terça-feira, 31 de março de 2015

Bebês de três pais e os desafios éticos


A recente aprovação de transplantes mitocondriais pelo parlamento inglês estabelece um novo divisor de águas para a humanidade, especialmente para casais que aspiram gerar bebês saudáveis. Inicialmente cumpre recordar que a técnica autorizada prevê a substituição – por meio de fertilização in vitro – do DNA mitocondrial doente oriundo da mãe biológica por outro saudável pertencente a uma doadora. É importante destacar que a técnica proposta viabiliza a transferência genética entre as duas mulheres antes da geração do zigoto, isto é, a célula com núcleo único produzida no ato da fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
Portanto, trata-se de um processo no qual a manipulação genética se dá em células ainda não fecundadas, ou seja, sem o embrião da vida. Posto isto, os embriões gerados por meio desse complexo processo estão sendo denominados de “bebês de três pais”. No entanto, é forçoso reconhecer que o DNA mitocondrial da doadora não fornece absolutamente nenhuma característica genética ao feto. Na verdade, a herança genética, propriamente dita, é atribuição do DNA nuclear. Este último, aliás, é responsável por 99,98% do código genético humano.
Nessa condição, o DNA nuclear é, por assim dizer, o agente determinante para o estabelecimento da cor dos nossos olhos, da nossa estatura, da nossa eventual propensão para engordar ou de vir a sofrer determinadas doenças ao longo da vida. Vale frisar que na implantação do transplante mitocondrial, o DNA nuclear é integralmente preservado. Desse modo, os cientistas eliminam qualquer possibilidade de que um óvulo, que tenha tido seu DNA mitocondrial alterado, apresente qualquer semelhança com a doadora.
Assuntos como o ora discutido tendem a gerar intenso debate e polêmica. Certos setores religiosos e da imprensa vislumbram em tais descobertas e possibilidades o perigo do homem querer “brincar de Deus” ou de criar uma raça supostamente perfeita, como foi outrora cogitado em relação à ariana. Há, sem dúvida alguma, justificada preocupação com tudo o que diz respeito à manipulação genética. Há também aí uma linha muito tênue entre o que é eticamente aceitável e as experiências/iniciativas científicas abjetas.
Mas é, por outro lado, também perfeitamente compreensível que pais se empenhem em gerar uma prole saudável e apta a se sobressair positivamente no mundo. Afinal, pode-se indagar que tipos de pais, em sã consciência, ficariam felizes pelo fato de procriar filhos potencialmente portadores de certas moléstias? Convenhamos que tal hipótese chega a beirar o absurdo. É igualmente aceitável que a ciência trabalhe para uma melhor adaptação e/ou evolução da raça humana seja por meio da supressão da manifestação de certas doenças e anomalias físicas, seja pela exploração de alternativas que pelo menos mitiguem tais efeitos.
É, enfim, difícil não querer afastar – especialmente quando os pais têm recursos para tal – a possibilidade de ter um filho com propensão a nascer com algum tipo de doença incubada como o câncer de seio, ou doença de Alzheimer, Mal de Parkinson ou outras anomalias genéticas. Posto isto, como lidar com questões tão complexas de forma apropriada? É pertinente lembrar que manipulação genética é algo que, segundo os especialistas em ufologia, vem permeando a raça humana desde tempos imemoriais. Nesse sentido, os argumentos por eles apresentados são no mínimo intrigantes.
Seja como for, o plano espiritual não poderia deixar, por sua vez, de analisar tão complexa problemática. E o Espírito Joanna de Ângelis tece interessantes considerações, na obra Dias Gloriosos (psicografia de Divaldo Franco), sobre o assunto que valem a pena resgatar. A benfeitora esclarece que “Ao lado dessa busca respeitável, sem dúvida, mas que foge ao programa da reencarnação de muitos Espíritos endividados que, se liberados da injunção aflitiva, incidirão em outros mecanismos depuradores...” (ênfase nossa). 
Diante do quadro atual, é pouco provável que a comunidade científica – que, de modo geral, tem pouca afinidade com as coisas da religião, embora esteja havendo algum progresso no estabelecimento de tal ligação – venha deliberadamente a frear tais esforços. Eventuais aberrações científicas, conforme aventa a benfeitora, como o trabalho para alterar, por exemplo, “... o sexo do zigoto, ou mais tarde do feto, mesmo que se encontre em processo de formação física”, devem ser veementemente condenadas. Tais experimentos são absolutamente cruéis e desumanos. Cientistas que se envolvem em tão nefasta linha de pesquisa desrespeitam sagrados limites éticos e morais, e certamente pagarão muito caro perante as leis divinas por tamanha hediondez.
Joanna de Ângelis alerta, aliás, nesse particular, que “... ao abuso do conhecimento em qualquer área sempre correspondem danos equivalentes” (novamente, ênfase nossa). De modo a esclarecer ainda mais certos pontos capitais, a nobre mentora enfatiza que “Parece a esses investigadores dos emaranhados segredos da existência planetária, que lhes é facultado brincar de Deus, alterando os códigos genéticos e criando aberrações para atendimento do seu luxo criativo [...]”. 
No entanto, como a maioria não envereda pelas sábias veredas estribadas na epistemologia espiritual tem-se a configuração de um quadro no qual “O desconhecimento causal ou proposital do Espírito, por esses investigadores, e o seu alto índice de presunção intelectual fazem que, desatentos às causalidades divinas, se arvorem em criadores de outros homens que deixariam de acompanhar o processo da Natureza, exclusivamente direcionados pelas suas paixões...”.
Por isso tudo, adverte a sábia mentora que “Cabe, porém, ao cientista, curvar-se ante a grandeza do Cosmo e interrogar-se até onde têm lugar os direitos que se atribui, especialmente no que diz respeito ao que pretende corrigir no conjunto ou em parte, a Lei natural”. E aqui é imperioso que o(a) candidato(a) a descobridor do conhecimento se empenhe em conquistar um patrimônio moral e espiritual considerável em paralelo ao técnico-científico, de tal maneira que as suas contribuições e trabalho estejam sempre alinhados com o bem.
Joanna de Ângelis pondera que “A engenharia genética será, naturalmente, um instrumento para dignificação do ser humano e entendimento da vida nas suas mais profundas expressões, jamais recurso para submetê-lo às paixões e desmandos de outros que dela planejam utilizar-se para tais nefandos fins”.
E, por fim, lembra também Joanna de Ângelis que “O corpo, sob qualquer condição que se expresse, é resultado da conduta anterior do Espírito, que programa as suas necessidades na forma, a fim de crescer e evoluir, transformando conflitos em paz, débitos em créditos, mazelas em esperanças”.
Diante do exposto, podemos concluir que o Espírito é e será sempre caudatário do seu passado. Se na trajetória milenar prevaleceram experiências perturbadoras ou dissociadas dos ideais divinos, é da lei universal que o infrator por meio de apropriados determinismos se reajuste. A encarnação, em consequência, lhe facultará de uma forma ou de outra os elementos indispensáveis à reparação. Quanto a esse mecanismo universal de acerto nada poderá a ciência fazer. As inteligências brilhantes podem e devem fazer todo o possível para tornar a experiência humana nesse mundo menos áspera. O seu conhecimento e conquistas nessa direção sublime são certamente esperados pelos maiorais da espiritualidade. Nesse sentido, elas sempre ocorrerão sob os beneplácitos do Criador.

Anselmo Ferreira Vasconcelos
São Paulo, SP (Brasil) 

Imagem ilustrativa

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