quinta-feira, 11 de março de 2010

Riquezas


“Não queirais entesourar para vós tesouros na Terra, onde a ferrugem e a traça os consomem e onde os ladrões os desenterram e roubam.”      ( Matheus 6:19 ) 



Os bens materiais são necessários à sobrevivência na Terra e atendem ao bem estar de nossa família. Não são condenados por Deus, como alguns querem interpretar as palavras de Jesus. 
As riquezas, quando administradas com sabedoria, impulsionam o progresso material, gerando novas fontes de trabalho, proporcionando melhores condições de vida para as criaturas. São também um fator de progresso intelectual e de crescimento espiritual se direcionadas para o desenvolvimento das ciências, das letras e das artes e, se ensejarem aos seus depositários o exercício do bem e da solidariedade em proveito da Humanidade. 
Buscando a essência do ensinamento, entendemos que Jesus desautoriza o acúmulo de riquezas em benefício próprio, fazendo delas a razão da existência. 
Escravizados à fortuna, estaremos obstruindo os canais da benevolência com a ferrugem do egoísmo, seremos corroídos pela traça da indiferença para com o nosso próximo, sofreremos o ataque de pessoas más e invejosas que intentam roubar-nos, assediadas por Espíritos malsãos, que se comprazern com o nosso desassossego. 
Jesus aprofundou-se em suas considerações ao declarar que onde está o tesouro, aí também está o coração de quem a ele se apega. Advertiu-nos, outrossim, quanto à necessidade de ajuntarmos bens espirituais no céu, onde a traça e a ferrugem não os consomem e aonde os ladrões não têm acesso. 
O Espiritismo adota a simplicidade e a humildade dos primeiros cristãos como apanágio de sua Doutrina; ensina-nos a multiplicar os "talentos" do Senhor, exaltando o amor e exercendo a caridade, nos moldes preconizados pelo apóstolo Paulo; aponta-nos o roteiro de luz indicado pelo Mestre, que é a renúncia às posses transitórias e aos títulos honoríficos. 
Abençoada é a Doutrina dos Espíritos, que faz reviver o puro cristianismo pregado e exemplificado por Jesus. 


Felindo Elízio Duarte Campelo

Matéria Extraída do Jornal da Federação Espírita do Estado de SP  -    ( FEESP )  -  Fevereiro 2010 - Imagem ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário