: "A Amizade após a Morte - Cartas dos Mortos para os Vivos". Vamos observar alguns trechos:

Pág. 7 - "Os Espíritos felizes sempre se interessam pela felicidade dos mortais e fazem freqüentes visitas aos amigos. Se as leis que regem o mundo material não proibissem, poderiam inclusive aparecer para as pessoas; os grandes recursos de seus próprios corpos fluídicos poderiam fazer com que se tornassem visíveis."

Pág. 12 - Um filho único, morto aos dois anos, escreve à sua mãe: "Quando minha alma se libertou, fiquei espantado ao perceber que a senhora estava chorando por causa daquela pequena massa que eu tinha acabado de deixar. O corpo que eu recebi em troca era belo, ágil e possuía uma luz muito brilhante. Eu ainda não tinha compreendido a diferença entre os corpos materiais e os espirituais e pensei que a senhora estivesse me vendo como eu à via”.

Pág. 73 - Carta XVI - "Os seres que estão fora da matéria podem se misturar com as pessoas sem que ninguém perceba e, por isso, eu quis descobrir as opiniões de vocês sobre o que aconteceu na noite anterior. Com alguma dificuldade, recebi autorização para lhes passar um pequeno aviso sobre o seu futuro próximo. Meu irmão, seus dias na Terra estão terminando. Embora sua vida tenha sido isenta de ações baixas, você ainda carrega certas leviandades que precisam de uma reforma. Alguns erros que parecem sem importância, podem acabar resultando, no final, em grandes crimes."


Para maiores informações sobre essa autora, visite o site da digital.library.upenn.edu/women/rowe, contendo extensa biografia de Mrs. Elizabeth Rowe (1674/1737). 


Observação - Poucas vezes os princípios do Espiritismo foram definidos com tamanha precisão. Temos certeza que seus escritos são resultados de comunicações espirituais autênticas. Como é possível, então, que esse livro, tão difundido a ponto de estar na 5a edição, tenha exercido uma influência tão pequena e que uma idéia consoladora e racional tenha permanecido ignorada em sua época? Em contraposição, as noções espíritas nos dias de hoje necessitaram apenas de alguns anos para dar a volta ao mundo.
Já dissemos algumas vezes que se o Espiritismo tivesse sido revelado um século antes, não provocaria nenhuma grande impressão; esse livro é a prova disso, por ser, justamente, o mais puro e o mais profundo Espiritismo. 
Se hoje em dia existem pessoas que têm provas evidentes, materiais e morais de fatos espíritas comprovados e que, ainda assim, duvidam, imaginem como iriam encarar a Doutrina no século passado. Não é falta de inteligência o fato de elas ouvirem, verem e não compreenderem; é apenas falta de um atributo especial, como as pessoas que, embora sendo inteligentes, não possuem a aptidão musical para sentir e entender a beleza de uma música. Como se costuma dizer, ainda não havia chegado à hora.

Matéria extraída da Obra Revelações da Revista Espírita de Allan Kardec, Parte 2, pág. 33,34 e 35 da FEESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário