quinta-feira, 25 de março de 2010

A Missão do Brasil como Pátria do Evangelho


Livro de:
Célia Urquiza de Sá


ESTUDO OPORTUNO E DE ALTO NÍVEL 

 
Acabo de ler o texto em que Célia Urquiza faz uma análise em profundidade do livro BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO, do Espírito Humberto de Campos, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier. Como a enfatizou, no início de seu trabalho, trata-se de um estudo, cujo objetivo foi apresentar uma leitura do livro acima referido. Célia Urquiza soube estruturar o seu texto em nível de tese de Mestrado, a que não faltaram espírito crítico, argumentação lúcida e exegese segura na apreciação da obra. E vem a grande indagação: o Brasil é mesmo o coração do mundo e a pátria do Evangelho? A Espiritualidade Maior teve participação direta nos acontecimentos históricos do nosso país, desde o seu descobrimento até a Independência? Jesus esteve presente a esses significativos eventos? Não seria um privilégio a escolha do Brasil como a nova seara, onde a árvore do Evangelho encontrara terreno fértil? A escravidão imposta aos africanos, arrancados á força de suas terras para trabalharem em nossas lavouras teria sido um fato isolado, sem nenhum comprometimento com o passado? Não estaria aí funcionando a lei de causa e efeito? A autora do texto responde a essas indagações com muita lucidez dentro dos ensinamentos da Doutrina Espírita. Usando uma linguagem clara e simples. Célia Urquiza aborda com muito equilíbrio o tema proposto pelo livro de Humberto de Campos. O grande personagem de nossa história, o infante D. Henrique, a quem se diz ser a encarnação de Helil e que andou dialogando com Jesus a propósito da nossa formação histórica, foi bem ressaltado pela autora do texto. Mas o Brasil é mesmo a pátria do Evangelho? Persiste a pergunta. Os fatos e as circunstâncias comprovam essa assertiva. O Brasil, cuja configuração geográfica tem a forma de um coração, é habitado por um povo tradicionalmente de índole pacífica. Aqui nunca assistimos a guerras de conquista. A nossa formação étnica deveu-se à miscigenação de três raças: o branco, o negro e o índio. Enquanto no resto do continente houve fragmentação, o nosso país manteve sua integridade territorial. 
Portugal, um país pequeno e desarmado, soube defender nosso território das invasões de países muito melhor armados, a exemplo da França e da Holanda. Como explicar o "milagre"? O nosso próprio chão jamais se rebelou. Não temos, aqui, maremotos nem terremotos. Todos esses argumentos foram bem aduzidos por Célia Urquiza. Tiradentes, o mártir da Independência, teria sido um inquisidor em vidas passadas? Mas o seu trabalho não se limita ao texto do livro. Ela ampliou o seu estudo, traçando uma panorâmica do movimento espírita no mundo, desde o fenômeno mediúnico das Irmãs Fox, passando por Kardec e desembocando na Bahia, berço da nossa nacionalidade e onde surgiu o primeiro centro espírita e o primeiro jornal anunciador da nova e consoladora Doutrina, importada da França. A Bahia de todos os santos se transformou assim na Bahia de todos os credos religiosos. Célia Urquiza não se esqueceu da Federação Espírita Brasileira, a Casa Máter do Espiritismo, que com o seu REFORMADOR, órgão da instituição, vem divulgando a Doutrina Consoladora, sem esquecer a sua editora, a quem devemos a multiplicação de livros, em sua maioria psicografado pelo lápis humilde de Francisco Cândido Xavier. Repetindo: o Brasil é a pátria do Evangelho? A autora do texto responde sem tergiversar: o nosso país ainda não é a Pátria do Evangelho. Tal resposta não discrepa da afirmação de Humberto de Campos. Um dia, o nosso país será um modelo de espiritualização, no mundo. Como diz o poeta paraibano Eudes Barros, num inspirado poema, Jesus aqui será crucificado numa cruz de estrelas. Vale a pena encerrar nosso comentário com esta significativa frase de Célia Urquiza: "Fazemos parte de um concerto onde cada nação é uma nota na Sinfonia Divina”. 
Uma visão cósmica e holística da vida. 

Carlos Romero

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Disponibilizo todo o livro para download: A Missão do Brasil como Pátria do Evangelho

quarta-feira, 24 de março de 2010

A matemática do Vovô



Chovia copiosamente. Eu, frustrado por não poder ir à praia, dar meus mergulhos, fazer o “Cooper” e apreciar as sereias, estava sentado na cadeira de balanço, dando asas aos meus pensamentos, quando fui abordado por minha netinha Laís que, na época, tinha seis anos de idade.
Meiga e comunicativa, entre carícias e manhas, perguntou-me com sua inocente naturalidade:

- Vô, quantos anos você tem? 
- Sessenta, minha querida, respondi prazenteiro.
- Xi!... está bom de morrer!...

Passada a crise de riso, bem humorado, argumentei:

- Você tem seis, eu tenho sessenta anos, mas nossas idades se equivalem. É só uma questão de modo de ver, ou, como dizem os adultos, de ângulo de observação.
- Como pode ser vô? Não entendo.
- A matemática do vovô explica. Quer ver?
- Quero, estou curiosa. Mostre-me logo.

Com caneta e papel à mão, iniciei a aula de minha matemática particular. Somo os valores absolutos dos algarismos da minha idade, assim: 6 + 0 = 6, a sua idade. Daqui a seis anos, você terá 12 e eu, 66 anos. Faço o mesmo processo: 6 + 6 = 12, também sua futura idade, Entendeu?

- Acabou-se, vô? Você morre com 66 anos?

Indagou Laís com as mãos nos quartos.

- Espero que não... E, se você quiser, posso continuar com a mesma progressão aritmética tendo como razão a sua idade. Vamos ver. Passando-se mais seis anos, você estará com 18 e eu com 72. Agora some os seus algarismos e eu somo os meus: 1 + 8 = 9; 7 + 2 = 9. Viu? Ainda estamos com os mesmos valores.
- Não, assim não, o vovô mudou a forma de calcular. Não vale. É enrolação!
- Ora, Laís, falei que é questão de ângulo de observação. As coisas mudam, a gente precisa adaptar-se aos novos tempos. Deseja continuar ou se dá por vencida?
- Mande brasa, vovô, você é um sabidão!
- Junto mais seis anos e você terá 24, 2 + 4 = 6. Eu 78, 7 + 8 = 15, o que resulta 1 + 5 = 6. Nesta mesma progressão, você alcançará os 30 e os 36 e eu terei 84 e 90 anos e uma bengala na mão. Então: 3 + 0 = 3, 8 + 4 = 12, daí 1 + 2 = 3. Depois, 3 + 6 = 9, 9 + 0 = 9. Sempre chegamos aos mesmos resultados. Conclusão: você é tão “velha” quanto seu avô ou eu sou tão “moço” quanto minha neta.
- Vovô, e quando eu fizer 42 anos?
- Façamos a conta: 4 + 2 = 6. Ah! já sei... Meu corpo deverá estar na cova N° 6 do cemitério e minha alma de volta à Pátria Espiritual, prestando contas do que fez e deixou de fazer; feliz ou em sofrimento porque “a cada um será dado conforme suas obras”. Ninguém escapa da lei.
- Vovô eu não quero que você morra. Vou ficar muito triste.
- Diga saudosa em vez de triste. A morte não existe como comumente se pensa, não é o fim de tudo. Ocorre, sim, a desencarnação e o conseqüente retorno da alma à espiritualidade, o lugar de onde se vem quando se renasce aqui na Terra. Depois, com o desencarne, volta-se para a grande família espiritual.
- E de lá, vovô, você pode ver a gente?
- Sim, o vovô estará vendo seus queridos netinhos e rezando por eles. Mas, enquanto tenho você no colo, vamos continuar apreciando suas idades em comparação com os capítulos correspondentes do Evangelho Segundo o Espiritismo. Vejamos:

Capítulo 06O Cristo Consolador – O Jugo Leve;
Capítulo 12Amar os Vossos Inimigos – Pagar o Mal com o Bem;
Capítulo 18Muitos Chamados e Poucos Escolhidos;
Capítulo 24Não coloqueis a Candeia sob o Alqueire.

- E o que quer dizer cada capítulo?
- Com seis anos, você já deve sentir Jesus em seu coraçãozinho, como o Cristo Consolador, entregar-se ao Seu jugo que é suave e tomar o Seu fardo que é leve.
“Aos doze anos, saber amar integralmente e sempre retribuir com o bem todo mal que lhe fizerem. “Completando dezoito anos, estar devidamente preparada para ser uma das escolhidas a participar do Festim do Senhor.
“Seja você, aos vinte e quatro anos, uma candeia acesa colocada em lugar elevado para que possa ser vista por todos e iluminar aqueles que estiverem ao seu redor. 
- Ah! meu vô, quero ser uma boa menina para você gostar muito de mim.

Disse-lhe ainda que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém vai ao Pai senão por Ele. Orientei-a no sentido de orar e vigiar não se afastando jamais do bem, do amor, do perdão, CAMINHO que conduz a Jesus.
Incentivei-a alçar vôos mais altos buscando a VERDADE pura, sem ilusões fantasiosas, sem dogmas escravizantes de consciências, sem os rituais dos primitivos e adoração a ídolos herdados do antigo paganismo.
Exortei-a seguir os passos do Senhor, exemplo sublime de VIDA para a humanidade.
A emoção não me permitiu continuar. Abracei minha netinha pedindo a Deus que abençoasse aquela alma meiga, tão cheia de amor e ternura.
Escoaram-se quase oito anos no implacável calendário do tempo. Hoje, 2 de abril de 1998, Laís completa quatorze anos e, em breve dias, atingirei os sessenta e oito.
Ela é uma linda adolescente, formoso botão de rosa desabrochando para a vida, enquanto eu entro em declínio físico, entretanto, meus olhos de “avô coruja” vêem nela a mesma menina dócil, amorosa, que, em sua ingenuidade, achava que o vovô devia morrer por ter sessenta anos.
Parabéns, Laís, no dia do seu aniversário!
O Vovô é vidrado em você.


Felinto Elízio Duarte Campelo
felintoelizio@gmail.com

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CRISTO É A PEDRA ANGULAR DA IGREJA, E NÓS A PEDRA DE TROPEÇO



Jesus é a pedra angular do cristianismo. O que se opõe ao seu Evangelho é do anticristo ou da pedra de tropeço. (1 João 4.2; e são Mateus 16,23). Pela nossa evolução espiritual atual, nós nos identificamos mais com o nosso ego ou a pedra de tropeço, em prejuízo do nosso homem interior, nas palavras de São Paulo. (2 Coríntios 4,16). Ciente disso, Jesus nos ensinou que buscássemos antes as coisas do reino dos céus, e que as outras são acrescentadas. (Lucas 12,31).
As causas do mal no mundo se ligam intrinsecamente às coisas da pedra de tropeço. Todos os sistemas político-sociais devem seus fracassos, em grande parte, ao nosso egoísmo. Os poderosos dos regimes políticos capitalistas e comunistas sempre cuidaram, primeiramente, quando não só, dos seus próprios interesses. E, nos comunistas, a coisa foi pior, pois não só o grande aparato policial, mas também o das forças armadas estiveram sempre a serviço dos interesses dos maiorais do poder, já que eram esses próprios maiorais do poder comunista que comandavam esse poderoso aparato policial e militar repressivo. Nos regimes capitalistas, como vimos, essas coisas da pedra de tropeço ocorrem também, porém, as forças armadas não estão sob o controle direto dos maiorais do poder econômico, mas do governo, além de reinar a liberdade de imprensa, sinônimo de democracia.
         E nem as questões espirituais escapam ao nosso maldito ego. Às vezes, oramos e fazemos o bem, só porque queremos ganhar o céu! Mas, um dia, todos chegaremos ao nível evolucional espiritual e moral de desapego de Jesus, de São Francisco de Assis, São Vicente de Paulo, Gandhi, pastor Luther King, Teresa de Calcutá, irmã Dulce,  Eurípedes Barsanulfo, Bezerra de Menezes, Chico Xavier etc., e de muitos outros anônimos do passado e do presente. Chegaremos lá, porque somos filhos amados de Deus, e só poderemos ter, pois, um destino venturoso, daí as reencarnações. “Até que todos cheguemos à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. (Efésios 4,13). Esse ensino paulino, além de nos deixar otimistas com a nossa salvação (libertação), nos mostra que a nossa evolução espiritual e moral é uma realidade. E também Jesus ensinou: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Observemos que os dois verbos do texto estão no futuro, o que nos dá também uma ideia da realidade da nossa evolução e de que o nosso futuro é promissor, ou seja, de que é mesmo de salvação e não de condenação, que só existe temporariamente.Nós, pelo nosso livre-arbítrio, somos responsáveis pelo que nos ocorre, temporariamente falando. Deus não nos teria dado o livre arbítrio, se ele fosse como que uma espécie de anzol traiçoeiro para nós, levando-nos à desgraça irremediável e para sempre!  Ademais, tudo o que Deus faz dá certo. Assim, jamais Ele poderia criar um filho seu para permanecer definitivamente identificado com a pedra de tropeço e suas conseqüências dolorosas. Pelo contrário, Deus predestinou a todos nós para, um dia, vivermos os postulados da pedra angular do cristianismo, e a conseqüente e eterna felicidade perene.
Realmente, todos nós, no futuro, seremos salvos, deixando de ser pedras de tropeço, pois o amor com que Deus Pai-Mãe nos criou é infinito e não faz acepção de pessoas!

Obs.: Esta coluna é de José Reis Chaves, com públicações às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,  pode ser lida também no site www.otempo.com.br   Clicar colunas.   Ela está liberada para a publicação. 
Livros: “A Face Oculta das Religiões”, “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP)  e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) –  www.literarium.com.br -  seu e-mail: jreischaves@gmail.com 
Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail:  contato@editorachicoxavier.com.br    e o telefone: 0800-283-7147.

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segunda-feira, 22 de março de 2010

As doutrinas Cristãs e a Bíblia



Na Antigüidade, o conhecimento sobre Deus, a Bíblia e tudo o mais era mitológico. Só depois é que surgiu o saber filosófico e científico. 
Algumas doutrinas cristãs e a própria Bíblia, infelizmente, receberam influências da mitologia. Mas nem por isso deixamos de respeitá-las, pois não devemos menosprezar qualquer crença. E algumas dessas doutrinas cristãs não contam com o respaldo da Bíblia e, às vezes, são até contrárias a ela. E são essas doutrinas que constituem a pedra angular da construção das teologias polêmicas, isso a partir do 4°. século, as quais, hoje, mais do que nunca, emperram seriamente o Cristianismo. 
Quando o Meigo Nazareno disse que o Consolador a ser enviado nos faria lembrar de suas palavras, Ele sabia que o Cristianismo se desviaria de seus ensinamentos e que, portanto, ele, o Cristianismo, precisaria ser relembrado pelo Consolador, que é exatamente a Doutrina Espírita, pois é ela que nos lembra realmente a mensagem evangélica do Nazareno de amor incondicional, até para com os inimigos. "Conhecereis meus discípulos por se amarem uns aos outros." Esse amor, de fato, foi colocado em segundo plano pelos teólogos, cujas doutrinas dogmáticas passaram a ser o fundamento do Cristianismo. Por exemplo, ninguém morreu nas fogueiras da Inquisição porque deixou de praticar o amor, mas porque rejeitava algum dogma. Algumas verdades são dolorosas para certas pessoas, o que lamento. Mas se ninguém disser nada, a coisa vai ficar pior! Tudo muda no mundo. Não façamos do Cristianismo um museu! 
Realmente, o Cristianismo está numa crise milenar por ter estacionado em doutrinas teológicas, que Jesus não ensinou. No chamado final dos tempos, o Meigo Nazareno nos distinguira por termos dado de comer a quem tem fome, por termos visitado os doentes, até um copo de água dado a alguém em Seu nome, terá recompensa. 
Desde os primórdios do Cristianismo, que as autoridades religiosas contestam os médiuns. E a reencarnação as incomoda, pois só com ela pode existir o Deus Verdadeiro, Pai de bondade, misericórdia e amor infinito, que sempre nos dá novas chances de regeneração. Interessam-lhes o Deus do inferno literal e a vida única, para que elas se projetem como tábuas da nossa salvação, aplacando a suposta ira divina. 
E, assim, a mediunidade e a reencarnação, apesar de estarem na Bíblia (Mateus, 17, 13; Sabedoria, 8,19 e 20; Matheus, 11, 14; Jó, 8,9; Eclesiástico, 46,20; e 1 Coríntios, capítulos 12, 13 e 14), foram banidas do Cristianismo, que se deixou também influenciar pelas idéias mitológicas bíblicas e pelas idéias das religiões anteriores.

José Reis Chaves

Matéria extraída do Jornal da Federação Espírita do Estado de SP       ( FEESP )   -   Fevereiro de 2010  -  Imagem ilustrativa

sexta-feira, 19 de março de 2010

Avaliação de uma Casa Espírita


Algumas observações importantes na avaliação de uma Casa Espírita 



Toda Casa Espírita que busca o aprimoramento íntimo de seus freqüentadores, deve promover o estudo e a explanação da Doutrina Espírita no seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso, consubstanciada na Codificação Kardequiana e nos ensinamentos do amado Mestre Jesus. Portanto, para que esteja em consonância com esses ensinamentos, deve ainda:

- Zelar para que as atividades exercidas em função do Movimento Espírita SEJAM GRATUITAS, vedada qualquer espécie de remuneração;

- Nas reuniões doutrinárias, jamais angariar donativos por meio de coletas, peditórios, à vista dos inconvenientes que apresentam, de vez que tais expedientes podem ser tomados à conta de pagamento por benefícios. A pureza da prática da Doutrina Espírita deve ser preservada a todo o custo;

- Evitar enfeites excessivos, jogos de luz e uso, pelos colaboradores, de paramentos e uniformes; - Desaprovar o emprego de rituais, imagens ou símbolos de qualquer natureza nas sessões, assegurando a pureza e a simplicidade da prática do Espiritismo;

- Desaprovar a conservação de retratos, quadros, legendas ou quaisquer objetos que possam ser tidos na conta de apetrechos para ritual, tão usados em diversos meios religiosos. Os aparatos exteriores têm cristalizado a fé em todas as civilizações terrenas;

- Banir dos templos espíritas as cerimônias que, em nome da Doutrina, visem à consagração de esponsais ou nascimentos e outras práticas estranhas à Doutrina, tais como velórios e encomendações, colações de grau etc;

- Impedir a comunicação de enfermo espiritual, que só deverá ocorrer em reunião privativa e destinada a esse fim;

- Não permitir, nas reuniões do Centro, ataques ou censuras a outras religiões;

- Impedir palestras e discussões de ordem política nas sedes das instituições doutrinárias, não olvidando que o serviço de evangelização é tarefa essencial;

- Repelir acordos políticos que, com o empenho da consciência individual, pretextem defender os princípios doutrinários ou aliciar prestígio social para a Doutrina, em troca de votos ou solidariedade a partidos e candidatos. O Espiritismo não pactua com interesses puramente terrenos;

- Não permitir o uso do fumo, álcool e demais compostos químicos nas dependências do Centro Espírita.


Baseado nos regimentos internos da Federação Espírita Brasileira  -  Imagem ilustrativa

quinta-feira, 18 de março de 2010

E se Chico tivesse dormido?



Chico Xavier dissera a seu benfeitor espiritual Emmanuel que estava disposto a trabalhar na mediunidade com Jesus, contudo, precisava para isso do apoio da espiritualidade. 
O mentor, prestativo, respondeu a Chico que apoio não lhe faltaria desde que ele observasse três preceitos básicos: primeiro: disciplina; segundo: disciplina; terceiro: disciplina. 
Chico aquiesceu. O trabalho literário iria começar. 
Então, certa noite, Emmanuel apareceu a Chico, convidando-lhe à psicografia. 
Chico, após um dia cansativo de trabalho, respondeu ao guia: 
- Seu Emmanuel, agora estou com sono, preciso dormir, vamos deixar a psicografia para depois. 
Emmanuel respondeu-lhe: 
- Chico, o trabalho nos espera, o tempo urge, não podemos vacilar. 
Chico não deu bola, virou-se, despediu-se do guia e voltou a dormir. 
Na noite seguinte, Emmanuel aparece novamente: 
- E agora, Chico, descansado para psicografar? 
- Nada disso, Seu Emmanuel, preciso dormir. 
Sabe o que é, tive tantas dores de cabeça, estou cansado, trabalhei muito hoje, além do mais, tenho vários irmãos pequenos que necessitam de meu concurso. Vamos fazer o seguinte: apareça final de semana, aí podemos psicografar a vontade. 
Emmanuel, então, fez conforme o combinado retornando no sábado. 
- E aí, Chico, vamos começar a psicografar hoje? 
-Ah, Seu Emmanuel, hoje não vai dar não, prometi aos meus amigos que iríamos a uma festa, vou chegar cansado, tenho que dormir. Desculpe! Olha, faça o seguinte, continue a me visitar, quem sabe um dia desses, quando eu estiver mais disposto, não dá certo de encaixarmos uma mensagem... 
Acordei, era somente um sonho, ou melhor, um pesadelo! Chico Xavier não dormia quando convocado a servir. Chico Xavier não titubeara quando chamado pelo plano espiritual a colaborar na construção de um mundo melhor.
Foram mais de 400 livros psicografados, traduzidos para vários idiomas, beneficiando aqui e acolá inúmeras criaturas das mais distintas culturas. Foram infinitas noites sem dormir a serviço do Bem. 
Chico não dormiu e foi o perfeito instrumento utilizado pelo plano espiritual para espalhar paz e esperança, conforto e instrução na face da Terra, se o médium mineiro houvesse dormido, certamente os Espíritos teriam de utilizar outro ou outros instrumentos para fazer vir a lume as inesquecíveis obras de André Luiz, Emmanuel, Meimei e tantos outros que se manifestaram pela sua abençoada mão. O trabalho certamente aconteceria, contudo, sofreria algum atraso, deixando de beneficiar naquele tempo inúmeras criaturas sequiosas por consolo.
Guardadas as devidas proporções, todos sem exceção, somos convocados a dar nossa parcela de contribuição. Contudo, para que isso ocorra, temos de ficar atentos às oportunidades que surgem: 
- O amigo que nos convida a fazer o trabalho voluntário. 
- O familiar em conflito íntimo que pede nosso apoio. 
- O colega de atividade profissional que necessita de nosso auxílio. 
Todas essas situações não chegam até nosso conhecimento por acaso, ao contrário, são trazidas até nós por diligentes mentores espirituais que tem em nós o instrumento que pode fazer a diferença na vida de alguém. Contudo, há o imperativo de nossa iniciativa: se dormimos no ponto, deixando para depois o Bem que poderíamos fazer hoje, perdemos grande chance de galgar degraus na escala evolutiva. 
Por isso, forçoso nos questionar se estamos com a bússola da disciplina e da atenção a nortear o caminho, ou preferimos dormir nos colchões da indiferença. 
Chico não dormiu. E nós, estamos dormindo ou bem acordados? 
Pensemos nisso.

Wellington Balbo
wellington_plasvipel@terra.com.br

Matéria extraída do Jornal da Federação Espírita do Estado de SP      -  ( FEESP )  -  Fevereiro 2010 -  Imagem ilustrativa

quarta-feira, 17 de março de 2010

SOLIDARIEDADE E DEPRESSÃO




A tecnologia que trouxe tanto conforto não tem se mostrado capaz por si só de dar às pessoas a tão sonhada felicidade. E vemos, no dia-a-dia, crescer de maneira espantosa o número de pessoas deprimidas, enchendo-se de remédios para uma doença da alma e não do corpo. 
Um mal que se não for tratado a tempo vai levar a civilização ao fundo do poço, cujo remédio está na alegria de viver. Alegria esta que não pode ser encontrada somente no conforto material, mas, acima de tudo, na vida digna que inclui também este conforto. 
E a solidariedade é uma palavra que tem um papel importantíssimo nesta batalha travada pelo ser humano contra si mesmo. Estamos solitários em meio a uma multidão de seis bilhões de pessoas. 
Não temos tempo para o próximo mais próximo, como nossos filhos, nossos irmãos, cônjuges, pais. Estes sofrem calados ao nosso lado e não somos capazes de identificar isto. 
Acabamos presos dentro de nosso ego, buscando cada vez mais conquistar um espaço no mundo, para nos firmarmos diante do que a sociedade quer de nós. 
Deixamos de lado questões imprescindíveis para o despertar da felicidade do ser: o que a vida quer de nós? Por que nascemos em conjunto? De onde viemos e para onde vamos? 
Deixamos de lado nossa capacidade de sermos solidários por medo. Medo de nos machucarem e traírem nossa confiança, por egoísmo muitas vezes. E continuamos marchando sozinhos, buscando uma felicidade que só poderíamos encontrar coletivamente. Mas que, paradoxalmente, não está no outro, está em nós. Ou melhor, reside, sim, no que nós podemos fazer pelo outro, na maneira de encarar a vida. 
Fazer o bem é o remédio da alma. 
Fazer o bem é ajudar a si próprio a não cair numa vida sem sentido, num vazio que a experiência já comprovou que não pode ser preenchido por bens materiais. Um buraco que só pode ser tapado por uma vida digna, cujo objetivo principal é ser útil, pelo simples prazer de sê-lo. 


Rodinei Moura 
rodimoura@uol.com.br

Matéria extraída do Jornal da Federação Espírita do Estado de SP  -   ( FEESP ) - Fevereiro 2010 - Imagem ilustrativa

segunda-feira, 15 de março de 2010

A PEDRA E O JOIO


Livro de:
J. HERCULANO PIRES



A PEDRA 

O símbolo da pedra de toque é usado neste livro para representar a Codificação do Espiritismo. Qualquer novidade que apareça no meio doutrinário pode revelar a sua legitimidade ou a sua falsidade num simples toque dos seus princípios com os da doutrina codificada. Na crítica aprofundada que faz da Teoria Corpuscular do Espírito oferece um modelo seguro de análise a que devem ser submetidas todas as inovações propostas. De posse desse modelo os estudiosos terão um roteiro eficiente para sua orientação no uso do bom senso e da razão crítica. 
A palavra crítica é aqui usada no sentido clássico de avaliação de uma obra ou de uma teoria, e não no sentido popular de censura ou maledicência. A crítica como avaliação é indispensável ao desenvolvimento da cultura, ao aprimoramento da inteligência. Sem a justa apreciação de livros e doutrinas estamos sujeitos a enganos que nos levarão a situações desastrosas. Há doutrinas apresentadas com roupagem literária e científica enganadora. Precisamos despi-las para chegar à verdade que, segundo a tradição, só pode ser conhecida em sua nudez. 

O JOIO 

O joio é uma excelente de gramínea que nasce no meio do trigo, prejudicando a seara. No Evangelho ele aparece como símbolo de doutrinas errôneas. O autor utilizou dessa imagem para caracterizar as pretensas renovações doutrinárias que surgem no meio espírita. Passa em revista as que mais se destacam no momento, advertindo o leitor contra os perigos que apresentam, e aprofunda a sua crítica, de maneira minuciosa e severa, ao tratar da que lhe parece mais representativa. 
Seu objetivo é mostrar a necessidade de encarar-se o Espiritismo como uma doutrina apoiada em métodos seguros de pesquisa e interpretação da realidade, que não pode ser tratada com leviandade. 
Oferece ao leitor uma exposição do método de Kardec, até hoje praticamente não analisado, e chama a atenção dos estudiosos para a importância de conhecerem esse método, a fim de não se deixarem enganar pelo joio e poderem examinar de maneira eficaz as novidades que surgem no meio doutrinário. 
Um pequeno livro de grande o profundo conteúdo, indispensável a todos os que desejam evitar confusões no estudo da doutrina. 

 Disponibilizo todo o livro para download:   A Pedra e o Joio

quinta-feira, 11 de março de 2010

Riquezas


“Não queirais entesourar para vós tesouros na Terra, onde a ferrugem e a traça os consomem e onde os ladrões os desenterram e roubam.”      ( Matheus 6:19 ) 



Os bens materiais são necessários à sobrevivência na Terra e atendem ao bem estar de nossa família. Não são condenados por Deus, como alguns querem interpretar as palavras de Jesus. 
As riquezas, quando administradas com sabedoria, impulsionam o progresso material, gerando novas fontes de trabalho, proporcionando melhores condições de vida para as criaturas. São também um fator de progresso intelectual e de crescimento espiritual se direcionadas para o desenvolvimento das ciências, das letras e das artes e, se ensejarem aos seus depositários o exercício do bem e da solidariedade em proveito da Humanidade. 
Buscando a essência do ensinamento, entendemos que Jesus desautoriza o acúmulo de riquezas em benefício próprio, fazendo delas a razão da existência. 
Escravizados à fortuna, estaremos obstruindo os canais da benevolência com a ferrugem do egoísmo, seremos corroídos pela traça da indiferença para com o nosso próximo, sofreremos o ataque de pessoas más e invejosas que intentam roubar-nos, assediadas por Espíritos malsãos, que se comprazern com o nosso desassossego. 
Jesus aprofundou-se em suas considerações ao declarar que onde está o tesouro, aí também está o coração de quem a ele se apega. Advertiu-nos, outrossim, quanto à necessidade de ajuntarmos bens espirituais no céu, onde a traça e a ferrugem não os consomem e aonde os ladrões não têm acesso. 
O Espiritismo adota a simplicidade e a humildade dos primeiros cristãos como apanágio de sua Doutrina; ensina-nos a multiplicar os "talentos" do Senhor, exaltando o amor e exercendo a caridade, nos moldes preconizados pelo apóstolo Paulo; aponta-nos o roteiro de luz indicado pelo Mestre, que é a renúncia às posses transitórias e aos títulos honoríficos. 
Abençoada é a Doutrina dos Espíritos, que faz reviver o puro cristianismo pregado e exemplificado por Jesus. 


Felindo Elízio Duarte Campelo

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quarta-feira, 10 de março de 2010

VIDA BOA



Um homem, numa tarde calorenta, lavrava a terra, para plantar batatas. Em dado momento, cansado, suarento, limpou o suor da fronte com as costas da mão e começou a lamentar consigo mesmo: - Que vida dura esta! Batalhando aqui o dia todo, suportando o sol e a chuva, para auferir parcas rendas! E quando o produto, tão trabalhosamente obtido, chega à banca dos feirantes, as donas-de-casa escolhem exigentemente cada fruto, desprezando os menos atraentes, sem fazer idéia do quanto custou produzi-los... 
E, desolado, arrematou: há, até, um dizer, quando se quer livrar de uma pessoa aborrecida - "Ah, vá plantar batatas!" Eu nem a isso posso ser mandado, porque já estou plantando... 
Nisso, distendeu a vista pelo asfalto próximo e viu um ônibus deslizando suavemente na pista; comentou com os seus botões: - Vida boa é a de motorista de ônibus: trabalha sentado, à sombra, viajando, vendo paisagens!... 
O que ele não sabia é que, naquele exato instante, o motorista do ônibus ia conjecturando, tristemente: - Que vida sacrificada! Há quantos anos vivo de lá pra cá, de cá pra lá, sem parada, suportando a rigidez das escalas e a chatice de passageiros problemáticos; passo a vida praticamente fora de casa, sem poder acompanhar o crescimento dos filhos e desfrutar o conforto doméstico. Além de tudo, corro permanente risco de vida e de ser despedido se ocorrer algum acidente!... 
Olhou distraidamente pela janela do veículo e viu um automóvel de passeio que o ultrapassava com facilidade. -Vida boa é a desse empresário que vai ali, naquele carrão, balbuciou, acrescentando: despreocupado, dono do seu tempo, sem ter que dar satisfação a ninguém, com dinheiro suficiente para ter o que deseja e ir aonde quer!... 
Não imaginava, porém, que, naquele justo momento, o homem de negócios ia matutando amargamente, em seu automóvel: - Não agüento mais esta vida! Trabalho 14 horas por dia, corro sem parar da matriz para a filial, da filial para casa, administro interesses da empresa, dos empregados, da família; todos vêm a mim só para buscar  e exigir alguma coisa e ainda sou tido como ambicioso e folgado! A esposa reclama da ausência, os filhos acham que o dinheiro caí do céu... as flutuações de mercado, as pressões do fisco, os juros altos dos financiamentos!... 
Olhou para o alto, através do pára-brisa, e viu um avião a jato singrando os céus, deixando aquele rastilho de fumaça e ponderou de si para consigo: - Vida boa é a do piloto desse jato que aili vai! Voando lá no silêncio das alturas, distante das agruras terrenas, desfrutando o status de uma profissão respeitável, com o salário garantido ao fim do mês, sem ter que se preocupar com os problemas da empresa a que serve, atendido gentilmente em cada aeroporto!... 
Mas o de que ele não fazia idéia é que, nessa mesma hora, o piloto do jato, lá em cima, em sua cabina, divagava, meditativo: - Até quando suportarei esta vida? - Voando sempre de um lado para outro, em meio a esta parafernália de instrumentos, transportando esses turistas e empresários metidos a bobos, sujeito a horários e normas rígidas, tendo que confiar em mecânicos nem sempre atentos, sem liberdade para dispor do tempo desejável em cada cidade! 
Dirigiu o olhar casualmente para baixo e viu um homenzinho lá no chão, arando a terra para plantar batatas e afirmou, convicto: -Quer saber de uma coisa? Vida boa mesmo é a daquele lavrador que ali está: não tem que se preocupar com essas máquinas e planos de vôo complexos, vive no chão firme, em sua vidinha simples, realizando o mais legítimo trabalho do homem, o de lavrar a terra para extrair dela o alimento!... 
Aí o círculo se fechou. É... vida boa, é uma questão de perspectiva.

Lauro F. Carvalho
(Inspirado em relato ouvido de um pregador)

Matéria extraída do Jornal da Federação Espírita do Estado de SP       - ( FEESP ) - Fevereiro de 2010 - Imagem ilustrativa

terça-feira, 9 de março de 2010

Felicidade sem Culpa


Livro de:

Adenáuer Novaes
 Fundação Lar e Harmonia



A maioria das pessoas se sente infeliz ou adia sua felicidade por causa da internalização de um poderoso mecanismo, seja social, moral ou religioso, introdutor de culpa. O ser humano se estrutura dentro da sociedade sem a devida reflexão sobre os valores que assimila. Nem sempre percebe que, aqueles recebidos em suas origens devem, na adultez, merecer reflexão e conseqüente libertação dos que não mais condizem com sua maturidade. Nem sempre as pessoas conseguem se libertar da pressão exercida pela sociedade da qual fazem parte. Essa pressão não é apenas exercida através de normas e leis, mas principalmente a partir daquilo que não é dito e nem é explicitado. As leis da convivência entre as pessoas, as quais nem sempre fazem parte de algum código escrito, promovem sanções que psicologicamente impõem culpa e necessidade de alívio psíquico. Nesse contexto somam-se os preceitos extraídos das interpretações humanas aos códigos das religiões, muitas vezes usados como mecanismos repressores, para limitar ainda mais as possibilidades do ser humano de entender sua própria vida e alcançar a felicidade. 
O grande gerador da infelicidade é a culpa que nos permite, quando instalada, esperar algum tipo de punição para alívio daquilo que consideramos uma transgressão. Vivemos sempre à espera de que essa punição ocorra, gerando ansiedade e adiando nossa felicidade. 
É claro que tudo isso ocorre também como um mecanismo que possibilita a percepção da própria liberdade individual. Há pessoas que necessitam de limites para melhor administrar sua liberdade, porém essa regra é utilizada de forma excessiva e castradora, em face do medo que tem o ser humano de perder o controle sobre si mesmo. 
O propósito de todo ser humano é alcançar a felicidade possível sem perder a noção da responsabilidade individual pelos próprios atos. Ser feliz só é possível através da liberdade com responsabilidade. Quem não for capaz de assumir as conseqüências de seus atos, não conseguirá viver com a consciência em paz e em harmonia. 
Religiões e filosofias foram – e ainda o são – utilizadas como mecanismos de dominação coletiva sob o argumento de que o passado da humanidade demonstra sua necessidade de impor limites. É necessário que se perceba o espírito como ser presente que, embora assentado sobre seu passado, está sempre olhando para o futuro. Sem esquecer o passado é preciso viver o presente com o olhar no futuro. As religiões valorizam mais o passado que o futuro do ser humano, impondo-lhe que carregue sempre alguma culpa. 
As religiões, como são praticadas, servem para determinadas classes de crentes. Para outras elas necessitam de interpretações e compreensões mais avançadas sob pena de se extinguirem. Elas devem ser entendidas de formas distintas e de acordo com o nível de evolução do espírito. 
Na maioria delas, o conceito de felicidade passa pela culpa e pela negação à vida na matéria. Entender que ela, a felicidade, só poderá ocorrer alhures, pós-morte, é negar o sentido da existência, conseqüentemente o presente. 
Não entregue sua felicidade à crítica das religiões, das filosofias, dos outros ou dos equívocos que cometeu. A religião, por natureza, deve facilitar o processo de crescimento do ser humano. Tome a sua como auxiliar de seu equilíbrio psicológico e espiritual. Não coloque sua felicidade à mercê das contingências acidentais de sua vida ou mesmo de uma fase de turbulência por que você esteja passando. Lembre-se de que viver não é ato isolado de um ser humano. É um contexto, uma conexão e um sentido. Na união dessas realidades junta-se o Espírito que é você. Assuma o comando de sua vida e a coloque a serviço do propósito de ser feliz. Siga aquele ditado que diz ‘viva e deixe os outros viverem’.
Ninguém no mundo está irremediavelmente condenado a sofrer ou a penar eternamente, seja na vida ou na morte. As teorias que levaram o ser humano a se achar perdido ou condenado a sofrer pelos atos o distanciaram de sua própria felicidade. O ser humano está ‘condenado’ a ser feliz e essa conquista é feita individual e coletivamente. Ele foi presenteado por Deus que lhe deu a Vida. 
Convido o leitor a despojar-se de conceitos, pelo menos durante a leitura deste livro, para penetrar no próprio coração e pensar na felicidade como um estado de espírito possível. Lembre-se de que coração e razão são faces de uma mesma moeda, que representa o ser humano. Tentar separá-las é tolice infantil. Neste livro o propósito é permitir a compreensão do significado maior de ser feliz, de uma maneira mais livre e menos culposa. 
Comece a ler este livro pensando em deixar de lado suas culpas e seus medos, a fim de que possa adquirir instrumentos que possibilitem alcançar a paz que deseja. Faça dele um instrumento de libertação e de aquisição de novos valores. 
Retire o véu que encobre sua visão de si mesmo, dispa-se da roupa que o mundo lhe ajudou a tecer e vista-se com o manto da simplicidade e da pureza de coração, a fim de captar o significado mais profundo e os sentimentos que coloco no que escrevo para que você se encontre com sua essência. Lembre-se de que não há nada no mundo que valha mais do que sua paz interior. E que ela, para ser real, deve manifestar-se no mundo em sua prática diária e em sua vida de relações com os outros. A felicidade real e a paz verdadeira são vividas no mundo. 
Reúna seus mais íntimos propósitos, junte suas maiores intenções, fortaleça-se com as melhores energias e entre em contato com o Deus que habita em você, para encontrar sua plena felicidade. Não se esqueça de reparti-la por onde passar e com quem estiver, pois isso é garantia de perpetuidade.

Disponibilizo todo o livro para download: Felicidade sem Culpa

quinta-feira, 4 de março de 2010

Fatalidade, determinismo e livre-arbítrio


Somente as grandes dores e os fatos capazes de influir na nossa evolução moral são previstos por Deus


Um dos atributos de Deus, enumerados por Allan Kardec no capítulo III de O Livro dos Espíritos, é que Ele é soberanamente justo e bom; que a sabedoria providencial das leis divinas se revela nas menores como nas maiores coisas; e que esta sabedoria não nos permite duvidar nem da justiça nem da bondade de Deus. Logo, "aquilo que é infinitamente sábio, justo e bom, não pode produzir nada que seja desrazoável, mau e injusto", explica o Codificador, no capítulo III - O bem e o mal - do livro A Gênese
Se o homem agisse rigorosamente de conformidade com as leis divinas, evitaria os males mais amargos e viveria feliz sobre a Terra. Se ele assim não age, é em virtude de seu livre-arbítrio. 
É comum ouvirmos as pessoas dizerem: "foi uma fatalidade." 
Será? 
Em resposta a Kardec, na questão 853 de O Livro dos Espíritos, anotamos que "fatal, no verdadeiro sentido da palavra, só o instante da morte. Chegado esse momento, de uma forma ou de outra, a ele não podeis furtar-vos”. 
A fatalidade, informam os Espíritos na resposta à questão 851, "não existe senão para a escolha feita pelo Espírito, ao encarnar-se, de sofrer esta ou aquela prova; ao escolhê-la, ele traça para si mesmo uma espécie de destino, que é a própria conseqüência da posição em que se encontra. Falo das provas de natureza física, porque, no tocante às provas morais e às tentações, o Espírito, conservando o seu livre-arbítrio sobre o bem e o mal, é sempre senhor de ceder ou resistir. Um bom Espírito, ao vê-lo fraquejar, pode correr em seu auxílio, mas não pode influir sobre ele a ponto de subjugar-lhe a vontade. Um Espírito mau, ou seja, inferior, ao lhe mostrar ou exagerar um perigo físico pode abalá-lo e assustá-lo, mas a vontade do Espírito encarnado não fica por isso menos livre de qualquer entrave." 
Neste ponto, Allan Kardec, arguto como era, pergunta (questão 853-a): “Assim, qualquer que seja o perigo que nos ameace, não morreremos se há nossa hora não chegou”? 
A resposta: 
"- Não, não morrerás, e tens disso milhares de exemplos. Mas quando chegar a hora de partir, nada te livrará. Deus sabe com antecedência o gênero de morte por que partirás daqui, e freqüentemente teu Espírito também o sabe, pois isso lhe foi revelado quando fez a escolha desta ou daquela existência." 
Há fatos que devem ocorrer forçosamente e que a vontade do Espírito não pode evitar? É a pergunta de Allan Kardec (questão 859-a). Resposta: "- Sim, mas que tu, quando no estado de Espírito, viste e pressentiste, ao fazer a tua escolha. Não acredites, porém, que tudo o que acontece esteja escrito, como se diz. Um acontecimento é quase sempre a conseqüência de uma coisa que fizeste por um ato de tua livre vontade, de tal maneira que, se não tivesses praticado aquele ato, o acontecimento não verificaria. Se queimas o dedo, isso é apenas a conseqüência de tua imprudência da condição da matéria. Somente as grandes dores, os acontecimentos importantes e capazes de influir na tua evolução moral são previstos por Deus, porque são úteis à tua purificação e à tua instrução."

Altamirando Carneiro
Matéria extraída do Jornal Espírita ( FEESP ), fevereiro 2010, imagem ilustrativa.
 

quarta-feira, 3 de março de 2010

O DÍFICIL CAMINHO DAS DROGAS


Psicografia de:
Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Pelo Espírito de:
 Rosângela



A imprensa divulga todos os dias notícias envolvendo dependentes de drogas em ações criminosas e trágicas. 
A droga está mais próxima do que se imagina, pode estar na porta da escola, nos bailinhos, na esquina, e quantos de nós conheceu ou conhece dramas de pessoas que se envolveram com drogas e a luta diária pela qual passa o dependente e a família. 
O que nem se imagina é a situação que fica esse usuário, desencarnando sendo um dependente, o drama pelo qual passa, sentindo ainda os reflexos da droga e suas conseqüências. Relatos emocionantes das experiências de drogados espirituais são aqui expostos, não para chocar, mas sim para alertar. 
Esta obra inovadora é de vital importância, porque nos mostra uma realidade até hoje desconhecida e nunca abordada por nenhum outro livro. É destinada ao jovem, ao pai, ao professor, enfim toda a sociedade, já que a droga é um problema social em que todos somos afetados.


Disponibilizo  todo o livro para download: O difícil caminho das drogas 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Revista Espírita, fevereiro de 1861.


Perguntas e problemas diversos



1. Num mundo superior, como Júpiter ou outro, o Espírito encarnado tem a lembrança de suas existências passadas, como no estado errante? 

- R. Não; do momento em que o Espírito reveste um envoltório material, ele perde a lembrança de suas existências anteriores. 

- Entretanto, o envoltório corpóreo em Júpiter é muito pouco material, e, por essa razão, o Espírito não é mais livre? 

- R. Sim, mas ele é o bastante para apagar, no Espírito, a lembrança do passado. 

- Então os Espíritos que habitam Júpiter e que se comunicaram conosco se encontravam, naqueles momentos, num estado de sono? 

- R. Certamente. Naquele mundo, o Espírito sendo muito mais elevado compreende bem melhor Deus e o Universo; mas o seu passado é apagado no mesmo instante, porque tudo isso obscureceria a sua inteligência; ele não se compreenderia mais assim mesmo. Seria o homem da África, o da Europa o da América; o da Terra, de Marte ou de Vênus? Não se lembraria mais, e é ele mesmo o homem de Júpiter, inteligente, superior, compreendendo Deus, eis tudo. 

Nota. Se o esquecimento do passado é necessário num mundo avançado, como o é Júpiter, com mais forte razão deve sê-lo no nosso mundo material. É evidente que a lembrança das nossas existências precedentes traria uma deplorável confusão nas nossas idéias, sem falar de todos os outros inconvenientes que foram assinalados a esse respeito. Tudo o que Deus faz traz a marca da sua sabedoria e da sua bondade; não nos cabe criticá-lo, quando mesmo não lhes compreendêssemos o objetivo. 

2. A senhorita Eugénie, um dos médiuns da Sociedade, oferece uma particularidade notável e de certo modo excepcional, é a prodigiosa volubilidade com a qual escreve, e a prontidão incrível com que os Espíritos, os mais diversos, se comunicam por seu intermédio. Há poucos médiuns com uma tão grande flexibilidade; a que se prende isto? 

- R. Essa causa se prende antes ao médium do que ao Espírito; este escreveria por um outro médium que iria menos depressa, pela razão de que a natureza de um instrumento não seria mais a mesma. Assim, há médiuns desenhistas, outros que são mais aptos à medicina, etc.; segundo a mediunidade, o Espírito age; é, pois, uma causa física antes do que uma causa moral. Os Espíritos se comunicam tanto mais facilmente por um médium, que tenha neste último uma combinação mais rápida de seu próprio fluido com o do Espírito; presta-se, mais do que outros, à rapidez do pensamento, e o Espírito disso se aproveita como aproveitais de uma viatura rápida quando estais apressados; esta vivacidade de um médium, é toda física: seu próprio Espírito nisto não está por nada. 

- As qualidades morais de um médium não têm influência? 

- R. Elas o têm uma grande sobre as simpatias dos Espíritos, porque é necessário que saibais que alguns têm uma tal antipatia por certos médiuns, que não é senão com a maior repugnância que se comunicam por eles. 

Espírito de São Luís.

Disponibilizo toda Revista para download: Revista Espírita de 1861

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A CORAGEM DA FÉ

Psicografado por:

CARLOS A. BACCELLI
DITADO PELO ESPÍRITO DE BEZERRA DE MENEZES


Filhos, as páginas que ora vos endereçamos do Mais Além, reunidas neste singelo opúsculo, foram escritas tão-somente com o propósito de encorajar-vos na luta pelo ideal que abraçastes, sob o pálio da doutrina do Evangelho Restaurado, que é o Espiritismo, perseverando, sem esmorecimento, na tarefa da própria renovação que, sem dúvida, se vos constitui no objetivo maior da existência. 
De nada vale o brilho da inteligência, se o coração permanece às escuras. 
A reencarnação que não promove o renascimento moral da criatura, não passa de ato que não está à altura de sua transcendência e significado. 
O conhecimento espírita é, sem dúvida, a melhor oportunidade de conscientização para o homem que pretende libertar-se do cativeiro de milenar comodismo espiritual, afastando-se, em definitivo, das sinuosas estradas da ilusão, com, até então, diminuto aproveitamento das lições que lhe possibilitam o crescimento diante da Vida. 
Refletindo, assim, sobre o teor de vossas responsabilidades nos deveres que sois chamados a cumprir na Seara, uma vez que não mais vos será possível o recuo, sem graves comprometimentos de ordem cármica, não olvideis a sábia advertência que o Mestre dirigiu aos cristãos de todos os tempos: "Todo aquele, pois, que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; e o que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”. 


Bezerra de Menezes 
Uberaba - MG, 29 de agosto de 2002

Disponibilizo todo o livro para download:  A Coragem da Fé 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Antigo Livro de Inspiração Espírita

           Amsterdam em 1700
É emocionante tomar conhecimento de obras com idéias espíritas antes mesmo das Revelações dos Espíritos e escritas por pessoas estranhas à Doutrina. Um dos correspondentes da nossa revista em Antuérpia, na Bélgica, enviou resumo de uma obra inglesa já em quinta edição, escrita pela Sra. Rowe e publicada em Amsterdam, na Holanda, em 1753.

Seu título: "A Amizade após a Morte - Cartas dos Mortos para os Vivos". Vamos observar alguns trechos:

Pág. 7 - "Os Espíritos felizes sempre se interessam pela felicidade dos mortais e fazem freqüentes visitas aos amigos. Se as leis que regem o mundo material não proibissem, poderiam inclusive aparecer para as pessoas; os grandes recursos de seus próprios corpos fluídicos poderiam fazer com que se tornassem visíveis."

Pág. 12 - Um filho único, morto aos dois anos, escreve à sua mãe: "Quando minha alma se libertou, fiquei espantado ao perceber que a senhora estava chorando por causa daquela pequena massa que eu tinha acabado de deixar. O corpo que eu recebi em troca era belo, ágil e possuía uma luz muito brilhante. Eu ainda não tinha compreendido a diferença entre os corpos materiais e os espirituais e pensei que a senhora estivesse me vendo como eu à via”.

Pág. 73 - Carta XVI - "Os seres que estão fora da matéria podem se misturar com as pessoas sem que ninguém perceba e, por isso, eu quis descobrir as opiniões de vocês sobre o que aconteceu na noite anterior. Com alguma dificuldade, recebi autorização para lhes passar um pequeno aviso sobre o seu futuro próximo. Meu irmão, seus dias na Terra estão terminando. Embora sua vida tenha sido isenta de ações baixas, você ainda carrega certas leviandades que precisam de uma reforma. Alguns erros que parecem sem importância, podem acabar resultando, no final, em grandes crimes."


Para maiores informações sobre essa autora, visite o site da digital.library.upenn.edu/women/rowe, contendo extensa biografia de Mrs. Elizabeth Rowe (1674/1737). 


Observação - Poucas vezes os princípios do Espiritismo foram definidos com tamanha precisão. Temos certeza que seus escritos são resultados de comunicações espirituais autênticas. Como é possível, então, que esse livro, tão difundido a ponto de estar na 5a edição, tenha exercido uma influência tão pequena e que uma idéia consoladora e racional tenha permanecido ignorada em sua época? Em contraposição, as noções espíritas nos dias de hoje necessitaram apenas de alguns anos para dar a volta ao mundo.
Já dissemos algumas vezes que se o Espiritismo tivesse sido revelado um século antes, não provocaria nenhuma grande impressão; esse livro é a prova disso, por ser, justamente, o mais puro e o mais profundo Espiritismo. 
Se hoje em dia existem pessoas que têm provas evidentes, materiais e morais de fatos espíritas comprovados e que, ainda assim, duvidam, imaginem como iriam encarar a Doutrina no século passado. Não é falta de inteligência o fato de elas ouvirem, verem e não compreenderem; é apenas falta de um atributo especial, como as pessoas que, embora sendo inteligentes, não possuem a aptidão musical para sentir e entender a beleza de uma música. Como se costuma dizer, ainda não havia chegado à hora.

Matéria extraída da Obra Revelações da Revista Espírita de Allan Kardec, Parte 2, pág. 33,34 e 35 da FEESP.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dicionário Espírita OnLine


Allan Kardec principiou o trabalho que aos espíritas cabe prosseguir com equivalente critério e responsabilidade, quando ofereceu o primeiro Vocabulário efetivamente espírita.

Na introdução de O Livro dos Médiuns, o Codificador do Espiritismo já anunciava a intenção de publicar separadamente um pequeno dicionário de filosofia espírita, pois que já antevia a utilidade do mesmo para o estudo e a difusão doutrinária.

Disponibilizo o link para acesso ao site: Dicionário Espírita

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Evangelho e Família


Livro de:

Adenauer Novaes


O Evangelho como roteiro para a Família


Por detrás das palavras escritas pelos evangelistas a respeito do que Jesus disse, existem preciosas lições de sabedoria que, quando contextualizadas, oferecem roteiros para a compreensão dos mais diversos problemas familiares.
Para alcançarmos um significado mais profundo, além das palavras, é preciso abrir o coração para o sentimento do amor e a mente para a sabedoria espiritual.
A utilização do Evangelho, como ferramenta para o trato social, não exclui sua aplicação ao mundo íntimo de cada um, sobretudo quando na vivência das relações familiares. Nelas o espírito se desenvolve e retoma seus processos psíquicos deixados em aberto nas encarnações precedentes.
O Evangelho ou Boa Nova é um guia precioso que pode nos fazer entender melhor, do ponto de vista psicológico, os mais complexos problemas envolvendo o relacionamento familiar. Jesus falou para pessoas que viviam num contexto familiar, portanto suas palavras não se dirigiam apenas a eles, mas também à família da qual faziam parte.
Jesus trouxe idéias que podem nos levar ao entendimento de que a vida em família é um sistema possível, no qual a convivência e o auxílio mútuo podem proporcionar a felicidade ao grupo de espíritos que dela fazem parte. Suas idéias penetram o Espírito fazendo com que este olhe para si mesmo, mostrando-lhe que a Vida é mais do que o corpo e do que sua exclusiva felicidade.
Não estamos mais no tempo em que uma única pessoa é responsável pelos destinos de uma família. Todos agora são convidados a assumir os rumos que o grupo familiar vai seguir. Pais, filhos e agregados são co-responsáveis pelo futuro da família. A partir da adolescência o espírito assume sua encarnação, saindo da condição de criança que precisa de cuidados para a de adulto que já colabora e participa das decisões coletivas.
O espírito cada vez mais precocemente assume seus processos cármicos que influenciarão o próprio destino. Por esse motivo, a família se torna mais cedo o palco onde todos são convocados a colaborar uns com os outros, no qual se misturam desejos e expectativas com as provas que a Vida propõe a cada um.
O Evangelho em família deve ser passado principalmente pelo exemplo. Quando verbalizado deve mostrar-se como lições imortais de amor e luz, proferidas com suavidade e sem manipulações moralistas. Que adianta proferir palavras para convencer alguém de uma moral que ainda não se pratica?
O Evangelho não pode ser transformado numa camisa de força para as gerações que estão reencarnando. Deve ser passado principalmente pelo comportamento, pois as palavras passam e as atitudes se impregnam em quem as vê.
Não se deve obrigar alguém a aceitar uma idéia.
Muito embora se deva tentar passá-la, é preciso respeitar os limites de cada um e seu momento evolutivo. A luz do Evangelho pode cegar aqueles que não estão acostumados à claridade, por isso é preciso ter paciência para que eles se acostumem. É preciso mostrá-la em doses adequadas para que sua divina claridade não prejudique sua absorção.
As palavras de Jesus foram utilizadas para diversos fins. Uns fizeram delas bandeira para dominar e matar. Outros, como fio condutor do espírito para os caminhos do amor. Os exemplos são muitos de parte a parte. Temos que nos conscientizar do uso que delas fazemos para que os espíritos que conosco convivem não morram pelo nosso dogmatismo. A tolerância e a paciência, além do desejo sincero de auxiliar o outro, são instrumentos mais eficazes do que palavras, por mais verdadeiras que sejam.
Cada um traz seus processos cármicos a serem resolvidos. Eles são intransferíveis. O Evangelho, se bem vivido, torna-se poderoso instrumento para que a encarnação seja um abençoado momento de equilíbrio e aprendizado. Os ensinamentos nele contidos podem ser encontrados em outras religiões, pois o amor e a sabedoria não são privilégios dos cristãos e sim patrimônio de Deus.
A família é o núcleo básico da sociedade e sua expressão mais simples. Cada ser humano no convívio familiar deve aprender e vivenciar experiências que serão úteis em sua vida social. Deve buscar ser na sociedade o que é em família e vice-versa. Ausentar-se dela, sob pretexto de que é diferente dos demais com quem convive, é fugir do próprio destino e da oportunidade de crescer espiritualmente.
A convite da inspiração amorosa decidi por fazer um livro diferente. Neste trabalho trouxe alguns casos verídicos envolvendo conflitos familiares com que tive contato ao longo de mais de vinte cinco anos de atendimento ao público. Analiso cada caso à luz do Evangelho, da Psicologia Analítica e do Espiritismo, trazendo uma mensagem ao final de cada capítulo. Evitei trazer idéias que se encontram no imaginário coletivo, optando por grafar histórias do cotidiano da vida real como ela é e com personagens que nem sempre encontramos nos livros. São histórias simples com pessoas também simples que podem ser encontradas na própria família da qual fazemos parte como também em nossos vizinhos. Não pertencem às galerias de famosos nem são conhecidos do grande público. São pessoas como eu e você e que estão em busca da felicidade.
Não tenho a pretensão de esgotar o assunto nem tampouco de me aprofundar emasiadamente, mas oferecer àqueles que se encontram sob a proteção da família subsídios no Evangelho para que possam guiar-se diante dos desafios e não venham a soçobrar sem suas claridades.
Interessei-me por reunir algumas palavras do Cristo num pequeno estudo sobre a família por considerar que é na família que sua mensagem deva ter importante aplicabilidade. A vida em sociedade é uma parte da vida do espírito. A outra se dá na família. Na sociedade ele vive o mundo da persona1, o mundo cheio de máscaras. Em família ele se revela o mais próximo possível de sua realidade existencial.
Decidi por trazer aspectos específicos da mensagem do Cristo que pudessem atender ao mundo interior do ser humano, fugindo das interpretações generalistas ou exclusivamente ortodoxas.
Neste modesto trabalho procuro levar o leitor a entender que em algumas palavras atribuídas ao Cristo se pode encontrar lições preciosas que o conduzirão à solução dos mais diversos conflitos vividos em família.
 
1 - A persona é uma espécie de personalidade auxiliar que nos permite a comunicação com o mundo de forma adequada.

Disponibilizo todo o livro para download: Evangelho e Família

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos


Ensaio teórico sobre a sensação nos Espíritos



O corpo é o instrumento da dor. Se não é sua causa primária, é, pelo menos, a causa imediata. A alma tem a percepção da dor: essa percepção é o efeito. A lembrança que a alma conserva disso pode ser de muito sofrimento, mas não pode provocar ação física. De fato, nem o frio, nem o calor podem desorganizar os tecidos da alma. Ela não pode congelar-se, nem queimar-se. Não vemos todos os dias à lembrança ou a preocupação com um mal físico produzir os efeitos desse mal, até mesmo ocasionar a morte? Todo mundo sabe que as pessoas que tiveram membros amputados sentem dor no membro que não existe mais. Certamente, não é nesse membro que está a sede ou o ponto de partida da dor, mas no cérebro, que conservou a impressão da dor. Podem-se admitir, portanto, reações semelhantes nos sofrimentos do Espírito após a morte. Um estudo mais aprofundado do perispírito, que desempenha um papel tão importante em todos os fenômenos espíritas como nas aparições vaporosas ou tangíveis, como na circunstância por que o Espírito passa no momento da morte; na idéia tão freqüente de que ainda está vivo, no quadro tão comovente dos suicidas e dos que foram martirizados, nos que se deixaram absorver pelos prazeres materiais e em tantos outros fatos, veio lançar luz sobre a questão e deram lugar a explicações que resumimos a seguir.

Disponibilizo para download a continuidade deste estudo: Ensaio teórico

Material extraído do Cap. 6, item 4 de o Livro dos Espíritos de Alan Kardec

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ESCALA ESPÍRITA


Observações preliminares:


A classificação dos Espíritos é baseada no grau de seu adiantamento, nas qualidades que adquiriram e nas imperfeições de que ainda devam se livrar. Essa classificação não tem nada de absoluto. Cada categoria apenas apresenta um caráter nítido em seu conjunto, mas de um grau a outro a transição é insensível e nos extremos as diferenças se apagam como nos reinos da natureza, nas cores do arco-íris, ou, ainda, como nos diferentes períodos da vida do homem. Pode-se formar um número maior ou menor de classes, segundo o ponto de vista de que se considere a questão. Ocorre o mesmo com todos os sistemas de classificações científicas: esses sistemas podem ser mais ou menos completos, mais ou menos racionais, mais ou menos cômodos para a inteligência, mas, quaisquer que sejam, não mudam em nada as bases da ciência. Assim, os Espíritos interrogados sobre esse ponto puderam variar no número de categorias sem que isso tenha conseqüências. Armaram-se alguns contestadores da Doutrina com essa contradição aparente, sem refletir que os Espíritos não dão nenhuma importância ao que é puramente convencional. Para eles, o pensamento é tudo. Deixam para nós à forma, a escolha dos termos, as classificações, numa palavra, os sistemas. Acrescentamos ainda esta consideração, que jamais se deve perder de vista: é que entre os Espíritos, assim como entre os homens, há os muito ignorantes, e nunca será demais se prevenir contra a tendência de acreditar que todos devem saber tudo só porque são Espíritos. Qualquer classificação exige método, análise e conhecimento profundo do assunto. Portanto, no mundo dos Espíritos, aqueles que têm conhecimentos limitados são, como na Terra, os ignorantes, incapazes de abranger um conjunto para formular um sistema. Só imperfeitamente conhecem ou compreendem uma classificação qualquer. Para eles, todos os Espíritos que lhes são superiores são de primeira ordem, sem que possam apreciar as diferenças de saber, capacidade e moralidade que os distinguem entre si, como fariam entre nós um homem rude em relação aos homens civilizados. Mesmo os que têm capacidade de fazê-lo podem variar nos detalhes, de acordo com seus pontos de vista, principalmente quando uma divisão como esta não tem limites fixados, nada de absoluto. Lineu, Jussieu e Tournefort, proclamaram cada um, seu método, e a botânica não se alterou em nada por causa disso. É que o método deles não inventou as plantas, nem seus caracteres. Eles apenas observaram as semelhanças e funções com as quais depois formaram grupos ou classes. Da mesma maneira procedemos nós. Não inventamos os Espíritos, nem seus caracteres. Vimos e observamos. Nós os julgamos por suas palavras e seus atos, depois os classificarmos por semelhanças, baseando-nos em dados que eles próprios nos forneceram. Os Espíritos admitem geralmente três categorias principais ou três grandes divisões. Na última, a que está no início da escala, estão os Espíritos imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o Espírito e pela propensão ao mal. Os da segunda são caracterizados pela predominância do Espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem: esses são os bons Espíritos. Os da primeira categoria atingiram o grau supremo da perfeição: são os Espíritos puros. Essa divisão nos parece perfeitamente racional e apresenta características bem definidas. Só nos faltava ressaltar, mediante um número suficiente de subdivisões (1), as diferenças principais do conjunto. Foi o que fizemos com o auxílio dos Espíritos, cujas instruções benevolentes nunca nos faltaram. Com o auxílio desse quadro será fácil determinar a categoria e o grau de superioridade ou inferioridade dos Espíritos com os quais podemos entrar em contato e, por conseguinte, o grau de confiança e de estima que mereçam. É de certo modo a chave da ciência espírita, visto que apenas ele pode nos explicar as anomalias, as diferenças que apresentam as comunicações, ao nos esclarecer sobre as desigualdades intelectuais e morais dos Espíritos. Observaremos, todavia, que nem sempre os Espíritos pertencem exclusivamente a esta ou aquela classe. Seu progresso apenas se realiza gradualmente e, muitas vezes, mais num sentido do que em outro, e podem reunir as características de mais de uma categoria, o que se pode notar por sua linguagem e seus atos.

Material  extraído de o Livro dos Espíritos, cap. 1, item 6, de Alan Kardec, imagem somente ilustrativa.

 "Só nos faltava ressaltar, mediante um número suficiente de subdivisões"


(1) Acesse aqui para executar o download com a matéria dessas subdivisões: Escala Espírita


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

E a Vida continua



Psicografado por:
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
DITADO PELO ESPÍRITO DE ANDRÉ LUIZ



Leitor amigo:


Nada te escrevemos, aqui, no intuito de apresentar ou recomendar André Luís, o amigo que se fez credor de nossa simpatia e reconhecimento pelas páginas consoladoras e construtivas que vem formulando do Mundo Espiritual para o Mundo Físico. Entretanto, é razoável se te diga que neste volume, em matéria de vida «post-mortem», ele expõe notícias diferentes daquelas que ele próprio colheu em «Nosso Lar» (1), estância a que aportou depois da desencarnação.
Conquanto as personagens da história aqui relacionadas — todas elas figuras autênticas, cujos nomes foram naturalmente modificados para não ferir corações amigos na Terra — tenham tido, como já dissemos, experiências muito diversas daquelas que caracterizam as trilhas do próprio André Luiz, em seus primeiros tempos na Espiritualidade, é justo considerar que os graus de conhecimento e responsabilidade variam ao infinito.
Assim é que os planos de vivência para os habitantes do Além se personalizam de múltiplos modos, e a vida para cada um se especifica invariavelmente, segundo a condição mental em que se coloque.
Compreensível que assim seja.
Quanto maior a cultura de um Espírito encarnado, mais dolorosos se lhe mostrarão os resultados da perda de tempo. Quanto mais rebelde a criatura perante a Verdade, mais aflitivas se lhe revelarão as conseqüências da própria teimosia.
Além disso, temos a observar que a sociedade, para lá da morte, carrega consigo os reflexos dos hábitos a que se afeiçoava no mundo.
Os desencarnados de uma cidade asiática não encontram de imediato, os costumes e edificações de uma cidade ocidental e vice-versa.
Nenhuma construção digna se efetua sem a cooperação do serviço e do tempo, de vez que a precipitação ou a violência não constam dos Planos Divinos que supervisionam o Universo.
Para não nos alongarmos em apontamentos dispensáveis, reafirmamos tão-somente que, ainda aqui, encontraremos, depois da grande renovação, o retrato espiritual de nós mesmos com as situações que forjamos, a premiar-nos pelo bem que produzam ou a exigir-nos corrigenda pelo mal que estabeleçam... Leiamos, assim, o novo livro de André Luiz, na certeza de que surpreenderemos em suas páginas muitos pedaços de nossa própria história, no tempo e no espaço, a solicitar-nos meditação e auto-exame, aprendendo que a vida continua plena de esperança e trabalho, progresso e realização, em todos os distritos da Vida Cósmico, ajustada às leis de Deus.

(1) “Nosso Lar”, André Luiz. — Nota de Emmanuel.


EMMANUEL
Uberaba, 18 de abril de 1968

Disponibilzo todo o livro para download:  E a Vida continua

sábado, 9 de janeiro de 2010

Bases do corpo de Doutrina.



Ensinos Fundamentais



- Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. é eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.

- O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.

- Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados, que são os homens, existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.

- No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.

- Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.

- O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.

- Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e  sobrevive a tudo.

- Os Espíritos são criados simples e ignorantes. Evoluem, intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.

- Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.

- Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.

- Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca  regridem. A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende dos esforços que façam para chegar à perfeição.

- Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos Imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.

- As relações dos Espíritos com os homens são constantes e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro.

- Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

- A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

- O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.

- A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.

- A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é o resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

- A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo, é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.