quinta-feira, 15 de abril de 2010

O ABC do Espiritismo

Livro de:
Victor Ribas Carneiro
Edição
Federação Espírita do Paraná

O motivo que nos levou a escrever a presente obra foi o de sentirmos a necessidade de enfeixar, em um só volume, de modo sintético, parte da matéria indispensável aos conhecimentos preliminares da Doutrina Espírita.
Procuramos fazer a síntese de cada assunto tratado, tendo em vista facilitar seu estudo, de modo que qualquer pessoa, mesmo não possuindo letras primárias, mas sabendo ler, convenientemente, possa compreender o fundamento do Espiritismo.
Sabemos que nosso despretensioso trabalho não preencherá, a contento, as necessidades gerais no tocante ao complexo campo de saber espírita, mas, de qualquer forma, tentamos, embora em parte, a solução desse importante problema. Assim pensando, achamos conveniente falar, inicialmente, sobre algumas das doutrinas espiritualistas da antigüidade, tendo em vista sua semelhança, em muitos pontos, com o Espiritismo.
Falamos, também, sobre os fenômenos mediúnicos dentro da Bíblia, para mostrar que, desde a mais remota antigüidade, já se estabelecia a comunicação entre os vivos e os chamados mortos. Depois, inserimos ligeiros dados biográficos sobre alguns médiuns famosos do passado, bem como a opinião de diversos sábios e cientistas, que realizaram precioso trabalho no campo experimental da Doutrina.
O esforço realizado por esses grandes vultos da ciência é de inestimável valia, uma vez que provaram, através da pesquisa séria e honesta, a sobrevivência do Espírito após a morte do corpo físico.
Por outro lado, queremos acentuar aos leitores que somos constantemente consultados por pessoas desejosas de conhecer o Espiritismo, sobretudo perguntando qual obra devem ler em primeiro lugar. Costumamos recomendar a leitura das obras básicas de Kardec, aliadas a alguns romances de Emmanuel, como Paulo e Estêvão, por exemplo.
Há outros que indicam logo as obras de André Luiz. De qualquer forma, todos procuramos encaminhar o neófito ansioso por aprender alguma coisa sobre a Doutrina dos Espíritos.
Todavia, não esqueçamos de que nem todos se encontram em condições de compreender, com facilidade, os ensinos contidos nessas obras, uma vez que os mesmos vêm de encontro aos mais variados preconceitos religiosos, não só do passado como também do presente.
É preciso, para maior clareza, se faça um estudo metodizado, pois devemos nos comparar ao jovem estudante que, antes de ingressar num curso superior, prepara-se devidamente, a fim de poder assimilar os ensinos que irá receber nas faculdades correspondentes.
Com o principiante espírita geralmente ocorre o mesmo fenômeno: a falta de preparo prévio para apreender a sublimidade dos ensinamentos que nos são trazidos pelos Espíritos Superiores pode gerar confusão. 
E não é de se estranhar que isso aconteça, pois, ao recebermos muita luz, quase sempre nossos olhos se ofuscam.
Daí porque aconselhamos a leitura de obras que facilitem ao iniciante compreender, desde logo, o que é o Espiritismo face às demais doutrinas espiritualistas, bem como suas bases.
Objetivando, então, dar aos leitores conhecimentos preliminares sobre o Espiritismo,  é que abordamos vários assuntos considerados indispensáveis à formação de uma cultura doutrinária, que, embora generalizada, sirva de base para estudos mais aprofundados.
Não é livro de exibição cultural, mas para atender necessidades da vida prática observadas em nossas andanças difundindo a Doutrina dos Espíritos.
Por esse motivo, como dissemos, é que procuramos sintetizar a matéria contida na primeira obra de Kardec, ou seja, “O Livro dos Espíritos”; que falamos sobre um pouco do muito que realizaram os sábios e cientistas, através da pesquisa dos fenômenos produzidos pelos médiuns seus contemporâneos, e que, finalmente, trouxemos, também nestas páginas, notícia daqueles que foram baluartes do Espiritismo, principalmente no Brasil, neste Brasil que, com muita propriedade, foi cognominado pelo Espírito de Humberto de Campos, de “Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”.
Esses foram os propósitos que nos levaram a escrever o presente livro. Esperamos, agora, seja útil  a quantos perlustrarem suas páginas, assimilando seu conteúdo e, sobretudo, pondo-o em prática.
Por outro lado, estimaríamos que a crítica se pronunciasse: com ela, ou prosseguiremos com novas edições, naturalmente melhoradas, ou ficaremos apenas na primeira edição, se nossos propósitos não forem atingidos.

Muito obrigado.
Curitiba, agosto de 1972.
O Autor.

Disponibilizo todo o livro para download: O ABC do Espiritismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário