quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Desilusões e Decepções


Mesmo que não pareça, pela dor que causa, desiludir-se é bom. Desiludir-se é sair de uma ilusão, de uma visão distorcida ou equivocada acerca de alguém, de algo, de alguma circunstância. Portanto, a desilusão é benéfica, apesar dos dissabores que inicialmente pode causar. Com o tempo e o amadurecimento, as desilusões passam até a ser bem-vindas, pois indicam crescimento interior.
As decepções possuem outras características. É expectativa frustrada. Decepcionar-se é esperar demais de uma situação ou de alguém e não ter os resultados esperados. Em muitos casos, desilusão e decepção se fundem num só sentimento de abatimento moral, de desânimo e, por vezes, de descrença.
Muitos estão decepcionados com a humanidade que, apesar do grande número de seres moralmente e espiritualmente superiores que por aqui tem passado, permanece no atraso. Evoluímos muito em técnicas e mesmo em ciência, mas tão pouco em valores humanos e espirituais. Os apelos do mundo externo são tão fortes que muitos vivem em sua função. Deles se nutrem e para eles vivem. A desilusão os aguarda após o retorno à verdadeira vida.
Outros estão decepcionados com a sociedade que criamos, que valoriza em demasia o ter, o possuir, e tão pouco o ser, o caráter, as qualidades e as virtudes morais. Quando falamos de virtudes não nos referimos a crenças em particular. O homem de bem independe de uma crença. Ele faz o bem porque é bom, com naturalidade, sem esperar nada em troca.
Não são poucos os que veem nossa humanidade como uma locomotiva prestes a descarrilar. É como se tivéssemos entrado em alta velocidade num nevoeiro, sem saber o que vem em seguida. Um mundo de inseguranças e incertezas, de medos e de sensação de impotência. Estamos tentando acionar os freios, rever as rotas, corrigir os erros, mas… os que fazem isso ainda são minoria.
Imenso número de pessoas pelo mundo está decepcionado e desiludido com a política e com os políticos. Passou o tempo das mentiras, dos segredos e dos silêncios. Graças à internet quase tudo se torno público em tempo real e fica difícil, cada vez mais difícil, mentir e ganhar tempo para manipular o povo.
É errado desprezar a política, pois essa é a vida de relação. Tudo o que fazemos tem caráter político, seja por ação ou omissão. A política partidária é outra coisa. Mostra-se esgotada no atual modelo. Não tem caráter representativo e o pragmatismo favorece grupos. É uma luta pelo poder, pelo controle, pela condução do povo segundo critérios de grupos dominantes.
Mas não podemos nos esquecer de que esse mesmo mecanismo pode ser usado para o bem. Se grupos de pessoas à altura da tarefa assumem o controle político de nações, esses mecanismos podem servir para a construção de sociedades justas, equilibradas, mas fraternas, onde o estímulo ao respeito às diferenças são freqüentes, eliminando – pouco a pouco -, as disposições mentais para o confronto.
Há muita, muita gente mesmo, decepcionada e desiludida com as crenças, seitas e religiões. O deus mercado, o bezerro de ouro, aparentemente – ou temporariamente – venceu. Praticamente tudo gira em torno do dinheiro e do poder temporal. O Criador anda ausente nos discursos e preleções. Jesus, Buda, Sócrates e tantos outros luminares da humanidade, são citados de passagem por mera conveniência retórica; como uma pitada de sal na mistura de ideias, num esforço para lhes dar algum sabor.
Nem a Doutrina Espírita vem escapando dessa prática. É natural que ela se apresente com aspectos novos, como desejava e previa Allan Kardec. Uma doutrina evolucionária e revolucionária, que acompanhe a ciência e os conhecimentos humanos, autocorrigindo-se onde e quando preciso, fazendo das obras do codificador um ponto de partida e não de chegada. É cada vez menor o número de leitores de obras com certa densidade e há, até mesmo, desprezo pelo conhecimento.
Quase não há mais pesquisa dos aspectos científicos da paranormalidade. Há pouca ou nenhuma reflexão filosófica e sobram repetições de trechos evangélicos, muitas vezes mal alinhavados, mal interpretados ou claramente adaptados a interesses de grupos. O senso crítico, autocrítico e o bom senso, recomendados pelo codificador, andam igualmente se afastando do movimento espírita que – em certos casos – se vê às voltas com a mentalidade de rebanho, seguindo pessoas e não mais a Doutrina Espírita.

Coisa para se pensar!

Paulo R. Santos

Instituto Espírita Bezerra de Menezes – IEBM – Niterói – RJ
Jornal Informativo “O Espírita Fluminense”

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terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Coerência


“Cuida para que teus atos e palavras expressem a mesma linguagem.” – François C. Liran

Jesus, nosso “modelo e guia mais perfeito”, Mestre por excelência, legou-nos as mais altas expressões de coerência. Nunca houve defasagem entre suas palavras e atos. Antes d’Ele, temos também Sócrates, evidentemente com menos brilho, mas na mesma linha comportamental.
Em várias oportunidades, o meigo Rabi desaconselhou a dubiedade, a falsidade… Estão aí registradas, indelevelmente, pelos Evangelistas a Parábola da Figueira Estéril e a significativa expressão “túmulos caiados”.
O espírita-cristão não se pode deixar surpreender em contradição entre o que fala e o que faz.
O espiritismo, revivendo as fórmulas eternas do Cristianismo, não deixa margem a dúvidas quanto à coerência que deve existir entre a mensagem verbal e o procedimento na prática de seus seguidores. Nossos atos deverão ser o adubo enriquecedor de nossas palavras, produzindo assim, os frutos da verdade, da coerência.
Jesus falava com autoridade e tanto suas palavras quanto os seus atos traduzem uma coerência inquestionável. Assim, do mesmo modo deve agir toda criatura que o elegeu como Mestre.
A fidelidade doutrinária é, antes de tudo, o compromisso maior do espiritista sincero. O contrário seria a revivescência do farisaísmo de tão triste história.
Resta-nos indagar à nossa consciência se, na verdade, estamos atendendo o postulado Kardequiano de “dia-a-dia combater as inclinações más e cuidando da transformação moral”, ou se, a exemplo dos fariseus, estamos apenas mostrando um leve verniz, que esconde sob a sua fina camada “podridão por dentro”.
Não sejamos como a figueira estéril que, embora repleta de folhas, não possuía frutos.
Possa o Mestre Maior contar com a nossa operosidade no Bem, expressada, coerentemente, em atos e palavras na mesma linguagem.

Rogério Coelho

Jornal “O Espírita Fluminense”
Instituto Espírita Bezerra de Menezes – IEBM – Niterói – RJ

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quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

A metáfora da laje


A obra mediúnica de Chico Xavier trabalha incansavelmente o pensamento de que o espírita é alguém que assumiu, previamente a essa experiência corpórea, compromissos de tarefa no bem, por via da seara espírita.
André Luiz se reporta a vastas e complexas escolas domiciliadas nas esferas espirituais mais próximas do planeta destinadas a preparação de colaboradores para as tarefas espíritas. Comenta que longas fileiras de médiuns e doutrinadores para o mundo carnal partem daqui, com as necessárias instruções, porque os benfeitores da Espiritualidade Superior, para intensificarem a redenção humana, precisam de renúncia e de altruísmo.[i]

Emmanuel, na mesma linha, exorta-nos:

Se te encontras, quanto nós, entre aqueles que tanto recebem da Nova Revelação, perguntemos a nós mesmos o que lhe damos em serviço e apoio, cooperação e amor, porque sendo o Espiritismo crédito e prestigio de Cristo entregues às nossas consciências endividadas, é natural que a conta e o rendimento que se relacionem com ele seja responsabilidade em nossas mãos.[ii]

Recentemente, tem-se ouvido de simpatizantes da Doutrina espírita que tal pensamento é por demais exclusivista, retratando uma espécie de ufanismo espírita, pois o que importa é fazer o bem, independentemente se no ambiente espírita ou em qualquer outro espaço vital.
Indiscutivelmente, ser bom, útil, justo e generoso é uma proposta transcendental de vida, e tem seus méritos próprios; assim, jamais deve ser limitada a este ou aquele setor específico. No entanto, o que os benfeitores espirituais têm mostrado é que um serviço anteriormente aceito faz parte de um programa extenso e complexo do qual não fazemos a mínima ideia. A questão que importa no caso ora examinado, portanto, não é a ação no bem em si mesma, mas a especificidade que lhe caracteriza.

Para ilustrar, consideremos a seguinte metáfora. Armando está construindo, na cidade de Astolfo Dutra uma nova casa e pede a Arthur, amigo querido, colaboração no enchimento da laje. Combinam para a manhã do domingo seguinte.
Na data aprazada, Arthur levanta-se cedo e parte em direção à futura morada do amigo, conforme combinado. Todavia, em rua anterior, observa que um outro amigo, o Luciano, está igualmente envolvido em morada nova e prepara para também preencher a laje da residência. Atendendo ao convite de Luciano, Arthur fica por lá mesmo, auxiliando alegremente o amigo. Diante do acontecido Armando fica impossibilitado de seguir sozinho na tarefa programada, transferindo-a para outro dia.

A questão que se coloca é esta: Arthur ajudou um amigo, fez o bem, mas faltou com um compromisso previamente assumido, obrigando a uma revisão das tarefas, com os inconvenientes ligados ao fato.
Concluindo: viver é cumprir uma missão, preservando a fidelidade ao núcleo mais íntimo da nossa personalidade, e, consequentemente, aos avalistas de nossa reencarnação que, da dimensão espiritual, acreditaram em nós e investem incansavelmente em nossas realizações.

[i] Os Mensageiros, cap. 3.
[ii] Opinião espírita, cap. 6.

Ricardo Baesso de Oliveira

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quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Kardec, o Homem


O nascimento de Rivail, em Lion

Em 3 de outubro de 1804 nascia, na cidade de Lion, na França, Hipppolyte Léon Denizard Rivail – que viria ser conhecido como Allan Kardec. Veio ao mundo após o conturbado período que sucedeu à Revolução Francesa. Em sua certidão de nascimento, constam as seguintes informações sobre seus pais:
Filho de Jean-Baptiste Antoine Rivail, homem de lei, residente em Bourg de l’ Ain (Bourg-en-Bresse) e atualmente em Paris, e de Jeanne-Louise Duhamel, sua esposa, que estava, presentemente em Lyon, na rua Sala, nº 74.
Ainda conforme consta em registros na França, o pequeno Rivail teve dois irmãos, mas não os conheceu porque ambos desencarnaram ainda crianças, antes do nascimento do filho mais novo do casal Jean-Batiste e Jeanne-Louise.
Outro fato importante diz respeito ao desaparecimento de seu pai – que foi perseguido e preso durante a Revolução Francesa –, por volta de 1807. Assim, Rivail foi educado por sua mãe, contando com o apoio da avó e do tio maternos.
Isso não o impediu de ser criado em um ambiente amoroso, pautado pelos ensinamentos católicos e pelos bons exemplos, e de ter acesso ao estudo de qualidade.

Kardec, o Homem e os estudos.

Em uma família de magistrados, desde cedo o menino Rivail demonstrou inclinação para a área de educação. Muito inteligente, aprendia tudo com facilidade e ajudava os colegas que tinham dificuldade no aprendizado.
Realizou seus primeiros estudos na cidade natal e aos 10 anos foi para Yverdon, na Suiça, estudar no colégio de Pestalozzi, onde teve contato com um ambiente onde culturas e pessoas diferentes conviviam e praticavam a lição da fraternidade, da igualdade e da liberdade.
Conta-se que nas horas vagas, o adolescente subia montanhas para pesquisar e admirar as plantas da região – uma de suas paixões!
Como já era comum em sua vida escolar na cidade francesa de Lion, no colégio de Pestalozzi, Rivail ajudava os colegas com maior dificuldade nos estudos e, em uma clara demonstração da capacidade daquele Espírito, substituía o pedagogo quando esse se ausentava do colégio para divulgar seu método de ensino em outros países da Europa.
Esse encontro com um dos maiores pedagogos de todos os tempos, ajudou a moldar o pensamento de Kardec, o Educador – conforme você verá em artigo neste blog.

Kardec, o Homem em Paris

Após concluir seus estudos, o jovem Rivail passa a morar em Paris onde dá início à sua carreira como Educador. Profundo conhecedor do idioma alemão, efetuava traduções de obras do francês para o alemão – mas conhecia a fundo outros idiomas: inglês, neerlandês, italiano e espanhol!
Sempre muito requisitado para participar de rodas de intelectuais onde sua opinião era uma das mais respeitadas, em uma dessas ocasiões, conheceu uma mulher fascinante. Professora, poeta, pintora, Amélie Gabrielle Boudet era culta, inteligente e bondosa. Apaixonados, Rivail e Gabi (como era chamada pelo seu amado) casaram-se no ano de 1832.
Juntos, fundaram uma escola onde lecionavam para meninos e meninas. Em uma época em que as mulheres tinham poucos direitos – o estudo não era um deles -, faziam questão de defender o ensino para as mulheres.
O Professor Rivail também participou da Sociedade de Magnetismo – onde se dedicou ao estudo do sonambulismo, transe, clarividência e outros fenômenos – e trabalhou como contador.
Em todas as tarefas às quais se dedicou, o fez com extrema responsabilidade e excelência. Jamais deixou de ter um olhar amoroso para com seus semelhantes, seja na parte da educação, seja no apoio material – como fica comprovado nas páginas da Revista Espírita, quando fazia campanhas de auxílio, e pelo seu desejo de criar um abrigo para idosos espíritas.
Como podemos notar, Rivail, o Homem demonstra a grandiosidade desse Espírito escolhido para a missão de Codificador da Doutrina Espírita.
Conhecer melhor sua história e, principalmente, sua obra é imprescindível para todos nós que seguimos o Espiritismo.

Martha Rios Guimarães

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sábado, 12 de dezembro de 2020

Kardec, o Educador


Primeiros passos de Kardec, o Educador

Contrariando as expectativas, mesmo tendo nascido em uma família de magistrados, o pequeno Rivail sempre demonstrou inclinação para a área de Educação. E, ainda menino, demonstrava seu talento para ensinar, ajudando coleguinhas que tinham dificuldades para acompanhar as matérias na escola da cidade Lion, onde nasceu.
Aos 10 anos, seus pais o enviaram para o mais badalado colégio da Europa – e um dos mais prestigiados do mundo à época. O menino saiu do seu país natal e foi estudar em Yverdon, na Suiça.
Ali, crianças e adolescentes de vários locais do mundo se reuniam, formando um verdadeiro caldeirão cultural e estimulando o aprendizado que seguia a metodologia do grande Pedagogo João Henrique Pestalozzi.
Além das matérias tradicionais, em Yverdon os alunos tinham aula de ginástica, artes, jardinagem.
Segundo especialistas, a nova metodologia permitia que as crianças aprendessem em, um ano, o que levariam dois ou três pelos métodos tradicionais. Era natural que o método de Pestalozzi começasse a ser difundido em toda a Europa e, posteriormente, em todo o mundo.
O menino Rivail – então com 14 anos – sempre foi um dos discípulos mais fervorosos de Pestalozzi, substituindo-o quando viajava para difundir seu método de ensino e sua escola – e assim começava seu preparo para ser, no futuro próximo, Kardec, o Educador.
Além disso, auxiliava os colegas que tinham maior dificuldade no aprendizado e ainda tinha tempo para se dedicar à Botânica e pesquisar as plantas dos locais vizinhos – uma das paixões do adolescente que amava aprender.
Sem dúvida alguma, a convivência com Pestalozzi ajudou a preparar o pensamento do futuro Allan Kardec – mas, sigamos com a educação porque Kardec, o Codificador será tema de outro artigo.

Kardec inicia sua carreira de Educador na Cidade Luz.

Por volta de 1822, Rivail inicia-se no magistério e, nas horas vagas, traduz livros – em pouco tempo desabrocharia na plenitude Kardec, o Educador!
Em 1823 lança seu primeiro livro, de Aritmética, recomendado aos professores e às mães que, como o Educador gostava de lembrar, eram as primeiras mestras de seus filhos.
Em 1828, é lançado o “Plano para melhoria na educação pública”, que previa a criação de uma escola para formar Pedagogos – algo inédito à época.
Nele, Rivail afirmava que a Educação deveria ser encarada como uma ciência e que o pouco preparo dos professores atrasava todo o desenvolvimento do processo educacional e, por consequência, do povo.
Ainda neste livro, o professor fala da importância de desabrochar na criança os germes das virtudes e reprimir os do vício. Condena as punições corporais, afirmando que o que leva a criança a amar o trabalho e a virtude são, principalmente, os exemplos.
Também afirma que o conhecimento libertaria o homem de superstições e da ignorância. Escrita aos 24 anos, esta obra já demonstra o espírito investigativo de Rivail, essencial no trabalho espírita.
Poliglota, Rivail traduziu obras para o francês e, também, do francês para outros idiomas. Em 1831 foi convidado pelo governo francês para chefiar uma Comissão encarregada de revisar a legislação sobre a instrução pública francesa.
Nesse trabalho defendeu a educação moral, segundo ele, tão importante quanto a intelectual e essa iniciativa resultou na criação da instrução popular gratuita.

Kardec, o Educador encontra sua musa inspiradora

Em 1832 casa-se com Amelie Gabrielle Boudet, professora, escritora, artista – uma alma à altura do grande missionário e ela também uma grande educadora.
Gaby, como o professor a chamava, foi sua grande companheira em todos os projetos, inclusive o de Kardec, o Educador.
Por volta de 1833, o casal funda um pensionato para mocinhas, já que o sistema educacional privilegiava os meninos. Ambos defendiam o ensino para mulheres uma vez que, como diziam sempre, elas precisavam de informações para cumprir a maior e mais complexa de todas as tarefas: educar os filhos.
Em 1847, apresenta sugestões para reforma no sistema educacional, em especial, o direito de escolas públicas para as meninas.

O pensamento de Kardec, o Educador

O professor Rivail acreditava que:

O espírito da criança é como um terreno cuja natureza o jardineiro hábil deve conhecer e estudar, a fim de semear com proveito;
O educador deve desenvolver a inteligência da criança e não obrigá-la à memorização;
O educador tem sobre os ombros uma das mais importantes e difíceis tarefas: a de formar homens de bem;
Lembrava às crianças e jovens o dever de renderem graças a Deus pela oportunidade que lhes foram concedida.

Após o fechamento da Instituição Rivail (por problemas financeiros), o professor empregou-se como contabilista de três casas comerciais.
Mas à noite dedicava-se à área de educação, sua grande paixão.
Elaborava novos livros, traduzia obras inglesas e alemãs, preparava novos cursos e dava aulas. Paralelamente, de 1835 a 1840, ministrava, em sua casa, cursos gratuitos de química, física, astronomia, fisiologia, anatomia comparada, etc – sempre apoiado pela esposa, a Sra. Rivail.
Como podemos notar, o objetivo do método de ensino de Rivail sempre foi educar intelectual e moralmente, objetivando a formação de seres humanos capacitados a ajudarem na construção de um mundo melhor.
Para isso, criava métodos especiais para obter maior rendimento do aluno e batalhava por um ensino mais justo e democrático.
Para Rivail, o professor era simples mediador na obra educativa. Cabia ao aluno o esforço e a vontade de aprender e se transformar. Alguma semelhança com os ensinamentos da Doutrina Espírita? Sim, mas não por mera coincidência!

Martha Rios Guimarães

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