quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Bom ano


“Ano novo, vida nova”, cantam as melodias das festividades do final do ano e as previsões de vária ordem. Que o novo ano seja bom.
Raros são aqueles que não possuem uma visão mística a respeito do ano novo, como se para o novo ano ser bom dependesse de alguma decisão transcendente, mística.
Compreendemos que a vida está nas mãos de Deus e que não é obra do acaso, mas daí a crer que cada minuto esteja predestinado é crer na fatalidade absoluta e irremediável que tiraria do homem o livre-arbítrio, e ele não teria méritos e nem seria responsável pelo que fizesse – pensamento inadmissível para a mais singela inteligência.
Quem desejar produzir alguma coisa terá minutos, horas, dias, meses à sua disposição durante todo o ano. Mesmo que não conclua seus projetos, se se dedicar com disposição, terá dado muitos passos adiante. Em muitos sentidos, mas também neste, disse Jesus: “a cada um segundo as suas obras”; “batei e abrir-se-vos-á”. Ficar esperando do ano novo a concretização do que lhe compete fazer por suas forças é o mesmo que ficar parado, aguardando a estrada se movimentar.
Cada ano é supremamente importante para o Espírito imortal. Tempo novo para progredir, produzir e construir no sentido material, moral e espiritual. Entre muitos desafios encontramos os de resgate, que são oportunidades de se reparar o passado equivocado desta ou de outra vida; também os de crescimento, que são dificuldades apresentadas pela vida para que o Espírito exercite os potenciais do sentimento e do intelecto. As facilidades encontradas podem representar os méritos adquiridos pelo esforço próprio e pelo bem proceder em sua jornada passada ou atual, porém, sem dúvida, o tempo presente é oportunidade de o homem edificar um futuro feliz ou infeliz, dependendo das resoluções que tome, utilizando o seu livre-arbítrio.
Ano novo! Tempo de renovar as propostas para uma vida melhor.
O ano novo será bom para o homem que aproveitá-lo para ser bom. 
 
Adelvair David
addavid@ig.com.br
Jales, SP (Brasil) 

Imagem ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário