terça-feira, 26 de abril de 2016

A religião mais universal é a mais atacada com erros e mentiras


Há um pequeno público, o dos materialistas, que, obviamente, negam o espiritismo. E há um grande público que o nega, porque o desconhece. Esses dois públicos formam uma maioria de descrentes nele. Somem-se a esses dois grupos os líderes religiosos contrários a ele e que mais o difamam. E o que incomoda muito esses líderes religiosos é o fato de eles viverem da sua religião, enquanto que os líderes espíritas vivem para a sua religião!
Somente, pois, são espíritas mesmo os médiuns e os indivíduos que o estudam. Mas porque ele é uma crença natural e de fé raciocinada, ele tem adeptos em todas as religiões. Daí a sua universalidade. De fato, qual povo não possui um histórico de visões e medo de espíritos? A própria Bíblia tem passagens que proíbem o contato com eles (Moisés, não Deus, em Deuteronômio capítulo 18). E se Moisés proíbe o contato com eles, é porque esse contato existe mesmo, pois ele não era doido de proibir tal contato, se ele não existisse! E Moisés proibiu essa comunicação com os espíritos, porque era muito grande a ignorância das pessoas sobre a mediunidade, além do comércio que muitos faziam com ela. Mas em Números 11: 24 a 30, ele a defende. E no tocante à reencarnação, dada a sua crença universal, dispensam-se comentários.
Muitas pessoas dizem que os espíritas se comunicam com os demônios. Mas os demônios somos nós mesmos. Sim, pois, na Bíblia, demônios em grego é “daimones” (plural) e “daimon” (singular) são os espíritos humanos. E há os maus, os mais ou menos, os bons e até os santos! A confusão sobre isso surgiu, porque todos os demônios perturbadores afastados das pessoas são maus, pois os bons não atormentam ninguém. E, assim, os teólogos concluíram erradamente que todo demônio é mau!
Hoje, os líderes religiosos, com curso superior de Bíblia, sabem disso, mas deixam na ignorância seus fiéis que não estudam a fundo a Bíblia. E escrevemos sobre essas coisas desconhecidas do povo cristão, porque não queremos cometer o pecado de omissão. Realmente, nós que escrevemos para um jornal de grande circulação como o é O TEMPO, temos que ter a responsabilidade de dizer a verdade. “Conhecereis a verdade e ela vos libertará” (João 8: 32). E as duas formas verbais “conhecereis” e “libertará” estão no futuro, pois não temos esse conhecimento agora, mas vamos tê-lo no futuro, quando já estivermos bem evoluídos.
Kardec é o verdadeiro reformador do cristianismo e de todo o espiritualismo universal, pois foi o pioneiro no estudo científico do espírito. Seus adversários, principalmente religiosos, não os cientistas, fracassaram, por completo, nos seus ataques contra o espiritismo. E, agora, como eles não têm mais sucesso nas suas mentiras, ou talvez, por ignorância sobre a doutrina espírita, eles têm apelado para a afirmação de que os espíritas não são cristãos. Mas são sim, pois Jesus ensinou que seus discípulos são conhecidos por se amarem uns aos outros e não, pois, por crerem ou deixarem de crer em determinadas doutrinas polêmicas criadas pelos teólogos e impostas pela força e não pela lógica e o bom senso. O espiritismo, simplesmente, não as segue, mas as respeita como respeita todas as crenças.
E o ele, apesar de ser a religião mais atacada, está mesmo presente em todas elas, pelo que é, realmente, a mais universal!

PS: “Presença Espírita na Bíblia”, com este colunista: www.tvmundomaior.com.br e parabólica digital.

José Reis Chaves

Prof. de português e literatura aposentado formado na PUC Minas / Escritor e jornalista colunista do diário O TEMPO, de Belo Horizonte / Palestrante nacional e internacional espírita e de outras correntes espiritualistas / Apresentador do programa “Presença Espírita na Bíblia” da TV Mundo Maior / Participante do programa “O Consolador” da Rádio Boa Nova / Tradutor de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", de Kardec, para a Editora Chico Xavier. E autor dos livros, entre outros, "A Reencarnação na Bíblia e na Ciência" e "A Face Oculta das Religiões", Editora EBM, SP, ambos lançados também em inglês nos Estados Unidos.
Podem-se ler também as matérias da coluna de José Reis Chaves em O TEMPO, de Belo Horizonte, no seu facebook e no site desse jornal: www.tempo.com.br / Procurar colunistas. No final das matérias, há um espaço para comentários dos leitores, espaço este que se tornou um verdadeiro fórum de religiões. E qualquer um pode deixar seu comentário lá. Se não quiser que seu nome apareça, use um pseudônimo. E seu e-mail nunca aparece lá.
Obs.: Se meus livros não são encontrados em sua cidade, eles podem ser adquiridos diretamente comigo por meu e-mail ou telefone. Telefone: (31) 3373-6870

Imagem ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário