sexta-feira, 9 de abril de 2010

Macaco Jiló



Mais um belo domingo de verão vivido intensamente em Reinópolis.
Na praça, ornamentada com flores silvestres, em singular profusão de cores e perfumes, pessoas e bichos misturavam-se numa explosão de alegria, enquanto aguardavam o início de mais um certame promovido pelo rei.
No palanque real, Sua Majestade observava a movimentação da grande massa de súditos e confidenciava aos seus conselheiros:
- Esta é uma terra abençoada, gente e animais convivem amistosamente, cantam, riem, confraternizam-se. Raros são os que não compartilham desta harmonia por serem portadores de deformações morais e, em conseqüência, descambaram para os vícios ou para a violência. Sinto-me feliz.
Instantes depois, a um sinal do soberano, rufaram os tambores anunciando a esperada disputa.
Majestoso, o rei levantou-se do trono, uma vez mais perpassou o olhar pela multidão em grande expectativa e falou à platéia que o olhava com admiração e respeito:
- Hoje, confrontam-se o muriqui, o maior macaco das Américas, representado pelo Macaco Jiló, nosso conhecido por suas diabruras e o sagüim, único primata do litoral, o menor indivíduo da espécie. Os dois tomem seus postos na marca de saída. Sagüim à esquerda, buriqui à direita.
Mestre no ofício de provocar, o Macaco Jiló, em vez da habitual reverência, com três cambalhotas pôs-se em pé diante do rei, abriu largo sorriso de desdém, debochou do sagüim atingindo-o com pedrinhas e apresentou-se afetado:
- Eis aqui, senhor rei, o virtual campeão da jornada de hoje. Como bem declarou Vossa Majestade, sou o macaco de porte mais avantajado das Américas, mas não fica somente aí a minha superioridade sobre o meu mísero oponente, sobram-me inteligência, sagacidade e, sobretudo, esperteza.
- Venerável soberano - sussurrou o sagüim após fazer tímida mesura - veja em mim um fiel servo que tudo fará, dentro da ordem e da ética, para merecer o título de vencedor.
Sereno, sem transparecer ter-se agastado com as impertinências do Macaco Jiló, o rei fez as devidas recomendações, arrematando:
-  Em determinado trecho, os dois caminhos se confundem numa única via para, em seguida, separarem-se e de novo juntarem-se, à vista de todos, no declive da reta de chegada.
Muita atenção na sinalização, a troca de pista significa eliminação do infrator.
Ao soar o gongo, ambos partiram em disparada.
Na praça, a agitação era marcante.
Poucos acreditavam no sagüim, a maioria apostava no Macaco Jiló.
Em conversa com amigos, o tatu argumentava:
- Impossível o sagüim levar a melhor na disputa. Além da diferença física, o Macaco Jiló é astuto, inescrupuloso.
- Conheço-o muito bem, fui vítima de suas intrigas - considerou a anta. 
Pondo à mostra toda a sua revolta, a raposa esbravejou:
- Você só sofreu intrigas? Pior ocorreu comigo! Fui trapaceada cinicamente! Jiló é vil, nocivo à coletividade. Deveria ser preso e passar por um processo de ressocialização.
-  Concordo plenamente com vocês, o mau elemento não perde oportunidade de promover-se, mesmo com o sacrifício de alguém - comentou o guará.
- Suas intromissões deixam sempre um gosto amargo nos outros. Faz jus ao apelido! - ironizou a jaguatirica. Enquanto, na praça, discutia-se e apostava-se, o Macaco Jiló chegava primeiro à junção das estradas. Maliciosamente, inverteu as setas indicadoras da direção, tomou o caminho apropriado e procurou ocultar-se no mato para ter a certeza de que o sagüim caíra no logro. Prelibava com a situação vexatória do adversário e a possibilidade de tripudiá-lo à frente de todos.
Conhecedor, no entanto, das trampolinagens do antagonista, o sagüim detevese em cuidadoso exame do terreno, observou os rastros deixados, convenceu-se, enfim, das modificações introduzidas na sinalização. Dispunha-se a seguir o rumo certo quando sua atenção foi despertada por um grito de susto seguido de gemidos de dor. Aqueles guinchos eram-lhe conhecidos!
A pouca distância, Macaco Jiló havia caído numa esparrela armada por caçadores. Estava preso e com o braço quebrado.
A evidente intenção de prejudicá-lo com as trocas efetuadas na sinalização não estimulou o sagüim à desforra. Assim, ajudou Jiló a livrar-se da armadilha, providenciou uma tala e imobilizou seu braço fraturado. De nada, porém, valeu aquele gesto de desprendimento. Insensível ante o sentimento de solidariedade, o vilão desferiu violento golpe no sagüim deixando-o desacordado e partiu confiante para a consagração. Grande alvoroço agitou os espectadores. Macaco Jiló despontou sozinho no topo da ladeira de acesso ao ponto final.
Todavia, para surpresa geral e satisfação da maioria, o sagüim, vendo Jiló já na metade do lanço derradeiro, enroscou-se em forma de uma bola, rolou ladeira abaixo para cruzar vitorioso a linha de chegada.
Delírio contagiante envolveu os presentes que não pouparam aplausos ao vencedor.
Jiló, inconformado, reclamava do meio ilícito usado pelo oponente; entretanto, o rei, homem justo, validou o feito do sagüim declarando enfático:
- Expedientes escusos foram empregados pelo derrotado. Meus fiscais informaram que o Macaco Jiló tentou ludibriar o concorrente alterando a sinalização. Depois, agrediu fisicamente aquele que, como um bom samaritano, o socorrera. O insensato deliqüente retribuiu com o mal o bem recebido.
Por sua conduta abominável, condeno-o a dois anos de reclusão. Que esta lição sirva de exemplo e esteja sempre em suas lembranças o Salmo 32.2: “Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade e em cujo espírito não há engano”. Atentem todos também para o ensinamento de Jesus contido em Mateus 5.48: “Sede, pois, perfeitos, como vosso Pai Celestial é perfeito“.

Felinto Elízio Duarte Campelo
felintoelizio@gmail.com


Extraído de seu livro o Pulo do Gato


Nenhum comentário:

Postar um comentário